fbpx
Dicas

Veja 4 dicas para manter suas informações sempre em segurança.

Você sabe como garantir a recuperação de dados do seu site? Veja 4 dicas para manter suas informações sempre em segurança.

Uma das coisas que mais preocupa as empresas no ambiente digital são as ameaças da internet. Perder dados, logs, informações e arquivos de configuração pode trazer enormes problemas estratégicos e operacionais no ambiente corporativo. É claro que hoje, com o crescimento da web e as novas tecnologias ao alcance de todos os públicos, problemas como esses podem ser prevenidos e evitados, porém, muitas vezes o básico é deixado de lado.

Para ajudar você a garantir a segurança de dados do seu site separamos 4 dicas simples. Confira:

Dê preferência a Scripts Open Source

Se você não possui uma equipe de desenvolvimento ou seja um especialista na área, utilize scripts de código aberto. Usar Scripts Open Source evita hackers e spammers no seu site, já que os códigos, por serem apoiados por milhares de programadores, estarão bem escritos e podem ser modificados de acordo com sua preferência. Mas lembre-se sempre de atualizar as versões dos scripts assim que forem disponibilizadas, para garantir correções pontuais como bugs no código.

 Utilize senhas fortes e e-mail seguros

Uma boa estratégia para criar senhas fortes é combinar letras, números e caracteres especiais, preferencialmente acima de 10 caracteres. Além da senha, o e-mail de administrador, usado para fazer login em seu servidor, CMS e banco de dados, deve ser completamente diferente do usado em páginas de contato. Isso também vai ajudar a não cair em armadilhas virtuais, como um e-mail phishing.

Restrinja acessos

Nunca libere o acesso Root a todos os usuários, é fundamental restringir o acesso à determinadas pastas do sistema. Uma outra dica importante é excluir a pasta de instalação. Essa pasta não possui nenhum uso em operações diárias e o ideal é que ela seja excluída assim que a instalação seja feita, ou, em alguns casos renomeada.

Faça backups com frequência

Realizar backups do seu banco de dados regularmente ajuda você a se prevenir em caso de perda. Imagine se, da noite para o dia, todos os dados, logs, e informações do seu site sumissem? Existem ferramentas no mercado que automatizam esse processo, que geralmente é feito manualmente.

É claro que existem outras diversas ações que podem ser tomadas para proteger seu site. Quer continuar acompanhando dicas e novidades sobre tecnologia e internet? Fique de olho e acompanhe nosso blog.