fbpx

Plesk e cPanel: quais as diferenças e como escolher o ideal?

Plesk e cPanel: quais as diferenças e como escolher o ideal?

Powered by Rock Convert

Ao contratar um serviço de hospedagem, certamente o provedor ofereceu também um painel de controle para gerenciar todas as funções do seu site, certo? Nesse aspecto, os mais utilizados são o Plesk e cPanel.

No entanto, antes de escolher o melhor painel de controle, é importante entender quais são as suas principais diferenças. Dessa forma, você opta por uma ferramenta que realmente atenda às suas expectativas e atinja os objetivos do seu negócio.

Vamos conhecer mais sobre o Plesk e cPanel? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Quais são as diferenças entre o Plesk e o cPanel?

Sistemas operacionais

O Plesk trabalha com os seguintes sistemas operacionais: Ubuntu, CentOS, Amazon Linux, RHEL, Debian, Cloud Linux, Windows Server 2008 R2 SP e Linux Virtuozzo. Já o cPanel utiliza somente CentOS, CloudLinux ou RHEL 7 ou Amazon Linux.

Em regras gerais, a principal diferença entre as plataformas é que o cPanel utiliza apenas o Linux, enquanto o Plesk pode ser utilizado tanto no Linux quanto no Windows — sendo que o painel mantém a interface e os mesmos recursos em ambos sistemas.

Objetivos

Ambas as plataformas cumprem bem o objetivo de gerenciar sites. No entanto, ambos têm algumas peculiaridades. Por exemplo: o WordPress funciona melhor no Plesk, uma vez que ele proporciona recursos de automação e de gerenciamento que são essenciais para o suporte (e outros detalhes importantes que citaremos em breve).

Também vale ressaltar que, além de escolher o melhor painel, é preciso contar com um ótimo plano de hospedagem.

Linguagens de programação

Para utilizar o Plesk não é necessário nenhum conhecimento prévio na plataforma ou entender muito de programação. Isso porque ele utiliza um design bastante intuitivo para realizar o trabalho. Já o cPanel, embora também utilize uma boa interface, é um pouco mais complexo.

Funcionalidades

O cPanel possibilita o desenvolvimento de APIs, ou application programming interface (interface de programação de aplicativos). Portanto, a interface se baseia em um conjunto de padrões para o desenvolvimento de aplicativos.

No Plesk isso também acontece, todavia, o cPanel disponibiliza recursos mais amplos e variados (o que se torna uma vantagem quando você tem diversos serviços complexos instalados na sua conta de hospedagem).

O cPanel utiliza características simples e fáceis de utilizar quando o assunto é revenda de hospedagem. Isso porque ele utiliza o Web Host Manager (WHM), enquanto o Plesk não oferece esse conceito, tornando a sua revenda um pouco mais complexa.

Porém, vale ressaltar que o Plesk está mais adiantado no quesito mobile: é muito fácil gerenciar a hospedagem por meio dos seus dispositivos móveis. O cPanel tem uma interface responsiva, no entanto, deixa um pouco a desejar no universo dos aparelhos móveis.

Além disso, o Plesk busca sempre acompanhar e trazer mais inovações para a sua plataforma. Para você ter uma ideia, quando o cPanel passou a oferecer a integração nginx e a adotar o IPV6, o Plesk já fazia isso há muito mais tempo.

Backup

O Plesk oferece dois tipos de backup: completo ou incremental. O completo inclui todos os dados (independentemente do horário em que eles foram atualizados pela última vez), enquanto o incremental contém apenas dados que foram alterados desde o backup anterior. Os backups podem ser armazenados no FTP externo ou internamente no sistema, e você ainda pode proteger os dados confidenciais com senha.

Já o cPanel oferece três tipos de backup: compactado, descompactado e backups incrementais. No compactado, como o nome prevê, as informações são salvas de forma compactada e utilizam menos espaço em disco.

No descompactado ocupa mais espaço, no entanto, é executado muito mais rapidamente do que no compactado. Já nos backups incrementais são utilizados links físicos para economizar espaço em disco. Vale ressaltar também que o cPanel não inclui interface que restaure os arquivos de backup do sistema.

O que considerar ao escolher o painel ideal para a minha empresa?

A segurança é um dos fatores primordiais na hora de optar por qualquer painel. A notícia boa é que o Plesk e cPanel oferecem o máximo de segurança, impedindo que outros usuários acessem a sua conta no mesmo servidor. Além disso, é possível impor outras precauções, como é o caso das diretivas de senha, IPs em lista negra, tempo de inatividade de sessão e muito mais.

Aqui, vale ressaltar apenas que o Plesk reconhece as vulnerabilidades mais rapidamente: por exemplo, ele identifica o problema dentro de um dia e libera a correção em nove dias.

Já o cPanel reconhece as vulnerabilidades dentro de nove dias e libera as correções em até 28 dias. Então, saiba que o monitoramento preventivo e constante é essencial em ambos os casos. Afinal, segurança nunca é demais, você concorda?

Plesk e cPanel: como escolher o ideal para o meu negócio?

Sejamos sinceros: se pararmos para analisar o Plesk e cPanel, perceberemos que existem ótimos fãs em ambas plataformas. Algumas pessoas gostam de um recurso a mais aqui, outras não se dão bem com alguma funcionalidade ali e assim por diante.

Por isso, não há como indicar a melhor opção sem conhecer a realidade da sua empresa e quais são os seus objetivos. Claro, é evidente que cPanel controla servidores com sistema operacional Linux. Portanto, se você trabalha somente com o Windows, ele já é uma opção descartada.

Entretanto, ambos são excelentes painéis de controles e permitem praticamente as mesmas funcionalidades, tais como:

Por isso, é importante conferir as principais diferenças entre eles e colocar na balança, avaliando os objetivos da sua empresa e conferindo qual plataforma é a mais adequada para solucionar as suas dores.

Escolher o painel de controle ideal exige muita pesquisa e conhecimento sobre o assunto. Atualmente, tanto o Plesk quanto o cPanel são ótimas opções. Embora o cPanel tenha mais usuários (sendo mais popular), o Plesk vem crescendo no mercado, tornando-se também uma ótima alternativa que apresenta um bom custo-benefício.

Neste post, você conferiu as principais diferenças entre o Plesk e cPanel. Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber na sua caixa de entrada mais conteúdos interessantes como este!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of