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Domínio

O que é TLD e como escolher o ideal? Confira

Um dos desafios mais cruciais de construir uma presença online de sucesso é escolher o nome de domínio perfeito. Logo em seguida, ao se preparar para configurar o seu site, poucas coisas são mais importantes do que selecionar um bom TLD.

Essas pequenas sequências de letras desempenham um papel importante no sistema de nomes de domínio (DNS) e é sobre elas que vamos falar neste artigo e dar dicas práticas de como escolher o ideal para o seu site. Acompanhe!

O que é TLD?

Um TLD (Top-Level Domain) — ou domínio de topo — é o segmento mais à direita de um nome de domínio, localizado após o último ponto. Também conhecidos como extensões de domínio, os TLDs servem para reconhecer determinados elementos de um site, como sua finalidade, proprietário ou área geográfica. Por exemplo, um domínio de topo “.edu” permite que os usuários identifiquem imediatamente esse site como uma instituição de ensino superior.

Quais são os principais tipos de Top-Level Domain?

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) — entidade que gerencia endereços de IP e domínios — classifica os domínios de topo em diferentes categorias, dependendo da finalidade, do proprietário e da localização geográfica do site. Para sermos mais específicos, existem 5 tipos oficiais de TLDs.

Domínios de topo genéricos (gTLD)

Os domínios de topo genéricos, comumente conhecidos como gTLD, são os tipos mais populares e familiares de extensões de domínio. Eles contêm três ou mais caracteres e estão abertos para registro por qualquer pessoa. A origem de seu título de categorização remonta à década de 1980, quando os TLDs eram simplesmente diferenciados entre aqueles relacionados à localização geográfica de um site e aqueles que não eram — portanto, genéricos.

Com o tempo, o uso de certos gTLDs tornou-se mais estritamente controlado para garantir que eles atendessem a determinados padrões, levando à criação de uma nova categoria conhecida como domínios de topo patrocinados. Dos sete gTLDs iniciais disponíveis, apenas três ainda podem ser registrados sem restrições: “.org”, “.com” e “.net”.

Em meados de 2011, a ICANN aprovou uma mudança no sistema de nomes de domínio que expandiu os gTLDs originais de 22 para mais de 1200. Essas opções inovadoras, apropriadamente chamadas de Novos gTLDs, viram a incorporação de extensões de domínios oficiais como “.berlin”, “.contact” e “.wow”.

Domínios de topo patrocinados (sTLD)

Como o nome sugere, os domínios de topo patrocinados são aqueles propostos e supervisionados por organizações privadas. Essas entidades podem ser empresas, agências governamentais ou outros tipos de grupos organizados, e elas têm a palavra final sobre se um candidato é elegível para usar um domínio de topo específico com base em conceitos de temas comunitários predefinidos.

Ao contrário dos gTLDs, a lista de domínios de topo patrocinados inclui apenas um número pequeno e limitado de opções. Alguns datam das extensões de domínio originais da década de 1980 (incluindo “.edu” e “.gov”), enquanto outros foram criados nos últimos anos.

Domínios de topo com código de país (ccTLD)

Existem 312 domínios de topo com código de país estabelecidos para países e territórios específicos, identificando-os com uma sequência de duas letras. Essas extensões de domínio têm gerentes dedicados que garantem que cada ccTLD seja operado de acordo com as políticas locais e atenda aos padrões culturais, linguísticos e legais da região.

Além de empresas e indivíduos locais, os ccTLDs são amplamente utilizados por grandes corporações com sites regionais que operam de forma independente. Nesses casos, as extensões de domínio têm a mesma finalidade de um subdomínio. Se você planeja usar um domínio de topo com código de país em seu site, leve isso em consideração ao procurar o melhor host, pois nem todas as plataformas oferecem registro de ccTLD.

Em 2012, a ICANN anunciou a adição dos primeiros ccTLDs usando caracteres não latinos à zona raiz do sistema de nomes de domínio. Essas extensões de domínio, conhecidas como domínios de topo com código de país internacionalizado (IDN ccTLD), incluem idiomas como árabe, chinês, hebraico e cirílico.

Domínio de topo de infraestrutura (ARPA)

Esta categoria especial contém apenas um TLD: o Address and Routing Parameter Area (ARPA). A extensão de domínio .arpa é gerenciada diretamente pela IANA para a Internet Engineering Task Force (IETF) sob a orientação do Internet Architecture Board (IAB) e é usada apenas para fins de infraestrutura técnica.

Domínios de topo de teste (tTLD)

Os domínios de topo de teste são reservados para fins de documentação e teste local e não podem ser instalados na zona raiz do sistema de nomes de domínio. De acordo com o IETF, a razão para reservar essas extensões de domínio específicas é reduzir a possibilidade de conflito e confusão.

Existem quatro tTLDs:

  • .example, para reserva de lugar;
  • .invalid, para nomes de domínio inválidos;
  • .localhost, para uso em redes locais;
  • .test, para fins de teste.

Como escolher o TLD ideal?

Ao escolher seu TLD, você deve pensar bem para tomar a decisão certa. Para começar, considere os seguintes pontos.

Escolha TLDs curtos e simples

Alguns TLDs mais novos são bem longos, o que pode dificultar a memorização ou até mesmo a ortografia. Na medida do possível, encontre um TLD que seja o mais curto possível.

Leve em consideração o objetivo do seu site

O tipo/nicho do site ou o objetivo do site devem ser refletidos no TLD. Para que qualquer pessoa possa ter uma ideia sobre o site olhando o domínio e o endereço do site.

Pense em comprar outros TLDs

Muitas empresas compram vários TLDs para impedir que outros roubem parte de seu tráfego potencial. Este é mais um plano de backup para algumas empresas.

Considere o preço

Os TLDs mais incomuns tendem a ser um pouco mais baratos do que as principais opções disponíveis, portanto, se o orçamento for uma preocupação, esse pode ser o caminho a seguir.

Escolher o TLD certo pode ser difícil, mas é uma decisão importante a ser feita e que pode influenciar fortemente o sucesso do seu site, seja por meio de otimização de mecanismos de busca ou branding. Concentre-se nas necessidades do seu negócio e escolha com sabedoria.

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