Quando recorrer à recuperação de dados e como fazê-la?

Quando recorrer à recuperação de dados e como fazê-la?

O uso de informações é cada vez mais importante para as empresas, sobretudo em táticas como as de inteligência competitiva e planejamento estratégico. É por isso que conhecer sobre recuperação de dados se faz tão relevante para os gestores de TI nas organizações.

São considerados dados as métricas com resultados de estratégias, o cadastro dos clientes e produtos, os indicadores de desempenho da empresa, entre outras informações importantes para o meio empresarial.

As organizações que não têm uma clara política de recuperação de dados podem arcar com as consequências e enfrentar vários problemas caso essas informações sejam perdidas. Pensando nisso, desenvolvemos este post para ajudar você a compreender melhor esse assunto.

A seguir, em forma de perguntas e respostas, vamos esclarecer pontos em que é comum haver dúvidas quando falamos em dados e suas formas de recuperação. Acompanhe!

Qual é a importância que os dados têm para as empresas?

Os dados são elementos cruciais para o desenvolvimento das empresas. Isso se justifica pelo fato de que eles podem ser utilizados de maneira estratégica nas ações que as companhias desenvolvem.

Assim sendo, os dados são relevantes em todos os setores da organização, incluindo:

  • marketing;
  • contabilidade;
  • recursos humanos;
  • governança corporativa;
  • tecnologia da informação.

Também não podemos deixar de citar aqui o Big Data, termo utilizado para descrever a grande quantidade de dados utilizados diariamente pelas empresas.

Os profissionais de TI, inseridos nesse contexto apresentado, necessitam agir de forma preventiva, conhecendo meios para recuperar esses dados caso eles sejam perdidos por qualquer motivo.

O que é a recuperação de dados?

Podemos definir como recuperação de dados todos os processos em que são adotadas técnicas para recuperar documentos e arquivos que porventura tenham sido perdidos ou corrompidos.

Entre as principais maneiras de recuperar dados nas empresas está o uso de protocolo para restaurar informações ou então o uso dos backups efetuados.

Quais são os fatores que podem deixar os dados indisponíveis?

Existem diversos fatores que podem fazer com que os dados de uma empresa se tornem indisponíveis. Portanto, é preciso conhecer um pouco sobre cada um deles para que seja possível recuperá-los quando as adversidades ocorrerem.

Acompanhe, a seguir, as principais causas de indisponibilidade das informações.

Falhas em disco

As falhas em disco geralmente acontecem quando a placa-mãe de um equipamento não consegue fazer a leitura de seus discos rígidos por meio da BIOS.

Desse modo, há um erro de comunicação entre os componentes, fazendo com que os sistemas não se iniciem, de modo que os dados se tornam inacessíveis.

Panes no sistema

Em alguns casos, podem ocorrer panes nos sistemas das empresas. Nessas situações, por motivos diversos, os softwares e hardwares podem simplesmente deixar de funcionar, e os dados da empresa não conseguem mais ser acessados.

Isso é muito grave, pois a organização pode perder oportunidades de negócio e até mesmo a sua credibilidade no mercado se ela não for mais capaz de atender seus clientes ou ficar impossibilitada de agir estrategicamente por causa dos dados lesados em uma pane.

Furto e perda de equipamentos

Outro motivo comum para que os dados sejam perdidos é o furto ou a perda de equipamentos como computadores, HDs externos e outros dispositivos utilizados para armazenar as informações nas empresas.

Esse é um dos casos mais graves, uma vez que, se não houver um backup dos itens perdidos, será impossível recuperar os dados.

Quando recorrer à recuperação de dados?

É preciso recorrer à recuperação de dados em diversos momentos, como no caso em que os equipamentos da empresa são invadidos por vírus e malwares, por exemplo.

Também é possível que os dados sejam perdidos por conta do despreparo dos funcionários e falhas físicas, como os casos de queima nos HDs ou panes nos sistemas, conforme já explicado anteriormente.

Como desenvolver a recuperação de dados?

A recuperação de dados pode ser realizada por meio do uso de softwares específicos para isso. Tratam-se de programas que podem resgatar informações de arquivos corrompidos, reaver documentos deletados por engano, restaurar dados que tenham sido gravados por cima de outros por equívoco etc.

Apesar do uso desses programas ser sempre de grande ajuda para recuperar dados, o mais importante é sempre agir de forma preventiva e fazer backups. Essas cópias de segurança podem ser físicas ou em nuvem, sendo a segunda opção a mais recomendada. Vamos falar brevemente sobre cada uma delas.

Backup físico

Nesse caso são utilizados HDs externos, servidores físicos, fitas e outros equipamentos que possibilitam que sejam feitas cópias de segurança dos arquivos de uma empresa.

Ter um backup físico é bastante relevante, porém ele conta com algumas desvantagens, como a possibilidade de os arquivos também serem perdidos caso haja a queima dos equipamentos, por exemplo.

Outra desvantagem é que a organização precisa dispor de um amplo espaço físico para armazenar os equipamentos em que o backup está guardado. Além disso, por se tratar de algo material e local, não é possível fazer o acesso de maneira remota.

Backup na nuvem

A melhor opção para fazer backup é em nuvem. Nela, os dados não são armazenados em um espaço físico, mas sim virtual. Assim sendo, um espaço virtual é utilizado para que sejam guardadas as informações relevantes para a empresa, evitando que elas sejam perdidas em caso de perdas materiais.

O backup em nuvem também pode ser útil pelo fato de poder ser acessado remotamente, ou seja, em qualquer local e não apenas no espaço físico da empresa. Assim, em caso de viagens ou trabalho em regime de home office, será possível ter acesso às informações sem ter a necessidade de se deslocar à organização, sendo preciso apenas ter conexão com a internet.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a recuperação de dados e como esse processo é importante para a sua empresa, não deixe de adotar técnicas para evitar que informações sejam perdidas no seu negócio.

Ainda falando sobre dados e informações estratégicas para as empresas, recomendamos a leitura de nosso artigo “Veja 4 dicas para manter suas informações sempre em segurança”. Temos certeza de que você também fará bom proveito desse texto.

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