fbpx
Domínio

Como verificar o status dos domínios internacionais? Descubra

O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é a entidade que controla o registro de domínios internacionais e estabelece regras do uso da Internet a nível mundial. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que atua no âmbito internacional e se responsabiliza pela designação de identificações de protocolo e controle do sistema de nomes de domínios.

O órgão está vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) e pertence à Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA). O ICANN administra a central da rede de servidores e distribui os números de Protocolo de Internet (IP). As empresas interagem com essa entidade de forma indireta ao verificar o status de domínios internacionais.

Gostaria de saber o que é um domínio internacional e para que ele serve? Acompanhe a leitura!

O que é um domínio internacional e para que ele serve?

Um domínio é endereço de um site na Internet e tem valor semelhante a uma patente ou marca por ser exclusivo no mundo inteiro. Com esse registro, a empresa é proprietária do nome durante determinado período e tem o direito de renová-lo periodicamente. Os domínios internacionais são distintos porque os seus sufixos não se referem a um país específico.

Como funciona um domínio internacional?

Os domínios internacionais são domínios genéricos e são diferentes dos mais utilizados no Brasil, por exemplo, com.br. Na realidade, os seus sufixos são gerenciados por empresas particulares autorizadas pelo ICANN. Eles são fornecidos sem apontar o país que originou o site e contam com um código de status que revela a sua situação atual.

Os sufixos correspondem às letras identificadoras que funcionam como códigos. Caso um domínio esteja com problemas de registro ou fora do ar, o seu proprietário consegue identificar a dificuldade por meio do código de status. São vários os códigos criados para a compreensão dos usuários e cada um deles têm um significado diferente.

Quais são os status de um domínio internacional?

ServerHold é um status mostra ao usuário que o provedor suspendeu o domínio do negócio. O endereço do site ficará inacessível enquanto houver alguma pendência por que aconteceu um bloqueio por malware, phishingou spam. Veja a seguir detalhes relevantes para compreender melhor o significado de outros status que podem ser obtidos!

AddPeriod

O status addPeriod é revelado sempre no início do registro dos domínios internacionais. Sendo assim, se o provedor de registro deletar esse domínio durante o período inicial de 5 dias, o valor pago pelo usuário será estornado. A informação desse status mostra que não há problemas em relação ao domínio, mas o registrante poderá pedir o seu cancelamento.

Inactive

Inactive é o status que aponta que a hospedagem de site ou o servidor de DNS não está respondendo pelo domínio. Consequentemente, esse domínio não está acessível e é necessário realizar a correção. Se depois de 48 horas de propagação o domínio não tiver voltado, o usuário terá que entrar em contato com o provedor de registro.

PendingDelete

Esse é o status que não permite a realização de qualquer ação, pois o domínio já estará expirado há mais 30 dias, que é o prazo para o resgate. O domínio pode ficar até 5 dias neste status antes de ser deletado. Portanto, somente após ele ser deletado, o usuário poderá adquiri-lo novamente conforme as regras do provedor.

PendingCreate

PendingCreate indica que foi realizada a requisição para a criação de determinado domínio. Ou seja, o pedido foi enviado e ainda está sendo processado. Diante disso, o usuário precisa aguardar esse período para que o domínio seja criado. Porém, se o registrante listado for outra pessoa, entre em contato com o administrador para saber o que está acontecendo.

PendingRenew

Trata-se do período de carência no qual foi solicitada uma renovação que ainda está sendo processada. Normalmente esse status indica que o registro terminou e está sendo estendido ou renovado de forma automática, mas se o registrante excluí-lo nessa época, o registrador ficará com um crédito inerente ao custo do serviço. Tente discutir as opções disponíveis com antecedência.

PendingRestore

É um status indica que revela a existência de um pedido de restauração do domínio que antes estava no período de redenção. A provedora de registros pode fazer a solicitação e aguardar a documentação para restaurar o domínio. Se houver falha na entrega desses documentos, o status voltará a ser redemptionPeriod.

PendingTransfer

Significa transferência pendente e aponta o recebimento e processamento do pedido para transferir o domínio para outro registrador. É um código que requer a atenção do registrante. O usuário que não solicitou essa alteração deve entrar em contato com o registrador e pedir que essa solicitação feita em seu nome seja negada.

PendingUpdate

Quer dizer que há uma atualização pendente. Desse modo, o status demonstra que foi realizada uma solicitação de atualização, houve o envio e está sendo feito o processamento do pedido. O código revela ao registrante que ele deve falar imediatamente com o registrador caso não tenha solicitado essa mudança para solucionar o problema.

RedemptionPeriod

A tradução desses termos significa período de redenção que se refere ao pedido que o registrador fez para a exclusão do domínio. Os domínios que estiverem com esse status serão mantidos durante 30 dias que é um tempo para o resgate. Após 5 dias, o domínio será removido do banco de dados e estará disponível para novo registro.

RenewPeriod

É um status que mostra que determinado domínio foi renovado e o seu período de validade estendido pelo provedor de registros. Caso o provedor decida deletar o domínio registrado nessa época, deverá providenciar os créditos correspondentes à renovação. Geralmente, depois da confirmação do pagamento, a renovação ocorre 1 dia depois do seu vencimento.

ServerDeleteProhibited

Na língua portuguesa, significa exclusão do servidor proibida. É o status que surge se existirem disputas legais pelo domínio ou se foi definido o redemptionPeriod. O código não permite a exclusão dos domínios e é um tanto incomum, mas revela que existe um problema a ser solucionado. O registrador pode remover esse status se estiver tudo certo.

Agora você já sabe como verificar a maioria dos status dos domínios internacionais! Consulte a situação do seu domínio no serviço Whois para saber se ele continua ativo. Basta fazer a pesquisa digitando o nome do domínio no campo e clicar no botão “Search” para ter certeza de que o registro existe e averiguar a sua situação.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas postagens!