fbpx
Cloud

Como funciona a Openstack Public Cloud da ValueHost?

O fenômeno da transformação digital modificou todos os segmentos do mercado e levou as empresas a adotar novos serviços e modelos de negócios. A tecnologia possibilitou a criação de processos ágeis, soluções inovadoras e novas estratégias para conquistar o público. Nesse cenário, surgiu o OpenStack, uma solução que serve de base para essas mudanças.

OpenStack Public Cloud é uma plataforma cloud de código aberto onipresente que foi planejada para suprir as necessidades de nuvens privadas e públicas. É uma tecnologia simples de implementar ou um grupo de projetos interrelacionados que controlam os recursos de armazenamento, rede e computação em um Data Center, o qual é administrado com um painel ou aplicação.

Quer saber o que é e como funciona a Openstack Public Cloud da ValueHost? Acompanhe a leitura!

O que é Openstack Public Cloud da ValueHost?

O OpenStack se trata de uma coleção de ferramentas e módulos de software que fornece estrutura para a criação e o gerenciamento da infraestrutura cloud. A solução agrupa, provisiona e administra recursos da computação que incluem máquinas virtuais (VMs), contêineres e hardware bare metal. As funcionalidades são gerenciadas com interfaces de programação de APIs e de um painel.

Alguns componentes do OpenStack fornecem o gerenciamento de falhas, orquestração e serviços que dão suporte às operações de alta disponibilidade. Os provedores de serviços e as empresas podem implantar a solução no Data Center para a construção de uma nuvem privada, com o objetivo de conduzir ou habilitar plataformas de nuvem pública.

A computação em cloud disponibiliza mais do que a virtualização. Uma nuvem privada ou pública fornece automação do ciclo de vida, provisionamento extensivo, relatórios e faturamento de custos, autoatendimento do usuário, orquestração etc. A criação de um ambiente, por sua vez, depende de um hipervisor Microsoft Hyper-V, VMware vSphere ou KVM.

Como funciona Openstack Public Cloud?

Como você pode ver, o OpenStack Public Cloud não é um aplicativo convencional, pois se refere a uma plataforma que contém dezenas de projetos separados. Esses componentes interoperam por meio das APIs e são complementares entre si, contudo, nem todos são usados para a criação de uma nuvem básica. As empresas podem instalar elementos selecionados para criar a funcionalidade desejada.

Mecanismo de virtualização

O OpenStack utiliza ainda duas tecnologias básicas: uma plataforma de virtualização que pode ser Citrix ou VMware e um sistema operacional básico, como Linux. O sistema operacional atua por meio dos comandos e informações trocadas e o mecanismo de virtualização administra as funcionalidades de hardware virtualizados usados ​​pelos projetos.

Chamadas de API

Em seguida, os componentes OpenStack Public Cloud e a plataforma de virtualização são configurados e implantados corretamente. Os profissionais provisionam e gerenciam os recursos instanciados exigidos pelos aplicativos e fazem solicitações pelo dashboard para produzir as chamadas de API. Essas chamadas são autenticadas pelo serviço de segurança e enviadas ao componente de destino.

Novas instâncias de computação

Os administradores podem fazer o login no OpenStack para gerenciar o ambiente cloud, criar e conectar novas instâncias de armazenamento e de computação. Além disso, conseguem configurar diversos comportamentos de rede, monitorar o desempenho de uma instância provisionada, interligar vários outros serviços e empregar cobrança retroativa de funcionalidades e de recursos.

Quais são seus prós e contras e evidenciar seus diferenciais?

Há vários prós e contras do OpenStack. Entre as suas principais vantagens estão os preços acessíveis embora exista um custo inicial para a sua aquisição e uso. A solução é confiável, a plataforma modular está pronta para a produção e por meio dela as empresas conseguem operar e construir uma nuvem pública ou privada.

Armazenamento escalável

O OpenStack Public Cloud conta com um conjunto de recursos, bom desempenho, armazenamento escalável, alta segurança de dados e é aceita em todos os segmentos. Por outro lado, o código aberto evita o aprisionamento do fornecedor e oferece funções de componentes individuais.

Complexidade e custo

Em função do seu escopo e tamanho, o OpenStack exige um time de Tecnologia da Informação (TI) que tenha conhecimentos para a implementação e o funcionamento adequado da plataforma. Algumas situações podem exigir colaboradores adicionais ou o auxílio de uma consultoria que pode aumentar o tempo e o custo.

Suporte

O software de código aberto não é dirigido por um fornecedor ou uma equipe de profissionais. Isso dificulta a obtenção de apoio e suporte para a plataforma que vá além da comunidade. Para evitar transtornos, é aconselhável escolher a distribuição do OpenStack Public Cloud de uma empresa para ter acesso a um time técnico experiente.

Quais são as dicas de como começar a utilizá-lo?

A adoção do OpenStack não é um evento e sim um processo, tendo em vista que existem dezenas de componentes para instalar e aplicar. As empresas que desejam implantar a plataforma precisam de investimento financeiro, tempo e suporte da alta administração. Veja a seguir algumas dicas para fazer uso dessa solução!

Teste

Inicialmente, é necessário fazer uma avaliação de tecnologia, uma espécie de test drive antes da adoção do OpenStack Public Cloud. Com isso, fica mais fácil compreender a configuração e o funcionamento da plataforma. Existem vários programas de teste provenientes dos provedores de nuvem pública.

Preparação

A organização que escolhe adotar o OpenStack precisa estar preparada para compreender os seus componentes, seu modo de operar e de uso. Ela terá que identificar os serviços de suporte, encontrar funcionários competentes, comunidades online e infraestrutura de hardware.

Desenvolvimento

A princípio, as empresas podem começar com a prova de conceito e projetos OpenStack limitados. Por exemplo, o OpenStack Compute Starter Kit que está concentrado em poucos componentes: Glance (imagens de VM), Nova (computação), Keystone (gerenciamento de identidade), Placement (uso e rastreamento de recursos) e Neutron (rede).

Expansão

Depois que a organização tiver experiência com o OpenStack, poderá expandir a implementação com o uso de componentes adicionais. É quase impossível que todos os negócios utilizem todos os recursos disponíveis. Mas as empresas podem selecionar funcionalidades, como cobrança ou monitoramento.

Versões do OpenStack

O OpenStack já teve diversos lançamentos, mas as primeiras versões já não são mais encontradas: Bexar, Austin e Cactus. As modalidades lançadas entre 2017 e 2019 ainda recebem manutenção, são elas: Train, Ocata, Stein, Pike, Rocky e Queens. Em 2020, foram lançadas as versões Victoria e Ussuri e no ano de 2021 a Wallaby OpenStack.

Compreendeu como funciona a Openstack Public Cloud da ValueHost? Na hora de adotar essa solução, dê preferência para as versões mais atualizadas e que atendam as demandas do seu negócio. As mais atuais são a Xena e a Yoga, lançada recentemente para oferecer para infraestrutura de alto desempenho e última geração.

Gostaria de obter mais informações sobre temas relacionados? Assine a newsletter e fique por dentro!