fbpx
Domínio

Como fazer o registro de domínios nacionais? Descubra

Um domínio é o endereço de um site na Rede Mundial de Computadores que é um nome exclusivo semelhante a uma marca. Ele poderá ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo após ser registrado. A pessoa que pede o registro passa a ser o seu proprietário durante determinado tempo.

Também existe a possibilidade de pedir a renovação do domínio todas as vezes que for necessário, já que você terá preferência em relação a outras pessoas interessadas. Os registros de domínios nacionais, por sua vez, podem ser identificados por meio do sufixo br e são administrados pela empresa Registro.br. Neste post, vamos apresentar mais detalhes sobre o assunto.

Gostaria de saber como é possível fazer o registro de domínios nacionais? Acompanhe a leitura!

Como conferir se um domínio está disponível para compra?

Utilize um buscador de domínios para saber se o nome que você deseja está disponível para a aquisição. A Registro.br disponibiliza uma ferramenta para que os usuários consigam realizar essa pesquisa com muita facilidade. Basta digitar as palavras que pretende usar e o site informará sobre a disponibilidade ou indisponibilidade.

Caso o domínio pesquisado esteja indisponível para a compra, você poderá usar uma das sugestões que o Registro.br oferecer durante a busca. É indicado tentar uma versão mais curta ou mais longa do nome ou adicionar outros termos relacionados para conseguir registrar. Se preferir, fale com o atual proprietário e verifique se ele aceita negociar.

Quais são os requisitos para registrar um domínio nacional?

Para conseguir registrar os domínios nacionais é necessário fornecer o número de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou de um Cadastro de Pessoa Física (CPF). Vale destacar que esse documento não pode estar irregular na Receita Federal para que a compra seja efetuada. Forneça todos os dados solicitados pelo site.

Como usar o registro.br para fazer o registro de domínios nacionais?

Depois de escolher um domínio que possa ser registrado, clique na opção “Registrar”, insira o número do CNPJ ou CPF e selecione “Continuar”. Insira o seu nome completo, informe o seu e-mail para contato com o Registro.br, escreva o endereço residencial ou comercial, forneça o número do seu telefone e crie uma senha segura.

Escolher o servidor

No item “3” informe os dados do titular do domínio caso seja outra pessoa: nome, endereço e telefone. A seguir, o usuário tem a possibilidade de escolher o Domain Name System (DNS) ou sistema de nomes de domínios optar pelo servidor de sua preferência. Leia com calma os termos e condições apresentados pela Registro.br.

Efetuar o pagamento

Por fim, marque a alternativa “Li e aceito todos os itens do contrato, estando ciente da política de privacidade” e clique em “Registrar”. Efetue o pagamento da aquisição do domínio e finalize a compra. Logo que o preço for pago, o site vai redirecionar para o painel de controle onde você conseguirá acessara caixa de configuração para preencher os campos.

Alterar o provedor no Registro.br

A alteração do provedor no site Registro.br pode ser feito com facilidade, pois a Locaweb deixa os documentos livres para que futuros registros sejam contratados. O usuário precisa apenas fazer o login e acessar o painel de controle. Clique em “Acessar”, procure o termo “Titularidade” no menu e selecione-o. Vá em “Editar informações”.

Verifique a alternativa “Provedor de Serviços” e escolha “Selecionar outro provedor”. Modifique o provedor e salve a alteração se estiver de acordo com as cláusulas contratuais. Ao escolher a opção “Nenhum”, você passará o registro para a responsabilidade do Registro.br. Após a mudança, é necessário aguardar 72 horas para fazer novas alterações.

Alterar o provedor de um domínio

Para modificar o provedor do seu domínio, você terá que acessar a conta no Registro.br e clicar em Titularidade. Se tiver dificuldades, fale com o suporte. Digite o número do seu CPF e procure a seção “Provedor de Serviços” para encontrar a opção “Alterar Provedor”. Escolha aquele que preferir e salve a alteração.

Um domínio somente aparece na Internet se estiver vinculado ao servidor de hospedagens. O vínculo acontece com o apontamento do DNS que atua como um código que deve ser indicado no domínio para identificar o IP que hospeda os arquivos do site. Quando alguém digita o nome do site no navegador, é o DNS que determina o local de abertura.

Realizar a alteração de DNS no Registro.br

Acesse o Painel de Controle do Registro.br, acesse a conta colocando o seu ID e senha. Verifique o nome do domínio que precisa ter o DNS alterado e escolha a opção “Alterar Servidores DNS”. Informe o DNS de sua preferência, salve os dados e aguarde a propagação que poderá demorar no máximo 48 horas.

Esse período refere-se ao tempo que os servidores e provedores de Internet demoram para atualizar os caches no mundo inteiro. Em breve as novas informações serão atualizadas e o novo registro repercutirá na Rede Mundial de Computadores. Não é possível definir o momento exato em que isso ocorrerá, pois a transição precisa ser identificada.

No Registro.br, você terá dois servidores DNS que já estarão configurados para colocar o domínio na Internet. Esses servidores não estão disponíveis para as modalidades: leg.br, gov.br, jus.br, edu.br, mp.br, b.br, def.br, tc.br e emp.br. Sempre que o usuário deixa de informar um servidor DNS próprio, o registro do domínio demora apenas 5 minutos.

Acessar a zona de DNS de um domínio no Registro.br

O acesso à Zona de DNS no Registro.br é obtido após a realização do login do usuário. Encontre a aba “Domínios” e selecione domínio que precisa ser administrado. Vá na opção “DNS” e edite a “Zona”. Após clicar no Modo Avançado, espera 5 minutos e depois realize os apontamentos essenciais.

Saiba que os usuários que utilizam um provedor de hospedagem e servidores DNS próprios correm o risco de que ocorram erros. Diante disso, é provável que demore em torno de 2 semanas para que o pedido do registro seja atendido e para que o sistema esteja configurado para um novo domínio.

Entendeu como fazer o registro de domínios nacionais? Agora você já está mais preparado para registrar um domínio, escolher um nome e decidir se prefere administrar a sua conta ou o gerenciamento de um profissional. Os procedimentos são bastante simples, mas um pouco trabalhosos e vários aspectos deverão ser considerados para fazer uma boa escolha.

Deseja obter mais informações sobre assuntos relacionados? Assine a newsletter e fique atento à caixa de entrada do seu e-mail!