fbpx
Cloud

Conheça as 5 principais vantagens do cloud computing!

A indústria digital muda quase que diariamente, e pode ser uma tarefa complexa acompanhar todos os novos desenvolvimentos e inovações. E embora a computação em nuvem não seja necessariamente um novo desenvolvimento, foi apenas nos últimos anos que as empresas começaram a recorrer a ela.

Na verdade, não é exagero falar que o impacto que a computação em nuvem teve em todos os negócios e setores é gigantesco. Muitos aspectos da vida cotidiana foram alterados e transformados por esta solução digital inovadora.

Neste artigo, nós vamos explicar os conceitos por trás dessa tecnologia e falar sobre as vantagens do cloud computing. Confira!

O que é cloud computing e para que serve?

O termo cloud computing — ou, em português, computação em nuvem — refere-se à entrega de serviços de computação pela Internet. Mais especificamente, isso significa que os usuários podem acessar armazenamento de dados, bancos de dados, servidores e software sob demanda pela Internet.

É uma forma escalável de computação porque uma empresa pode acessar serviços hospedados por um provedor terceirizado sem precisar manter esses serviços no local em um data center.

Nos últimos anos, a nuvem emergiu como um degrau fundamental no roteiro da maioria das transformações digitais corporativas. É uma forma de computação escalável e preparada para o futuro que permite que uma empresa aproveite o potencial de big data e dispositivos IoT.

Como funciona?

Basicamente, cloud computing é uma infraestrutura de software inspirada em aplicativos. Ela armazena os dados em servidores remotos localizados em todo o mundo. O usuário pode acessar esses dados de qualquer parte do mundo a partir de uma conexão de internet estável.

A nuvem geralmente é um local descentralizado para compartilhar informações com a ajuda de satélites. Cada aplicativo em nuvem contém um host e sua empresa de hospedagem é responsável por manter grandes data centers.

Essas empresas assumem a responsabilidade de fornecer segurança, capacidade de armazenamento e poder de computação que é o principal fator necessário para manter todas as informações. Essas informações podem ser enviadas pelos usuários para a nuvem ou, alternativamente, os usuários coletam da nuvem.

Quais são os principais tipos de computação em nuvem?

Os serviços de computação em nuvem são fornecidos em três modelos principais, cada um oferecendo aos clientes diferentes níveis de suporte e flexibilidade.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Também conhecida como computação utilitária, é a entrega sob demanda de infraestrutura de computação. Isso significa que tudo — de sistemas operacionais e armazenamento a redes e componentes — é terceirizado para uma empresa ou serviço de computação em nuvem. Como indivíduo ou empresa, você comprará o que precisa em um modelo de pagamento conforme o uso.

O exemplo mais simples de computação em nuvem IaaS é a hospedagem na web comum. Você paga uma taxa mensal ou por megabyte/gigabyte para que uma empresa hospede seus arquivos de seus servidores. O IaaS é uma opção extremamente flexível, pois permite ao usuário customizar a infraestrutura do ambiente computacional. Da hospedagem na web à análise de big data, a IaaS cobre todo o espectro.

Software como Serviço (SaaS)

SaaS é quando você usa um aplicativo completo em um servidor ou sistema de terceiros. Os usuários podem acessar esses aplicativos sob demanda pela internet, sem precisar baixar ou manter nenhum software. A tecnologia de nuvem SaaS é muito popular entre empresas e usuários em geral, pois geralmente é fácil de adotar. Ele também pode ser acessado de qualquer dispositivo, e geralmente há uma variedade de opções pagas ou gratuitas para escolher.

Exemplos de aplicativos SaaS incluem quaisquer serviços de e-mail baseados na web. Os diferentes serviços fornecidos pelo Google, como Google Docs e Google Sheets, também são exemplos de SaaS.

Plataforma como Serviço (PaaS)

Essa forma de computação em nuvem é frequentemente usada por desenvolvedores de software que desejam se concentrar no desenvolvimento em vez de DevOps e administração. É efetivamente uma opção para desenvolver um aplicativo sem ter que se preocupar com a instalação, configuração e manutenção de uma infraestrutura. Isso é fornecido pelo servidor como um ambiente padronizado.

A PaaS reduz a complexidade de configurar e manter adequadamente uma infraestrutura, além de permitir a colaboração com suporte entre as equipes. Um exemplo disso é se você desenvolve seu próprio site, mas basicamente tem todo o processo rodando em um servidor separado.

Quais são as principais vantagens do cloud computing?

Antes da computação em nuvem existir, as empresas eram obrigadas a baixar aplicativos ou programas em seus PCs físicos ou servidores locais para poder usá-los. Para qualquer organização, construir e gerenciar sua própria infraestrutura de TI ou data centers é um grande desafio. Mesmo para aqueles que possuem seus próprios data centers, alocar um grande número de administradores e recursos de TI é algo bastante complexo.

Mas, vamos destrinchar um pouco mais sobre os benefícios para uma empresa.

1. Economia de custos

A migração de serviços para a nuvem permite que você troque a despesa de capital pelo custo variável. Em vez de investir em massa em hardware e software de servidor que você pode não precisar, você paga quando consome recursos de computação e apenas pelo valor que consome.

Com a abordagem certa, a computação em nuvem pode ser a abordagem mais econômica para implantar, gerenciar e atualizar sua infraestrutura de TI.

2. Pagamento conforme o uso

Os modelos de precificação na nuvem oferecem flexibilidade para controlar os custos do seu consumo de tecnologia. Você pode adicionar ou remover serviços de nuvem conforme e quando precisar deles, dimensionando seus recursos de acordo com a demanda, seja sazonalidade ou o horário de trabalho de sua equipe, evitando custos de implantação, gerenciamento e atualização associados a implantações no local .

3. Escalonamento automático

Seu hardware de servidor e o recurso de computação que ele fornece é a plataforma na qual sua infraestrutura de tecnologia é construída. Ele normalmente forma a maior parte de sua base de custos.

Na nuvem, os recursos de dimensionamento automático permitem controlar o consumo de recursos de computação e o custo associado. Você pode adicionar ou remover recursos automaticamente para responder às mudanças na demanda, otimizando sua utilização e eficiência de custos para consumir recursos de computação, para que você pague apenas pelo que precisa.

4. Atualizações automáticas de software

Ao mudar para IaaS e SaaS , você desbloqueia os benefícios de segurança das atualizações automáticas de software. Torna-se responsabilidade — na maioria das situações — do provedor de nuvem lidar com atualizações de segurança e correção de vulnerabilidades de sua plataforma.

Isso significa que sua equipe de tecnologia está livre da preocupação e do esgotamento de recursos de rastreamento e atualização consistentes de software para evitar vulnerabilidades. Mover serviços para uma plataforma em nuvem também elimina a possibilidade de a equipe ignorar atualizações, o que às vezes pode ocorrer com o software instalado localmente.

5. Expansão de negócios

Se você é uma empresa iniciante ou em expansão, a flexibilidade da nuvem permite criar um escritório virtual em qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques. Ele libera você das restrições de custo e tempo aplicadas por uma solução local. Na mesma linha, você também tem a liberdade de encerrar recursos cujo encargo financeiro ficou muito pesado.

Se você chegou até aqui, já pode perceber que as vantagens do cloud computing são inegáveis ​​e de longo alcance. Ao mudar para a nuvem, você pode trazer melhorias reais para quase todas as áreas de sua empresa.

Pronto para migrar para a nuvem? Entre em contato com a gente, converse com um de nossos consultores e saiba como podemos apoiá-lo nessa transformação!