fbpx
SEO WordPress

O que é Slug WordPress e como otimizá-lo para melhorar as posições?

Se você não é um expert em WordPress, existem alguns termos relacionados à plataforma que podem deixar você com alguns questionamentos. O slug é uma dessas palavras. 

Apesar do nome pouco convencional, slugs do WordPress são bastante simples de entender. Eles também são uma parte vital da organização, navegação e experiência do usuário (UX) do seu site, portanto, controlá-los é fundamental.

Neste post, vamos explicar o que é um slug WordPress e por que ele é importante. Também compartilharemos dicas para criar o seu próprio e para evitar problemas comuns. Vamos lá!

O que é um slug?

No WordPress, um slug é a última parte de um URL que indica a localização de uma postagem, página ou arquivo de categoria específica. O slug deste post é “o-que-e-slug-wordpress”. Depois de saber disso, a importância dos slugs do WordPress torna-se bastante aparente. Eles ajudam os usuários a acessar o conteúdo do seu site.

No entanto, existem algumas maneiras não tão óbvias de como os slugs afetam seu site também. Mais notavelmente, eles são um elemento importante da UX. Se você criou slugs de qualidade para suas postagens e páginas, os visitantes podem sempre olhar as barras de endereço de seus navegadores para descobrir onde estão em seu site.

Isso é especialmente útil se o seu site estiver apresentando um erro e não estiver exibindo o conteúdo corretamente. Além disso, mecanismos de pesquisa como o Google levam em consideração os slugs de página ao indexar e classificar o conteúdo. Se você for esperto sobre como criá-los, você pode otimizá-los para melhorar a visibilidade do seu conteúdo nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

Como configurá-lo?

No WordPress, definir slugs é bastante simples. Isso não requer um plugin e pode ser realizado em apenas algumas etapas.

Para postagens

Você pode definir o slug de sua postagem ao criar ou editá-la. Vá abaixo da caixa de título de sua postagem e encontre uma URL de link permanente. Se você não conseguir encontrar um link permanente lá, será necessário inserir seu título primeiro. Depois que o link permanente aparecer, você pode editar seu slug clicando no botão Editar. Quando terminar, clique em OK.

Para páginas

Semelhante a um slug de postagem, configurar o de página é bastante fácil. O URL do link permanente da página também está localizado abaixo da caixa do nome da página. Clique em Editar, digite o slug e clique em OK.

Como otimizar o slug WordPress no seu site?

O que você precisa pensar ao construir o slug certo para sua postagem ou página? Vamos repassar alguns fatores fundamentais para você criá-lo de forma eficaz.

Coloque um texto simples

Na maioria dos casos, uma folga curta é preferível a uma longa. Isso torna o URL como um todo mais fácil de lembrar, o que pode ser útil se os usuários recorrentes quiserem digitar rapidamente o endereço de uma página ou postagem específica em vez de navegar em seu site.

Dito isso, você não precisa se limitar a slugs de uma ou até duas palavras. Sempre mantenha o primeiro ponto acima em mente e certifique-se de que seu slug faça sentido e descreva o conteúdo da postagem ou página.

Priorize palavras-chave para SEO

Como mencionamos, seus slugs do WordPress podem afetar a visibilidade do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. URLs são um fator menor de classificação para o Google. Incorporar palavras-chave em seus slugs pode ajudar a demonstrar a relevância de sua página para determinados assuntos.

Além de melhorar a UX, o SEO é um motivo inteligente para criar e usar slugs de categoria em suas URLs, além de slugs de postagem e página. Isso oferece mais oportunidades para incorporar palavras-chave e indicar a relevância do seu site para determinados tópicos.

No entanto, certifique-se de que a otimização de palavras-chave não prejudique a clareza. É importante que os usuários ainda possam entender do que se trata sua página olhando para o slug e que ela não seja apenas recheada de termos de pesquisa.

Além disso, um slug bem otimizado provavelmente não compensará um domínio de baixa autoridade. É importante fazer um esforço para estabelecer a credibilidade geral do seu site se você quiser fazer melhorias significativas em termos de classificação nos mecanismos de pesquisa.

Utilize a técnica de traços

Embora os slugs de uma palavra sejam comuns, você frequentemente precisará incorporar vários termos para criar o URL mais eficaz. Ao fazer isso, certifique-se de separá-los com traços.

Isso facilita que os visitantes possam ler seus slugs . Ele também pode evitar combinações infelizes de letras de duas palavras que formam termos nada saborosos quando colocadas uma ao lado da outra.

Retire stop words

Como parte do processo de otimização, você deve considerar a remoção de palavras irrelevantes de seus slugs. São palavras comuns que não agregam nenhum valor ou ajudam na compreensão do conteúdo real de uma página.

Por exemplo, palavras como “um”, “em”, “e”, “é”, “de”, “você” e outras palavras semelhantes. Se você der outra olhada no exemplo acima, perceberá que removemos essas palavras para deixar nosso slug mais limpo e mais curto.

Redirecione para a URL antiga

Basicamente, depois de alterar o slug de uma postagem, você pode criar facilmente uma regra de redirecionamento e os links para o seu “slug antigo” apontarão para um “novo slug”. Isso ajuda a organizar o seu site, gerenciando páginas de erros, redirecionamentos 301 e erros 404, o que, em última análise, melhora sua classificação.

Então, da próxima vez que alguém clicar em um link que tinha um slug antigo, ele não receberá uma página de erro 404, mas sim o verdadeiro, e você não perderá o potencial de tráfego.

Quais erros devem ser evitados?

Bom, se você seguir as dicas do tópico acima já tem um bom caminho andado para criar slugs eficazes. Entretanto, para reforçar, é importante evitar alguns deslizes. De acordo com recomendações do Google, essas são as principais proibições ao definir e alterar slugs no WordPress (ou em qualquer outro CMS).

  • URLs longas;
  • URLs enigmáticas que contêm poucas palavras reconhecíveis;
  • nomes de página genéricos como “página1.html”;
  • repetição de palavra-chave (evite ser spam);
  • stop words (ou semelhantes).

Em resumo, entender o que é um slug WordPress não é tão intimidante quanto pode parecer à primeira vista. Depois de saber onde encontrar as configurações relevantes no WordPress, criar e alterar suas URLs de postagem, página e categoria é bastante simples.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus colegas e parceiros de negócio também entendam um pouco mais sobre gestão de sites!