fbpx
Tecnologia

 Descubra quais são os recursos avançados do cPanel

O painel de controle de hospedagem é uma plataforma que tem como objetivo facilitar a vida dos administradores de sites e aplicações web. O usuário não precisa ter grandes conhecimentos técnicos: basta conhecer a ferramenta, suas principais funcionalidades e seus recursos avançados. Os três painéis de hospedagem mais utilizados são o DirectAdmin, o Plesk e o cPanel — sendo que este é o mais popular e é sobre ele que vamos falar neste post.

Com o cPanel, você pode controlar acessos, restringir diretórios, gerenciar e-mails e fazer downloads de aplicativos que darão mais qualidade ao seu site, como o WordPress, o qual agregará mais design e funcionalidade a sua aplicação web. Quer conhecer quais são os principais recursos avançados do cPanel? Continue lendo!

Por que o cPanel é a melhor alternativa entre os painéis de hospedagem?

O cPanel não se tornou líder de mercado à toa: ele consegue facilitar muito a vida de administradores de sites com sua interface personalizável que se adapta facilmente às demandas de diferentes modelos de negócios.

Além disso, a ferramenta tem uma vasta comunidade ativa, que ajuda na evolução da plataforma e serve de suporte para quem está começando a dar os primeiros passos. A interface intuitiva, que coloca as principais funcionalidades na tela do usuário, facilita a vida de iniciantes e profissionais do segmento.

Quais são os principais recursos avançados do cPanel?

O cPanel é um painel de hospedagem completo, com recursos que facilitam a vida de usuários de todos os níveis. Neste tópico, fizemos uma seleção com alguns dos principais. Confira!

Instalação do certificado SSL

Na atualidade, conseguimos resolver quase tudo pela internet: fazemos compras, realizamos transações bancárias, trabalhamos, estudamos etc. Estamos falando de procedimentos que demandam segurança porque movimentam dados sensíveis e financeiros. Isso faz com que os visitantes se tornem cada vez mais criteriosos com os sites que visitam, exigindo sempre o melhor padrão de segurança.

O certificado SSL, representado pelo cadeado ao lado do “https” no endereço do site, é a primeira verificação que o visitante faz em busca de um site seguro. Esse certificado garante a criptografia dos dados, impedindo que eles sejam interceptados no caminho entre o usuário e o servidor em que o site está hospedado. Informações sensíveis como dados bancários e senhas são transformados em códigos que não podem ser decifrados sem uma chave.

Agendamento de tarefas cron

A tarefa cron poderá ser executada de forma automática por um servidor Linux. O administrador terá a possibilidade de agendar o salvamento de um arquivo log diário em um determinado horário de acordo com suas necessidades. Isso porque o cPanel oferece um gerenciador de tarefas cron que permite a criação de tarefas e a edição das já existentes.

Proteção de diretórios com senha

Se você é administrador de sites e trabalha em equipe, com o cPanel pode definir até onde cada um dos membros pode ir, limitando o acesso a determinados diretórios. Para isso, basta configurar um login e senha para os diretórios que pretende proteger.

Assistente de backup

Esse recurso permite que seja feito um backup completo do cPanel, incluindo as configurações da hospedagem. Também há a possibilidade de fazer backups parciais de diretórios ou banco de dados.

Criação de contas de FTP

O cPanel permite a criação de usuários de FTP, dando ao administrador a possibilidade de conceder acesso a membros de sua equipe à hospedagem toda ou a apenas um diretório de site específico. Também pode-se definir um limite de armazenamento para determinado usuário de FTP.

Como o cPanel facilita o gerenciamento de domínios?

Reservamos um tópico específico para tratar do gerenciamento de domínios, pois aqui temos vários recursos avançados que facilitam muito a vida do administrador. Veja abaixo as principais funcionalidades.

Criação de subdomínios

Com o cPanel, ao criar um subdomínio, automaticamente é criado um diretório para esse novo endereço. Os subdomínios são endereços derivados de um domínio principal que permitem a segmentação de conteúdo de uma página.

Por exemplo, você pode ter um blog e uma loja virtual vinculados a sua página, apenas adicionando subdomínios — por exemplo, página principal, “minhapagina.com” e subdomínios, “blog.minhapagina.com” e “loja.minhapagina.com”.

Adição de domínios

Assim como no subdomínio, ao adicionar um domínio o cPanel cria um diretório para o novo endereço. Isso permite que se tenha mais de um site em um mesmo plano de hospedagem. Para utilizar este recurso, verifique se seu plano permite a adição de sites extras na mesma hospedagem.

Acréscimo de domínios estacionados

O domínio estacionado mira o principal, permitindo navegação no mesmo site ao utilizar mais de um domínio. Por exemplo, você pode registrar o domínio minhaempresa.com.br e deixar estacionado minhaempresa.com para que os usuários consigam acessar a sua página utilizando um ou outro endereço.

Configuração de redirecionamento de domínios

Esse recurso permite que o usuário crie um redirecionamento definitivo ou temporário de um link para outro. Se houver a necessidade de trocar o endereço de seu site, você pode preservar o link para que os usuários que clicarem no endereço antigo sejam redirecionados para o novo. Além disso, em caso de promoções temporárias, o usuário seja redirecionado de volta para o site principal.

Edição de DNS simples e avançada

A alteração da zona de DNS só deve ser feita em ocasiões especiais. Por exemplo, quando o usuário quer utilizar o e-mail do Google Apps, deve fazer a configuração para que seus e-mails sejam redirecionados para os servidores do Google e não para os de seu provedor de hospedagem.

Esse é um recurso que deve ser utilizado com muita cautela, pois, se feito de forma equivocada, pode tirar seu site do ar, bem como bloquear o recebimento e envio de e-mails.

Como vimos neste post, o cPanel é completo para a hospedagem de sites e oferece excelente usabilidade, desempenho e uma interface personalizável que beneficia novatos e experientes. Os recursos avançados dão uma maior qualidade ao trabalho, permitindo ao administrador ter controle total sobre os recursos da hospedagem.

Gosto do post? Então, curta nossa página no Facebook e receba em primeira mão nossas novidades.