fbpx
WebDesign

Progressive Web Apps (PWA): tudo que você precisa saber sobre!

O Progressive Web Apps (PWA) é a nova tendência que representa uma revolução no uso de dispositivos móveis. Afinal, seu principal objetivo é criar sites que ofereçam experiências semelhantes às de aplicativos nativos e que exijam menos memória nos dispositivos otimizando seu acesso em versão mobile.

Essa inovação de mercado representa o marco necessário na transformação digital para essa década e por essa razão, preparamos este guia completo para explicar o que é de fato o PWA, como ele funciona e suas vantagens na performance do site. Tire todas as suas dúvidas dessa revolução para o seu negócio nas redes. Acompanhe!

O que é Progressive Web Apps (PWA), afinal?

O Progressive Web Apps (PWA) é uma plataforma híbrida que fornece uma experiência mais versátil entre um website tradicional e um aplicativo mobile. Esse tipo de desenvolvimento já existe no mercado há muitos anos, contudo, foi a aplicação de tecnologias adicionadas aos navegadores recentemente que permitiu o site funcionar de maneira semelhante a um app.

Inclusive, entre essas tecnologias, podemos citar o recurso offline, permitindo que as funções dos sites fiquem disponíveis mesmo sem internet. Além disso, o PWA é progressivo, ou seja, ajusta novas funções aos poucos à medida que as funcionalidades dos recursos avançados (como no cPanel) são disponíveis.

Dessa forma, quando o usuário utiliza um dispositivo móvel com um navegador ultrapassado, ele visualizar um site com menor quantidade de funções mas ainda com funcionamento, o que traz uma grande vantagem para sua empresa pois permite que seu endereço eletrônico seja útil à frente de muitos aplicativos que não conseguem oferecer suporte e aplicações antigas devido aos custos envolvidos.

Quais são as principais características do PWA?

O PWA (Progressive Web App) proporcionou uma verdadeira revolução no mundo digital. Com ele, é possível criar aplicações que funcionam tanto online quanto offline, além de serem extremamente leves e rápidas. Essas características tornam os PWAs ideais para as empresas, que podem utilizá-los como ferramenta de Marketing Digital para aumentar sua presença online e conquistar novos clientes. Dentre elas, veja as principais:

  • web rápida e fluida, mesmo em redes móveis — ele carrega os conteúdos de forma otimizada, de modo que o usuário tenha acesso à informação quase instantaneamente, independentemente da conexão utilizada;
  • design responsivo que se adapta a qualquer tela — isso é possível graças ao uso de tecnologias como o HTML5 e o CSS3, além de permitir que os usuários acessem dados armazenados localmente no dispositivo;
  • arquitetura de dados otimizada para minimizar o uso de banda — isso porque ele é otimizado para minimizar o uso de banda, assim como recursos para melhorar a experiência do usuário final e ainda oferece suporte aPush API;
  • conjunto de API’s para aproveitar os recursos do dispositivo — proporciona essa eficiência para aproveitar os recursos do dispositivo, tais como: notificações, câmera, geolocalização, armazenamento local e outros. Isso torna a experiência do usuário mais rica e interativa, sem a necessidade de instalar um aplicativo nativo;
  • modelo de caching inteligente para funcionar offline — isso é possível graças às ferramentas de armazenamento em cache do navegador, que permitem salvar os dados da aplicação e carregá-los mesmo quando não houver conexão com a internet;
  • experiência do usuário semelhante à de um aplicativo nativo — o PWA fornece uma experiência do usuário rica, fluida e responsiva, além de oferecerem recursos offline e de push notification. Isso significa que os usuários podem ter acesso a seus aplicativos em qualquer lugar;
  • funcionalidades offline ou de baixa conectividade — é ideal para situações em que a conexão é instável ou não existe, como em viagens ou regiões rurais, afinal, os PWAs são leves e rápidos, pois são carregados diretamente do armazenamento local do dispositivo.

Entenda como o Progressive Web Apps (PWA) funciona

Você certamente já presenciou um PWA no dia a dia. Por exemplo, o Facebook pode ser acessado perfeitamente pelo navegador do seu smartphone, sem complicações, bem como o AliExpress na compra de produtos. Essa tecnologia é bastante difundida devido a sua eficiência, mesmo que ainda não seja tão popular em pequenos e médios negócios, contudo, essa realidade está prestes a mudar.

Para se ter uma ideia, um site PWA é, na maioria das vezes, é melhor do que app nativo, pois exige bem menos recursos e funcionalidades disponíveis nos navegadores modernos que traz grandes vantagens em comparação aos aplicativos comuns. Entre eles podemos citar:

  •  acesso à câmera, contato, arquivos e geolocalização — o Progressive Web Apps (PWA) aprimora a experiência do usuário;
  • apresenta suporte offline — como dito anteriormente, com o PWA será possível manter as funcionalidades de alguns recursos por meio do cache do navegador;
  • processos realizados em background — funções e serviços poderão funcionar em segundo plano e sem interferir a experiência do usuário;
  • notificações em plush — as notificações são executados por meio do PWA mesmo que o navegador seja fechado;
  • splash screen — pode ser exibido telas de aberturas que apresentam melhor a marca e identidade visual;
  • ícone localizado na home do dispositivo móvel — da mesma maneira que os apps tradicionais, os PWA acessam os recursos que aprimoram a experiência do usuário.

Quais as vantagens de contar com o PWA?

As vantagens de contar com um PWA são inúmeras. Desde a melhoria do desempenho da aplicação, passando pela maior usabilidade e interação com o usuário, até a redução dos custos de manutenção e implantação. O PWA também oferece uma experiência de uso mais próxima do nativo, o que é crucial para garantir a satisfação do usuário. Confira uma das principais vantagens.

Possibilidade de fazer desenvolvimento livre

O PWA proporciona uma verdadeira revolução quando o assunto é criação de apps, afinal, boa parte dos modelos apresentam limitações e regras que são definidas pelas lojas, podendo tornar os projetos bastantes complexos e caros.

Dessa forma, esse modelo funciona como um site convencional dispensando a necessidade de ser listados em repositórios, bem como não haver a necessidade de pagamento de taxas e seguir políticas. Assim, toda a aplicação atua de maneira independente e pode ser encontrada facilmente nos buscadores da mesma forma como qualquer site da web.

Melhor acessibilidade

Com essa tecnologia, você terá uma solução imbatível permitindo que todos os serviços sejam usados ao entrar em apenas um site. Afinal, com os aplicativos tradicionais, seria necessário acessar a loja on-line, baixá-lo e conceder uma série de concessões para sua utilização.

Além disso, uma das maiores problemáticas dos softwares é que, a cada atualização, eles vão ficando mais complexos e pesados, sendo que nem sempre boa parte da população não terá acesso a smartphones de última geração. Essa questão é resolvida com o PWA.

Maior segurança de dados

Geralmente, o Progressive Web Apps (PWA) se enquadra na exigência de usar criptografia que aumente a segurança do site, isso porque o protocolo HTTPS (cadeado localizado na barra de endereços). Inclusive, buscadores como o Google estão começando a penalizar páginas que não o utilizam no qual prejudicam o SEO.

O PWA utiliza criptografia que aumenta a segurança do site e o torna, até mesmo, mais seguros que apps nativos, beneficiando a experiência dos usuários, principalmente em E-commerce.

Acesso democrático

O PWA oferece um acesso mais democrático à tecnologia, uma vez que não é necessário um dispositivo de última geração para utilizá-lo. Isso permite que mais pessoas tenham acesso às mesmas funcionalidades e beneficiem-se da tecnologia.

Além disso, o Progressive Web Apps (PWA) também é mais econômico, pois não requer a instalação de apps nativos, o que representa uma economia para os usuários.

O fato é que a tecnologia Progressive Web App (PWA) está revolucionando a maneira como as pessoas acessam conteúdo e utilizam aplicativos. Com o PWA, é possível criar experiências de usuário ricas e envolventes que podem ser facilmente acessadas por qualquer pessoa, independentemente do dispositivo que esteja usando.

Isso torna o PWA uma opção mais democrática para quem quer ter acesso a conteúdo de alta qualidade, sem precisar investir em um dispositivo caro ou em um plano de dados robusto.

Melhor adesão ao público

O Progressive Web Apps oferece melhor adesão ao público. Essa tecnologia proporciona uma experiência de usuário mais agradável, permitindo que os aplicativos sejam carregados mais rapidamente e funcionem de forma mais suave.

Além disso, o PWA é compatível com a maioria dos dispositivos móveis, o que torna mais fácil para as empresas atingirem um público maior.

Como o PWA pode ser utilizado?

Como você pode perceber, o PWA pode ser utilizado para acelerar o carregamento de sites, tornando-os mais rápidos e fáceis de usar. E não para por aí — também será possível utilizar o PWA para criar aplicativos híbridos, que combinam as melhores funcionalidades dos apps nativos com a flexibilidade do HTML5.

Para explicar melhor, o HTML5 é uma linguagem de marcação para a World Wide Web, desenvolvida pela W3C (Organização Mundial de Padrões). Sua principal característica é o suporte ao conteúdo multimídia, como vídeos e animações.

Pois é, não apenas nesse ponto o PWA se supera e sim, questões como chats e redes sociais, plataformas de serviços, portais de conteúdos e até mesmo instalação em home. Acompanhe!

Chats e Redes Sociais

Com o crescente número de usuários de dispositivos móveis, as redes sociais estão buscando maneiras de melhorar sua experiência do usuário. E é aí que entra o Progressive Web Apps (PWA).

Ao permitir que os usuários instalem o aplicativo da rede social em seus dispositivos, as redes sociais podem oferecer uma experiência mais rica e envolvente, além de reduzir significativamente o tempo de carregamento das páginas. Afinal, o PWA pode ser instalado na tela inicial do dispositivo, assim como um aplicativo nativo, fazendo com que o acesso torne-se mais fácil para os usuários acessarem as redes sociais em qualquer lugar e a qualquer momento.

Plataformas de serviços

O PWA aprimora as plataformas de serviços otimizando o uso da largura de banda e do armazenamento local. Ele também oferece maior segurança e um melhor desempenho geral. Isso porque garante uma experiência do usuário mais fluida, além de poder também reduzir significativamente os custos de desenvolvimento, já que é compatível com vários dispositivos.

Afinal, os apps convencionais exigem diferentes equipes especializadas, como a geração de sistema operacional. Inclusive, um dos setores mais impactados é o de SaaS , pois ampliará o público da sua empresa por não ser necessário tantos softwares para o controle de diferentes funções.

Portais de conteúdos

Como você viu até aqui, os PWAs oferecem uma série de vantagens para os usuários, como um carregamento mais rápido, notificações push e funcionalidades offline. E com os blogs e portais de notícias não seria diferente.

O Progressive Web Apps (PWA) pode ser utilizado para os portais de conteúdo, uma vez que oferecem muitas vantagens em relação aos aplicativos nativos. Algumas dessas vantagens são: o fato de serem leves (pois não precisam ser instalados), de poderem funcionar offline e de serem compatíveis com diversos dispositivos.

Ademais, os usuários têm a opção de adicionar o blog à tela inicial do celular, assim como um aplicativo, o que facilita o acesso.

Instalação em home

Progressive Web Apps (PWA) são aplicativos da web que oferecem experiências nativas e ricas em funcionalidades, além de serem extremamente leves e rápidos. Eles podem ser adicionados às homes dos smartphones, assim como qualquer outro aplicativo, e também funcionam offline.

Assim, não será necessário abrir o navegador e digitar URL, por exemplo. O usuário poderá instalar o aplicativo pelo navegador, porém, será fundamental esclarecer como funciona. Ou seja, o processo de “instalação” é vinculado ao browser e a maioria adiciona um link para o site agregando outras funções, como a questão de envio de notificações.

Será que o (PWA) substituirá os apps nativos?

Ainda não é possível afirmar com certeza se os PWAs vão substituir completamente os apps nativos, uma vez que cada um tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, é inegável que os PWAs estão ganhando terreno, pois oferecem uma experiência mais simples e intuitiva para o usuário, além de serem mais baratos e fáceis de serem desenvolvidos.

O que sabemos é que as PWAs estão cada vez mais populares e já estão sendo utilizadas por grandes empresas, como o Google, Alibaba e Twitter. Por outro lado, os apps nativos ainda possuem algumas vantagens, como um melhor desempenho e uma maior integração com os dispositivos móveis.

No entanto, acreditamos que as PWAs terão cada vez mais espaço no mercado e, eventualmente, poderão substituir completamente os apps nativos.

Também ainda existem sérios problemas de compatibilidade entre os Progressive Web Apps (PWA) e os dispositivos da Apple, como iPhones e iPads. Isto é particularmente verdadeiro quando se trata de funcionalidades mais avançadas, como o uso do GPS ou acesso à câmera do dispositivo.

Isso geralmente acontece devido às diferenças nos browsers utilizados pelos dispositivos. Contudo, a situação está evoluindo rapidamente e espera-se que esses problemas sejam resolvidos em breve com os aprimoramentos cada vez mais recorrentes da inteligência artificial (IA).

Principais referências de PWA

Atualmente, as principais referências para o modelo PWA são a Google e a Apple. Ambas as empresas estão investindo heavily em tecnologias que tornam as páginas da web mais rápidas, leves e seguras, além de oferecerem suporte nativo para os recursos do PWA.

Outras empresas também estão seguindo o exemplo dessas gigantes do tech e adotando o PWA como padrão para seus sites e apps. Veja as principais que não ficaram de fora dessa tendência.

Twitter

O Twitter utiliza o Progressive Web App (PWA) para oferecer uma experiência de usuário mais rápida e fluida, permitindo que suas páginas sejam carregadas instantaneamente, mesmo em redes mais lentas, além de permitir que ele seja acessado offline, o que é ideal para usuários que não têm acesso à internet constantemente. Tudo isso torna a experiência do usuário mais agradável e eficiente.

Pinterest

Pinterest é uma rede social que permite aos usuários compartilhar e descobrir imagens e vídeos relacionados a seus interesses. Ela decidiu utilizar o PWA (Progressive Web App) para melhorar a experiência do usuário, oferecendo um aplicativo mais rápido, confiável e de fácil instalação.

Inclusive, com a nova plataforma, a empresa teve um desempenho superior que os apps nativos, relatando que houve 50% maior aumento de cliques nas suas publicidades e lucratividade de mais de 40%.

Uber

A uber desenvolveu um Progressive Web App (PWA) que imita as funcionalidades dos seus aplicativos nativos e carrega em menos de 3 segundos, inclusive, em redes 2G! Isso é possível graças às tecnologias utilizadas, como o Service Worker e o IndexedDB.

Inclusive, o PWA da uber permite que os usuários façam reservas offline e recebam notificações push, o que torna a experiência do usuário muito mais agradável. Essa é uma ótima solução para quem precisa de um aplicativo rápido e confiável, sempre que precisar.

Trivago

Com a adesão do Progressive Web App (PWA), o Trivago tornou-se ainda mais rápido, seguro e fácil de usar. Com este aplicativo, os usuários podem pesquisar e comparar preços de hotéis em todo o mundo com apenas alguns cliques. Além disso, o PWA oferece uma experiência de usuário impecável, pois é totalmente otimizado para dispositivos móveis. Com o PWA, o trivago está melhor do que nunca!

Lyft

A Lyft é uma empresa de transporte que atua nos Estados Unidos. Em 2016, a empresa decidiu criar um aplicativo móvel para facilitar o uso dos seus serviços. No entanto, devido às limitações do sistema operacional iOS, o aplicativo não era tão eficiente quanto o desejado.

Em 2018, a Lyft decidiu investir em Progressive Web Apps (PWA) para melhorar a experiência dos usuários. Com o PWA, a Lyft conseguiu aumentar significativamente o número de downloads da sua app, além de melhorar a taxa de reter usuários.

Como criar o seu próprio PWA?

Criar um PWA é muito simples! Você pode usar uma ferramenta como o Create React App para criar rapidamente um aplicativo PWA. Outra opção é usar o Ionic, que é uma plataforma open source para criar apps híbridos e PWAs. Basta escolher um template e começar a desenvolver seu app.

Contudo, existem alguns critérios básicos que precisam ser seguidos. Para isso, o seu Progressive Web Apps (PWA) deve ter:

  • ser controlado por meio de um manifesto WC3;
  • ser independente da rede para funcionamento offline;
  • seguro, apresentando conexão HTTPS;
  • ser compatível para todas as respostas em formatos de tela;
  • uma URL exclusiva para cada página referente.

Agora que você sabe os principais requisitos para, separamos um passo a passo de como fazer o Progressive Web Apps de uma vez por todas. Confira!

1. Escolha um nome e uma área de foco para o seu PWA.

2. Crie um diretório para o seu PWA e inicialize um repositório git nele.

3. Instale os pacotes necessários para o seu PWA usando o gerenciador de dependências da sua escolha.

4. Crie um arquivo index.html com a estrutura básica do seu PWA.

5. Adicione conteúdo ao seu arquivo index.html e estilize-o usando CSS.

6. Adicione funcionalidades interactivas ao seu PWA usando JavaScript.

7. Configure as ferramentas de desenvolvimento para automatizar tarefas repetitivas, como compilar o código e atualizar o servidor em tempo real à medida que você faz alterações no código-fonte.

8. Implante o seu PWA em um servidor web e registre-se com os principais motores de busca para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente na internet.

As empresas estão cada vez mais buscando soluções inovadoras para aprimorar seus serviços e se destacar em meio à concorrência. Não ficar de fora dessa tendência é crucial para a vitalidade nos negócios nesses novos tempos digitais. Afinal, o PWA também é mais leve e pode ser facilmente implementado em qualquer plataforma, sendo uma ferramenta indispensável para quem deseja manter-se competitivo no mundo digital, além de contar com uma ótima hospedagem para maior responsividade.

O melhor de tudo isso é que o PWA também é extremamente escalável, permitindo que as empresas criem aplicativos personalizados para atender às suas necessidades específicas. Afinal, oferece um design responsivo, adaptando-se automaticamente à resolução da tela do dispositivo em que está sendo acessado, tornando a navegação mais agradável e intuitiva para o usuário, com o acesso às informações desejadas.

Com esse guia completo, ficará mais fácil implementar o Progressive Web Apps (PWA) nos negócios. Contudo, essa etapa requer conhecimento especializado para ativação, por isso recorrer a um profissional é imprescindível e uma hospedagem eficiente.

O conteúdo foi esclarecedor? Então, para estar sempre atualizado de novidades como essa, assine nossa newsletter agora mesmo e não fique de fora das tendências!