fbpx
Cloud

O que é bare metal cloud e quais suas vantagens? Confira

Uma dos motivos que contribuem para a queda de desempenho em ambientes virtualizados é a tecnologia que executa a nuvem — o hipervisor. Ao usar recursos adicionais, os hipervisores criam sobrecarga adicional que afeta negativamente as operações com uso intenso do processador. Para superar esses problemas e preservar a flexibilidade, uma nova solução surgiu nos últimos anos — a Bare Metal Cloud ou Servidor Bare Metal.

Nos próximos anos ouviremos muito o termo “Bare Metal Cloud” que está sendo apresentado como alternativa às estruturas de nuvens tradicionais. Essas plataformas vêm popularizando e se apresentando como uma ótima excelente alternativa aos ambientes virtualizados, pois contribuem para a resolução de inumeros problemas que as máquinas virtuais podem apresentar.

Neste artigo, vamos entender o que é a Bare Metal Cloud e como ela funciona e as vantagens que ela possui em relação a outras soluções de nuvem. Confira

O que é Bare Metal Cloud?

Bare Metal Cloud é uma nuvem pública estruturada em servidores físicos. Nesse ambiente, as máquinas podem ser provisionadas e gerenciadas com agilidade e simplicidade, como seria nas máquinas virtuais. Na prática, o que o Servidor Bare Metal faz é unir os benefícios de desempenho encontrados em servidores físicos, com a flexibilidade e escalabilidade das máquinas virtuais.

Quem opta pelo Bare Metal Cloud, passa a ter acesso ao bom desempenho dos servidores físicos, ao mesmo tempo que se beneficiam da flexibilidade dos servidores virtualizados. Passam a contar com uma capacidade de armazenamento elástica, configurações de rede sob demanda entre outros serviços.

Os Servidores Dedicados alocados na plataforma Bare Metal Cloud apresentam recursos similares às máquinas virtuais. Nesse ambiente é possível criar e excluir esses servidores alocados de forma rápida, em alguns minutos, com a utilização de dashboard ou API.

Além disso, é possível acessar várias ferramentas que são comuns em nuvem, como reinstalação de Sistema Operacional, ferramentas de segurança, armazenamento elástico, gráficos e estatísticas, scripts de inicialização de nuvem, etc.

Como estamos falando de uma máquina física, os Servidores Bare Metal Cloud não contam com um hypervisor — a camada de software que fica entre entre o hardware e o sistema operacional, e que promove a virtualização da infraestrutura, fazendo a divisão das máquinas físicas em várias VMs (Virtual Machines).

Como funciona a Bare Metal Cloud?

O Servidor Bare Metal se enquadra no modelo de computação em nuvem IaaS — Infraestrutura como Serviço. No modelo IaaS, você aluga recursos de hardware ou virtuais de provedores de data centers e pode personalizá-lo da maneira como achar melhor.

Na maioria dos casos, o provedor de serviços cuidará da infraestrutura subjacente, como equipamentos de rede, armazenamento, segurança no local, manutenção de hardware e outros serviços essenciais que garantem que suas máquinas permaneçam sempre funcionais.

Por outro lado, você é responsável por gerenciar o software que executa seus aplicativos. Isso inclui, mas não se limita a, sistemas operacionais, software de servidor, middleware, bancos de dados, hipervisores , contêineres e aplicativos específicos de negócios.

Bare Metal Cloud como parte do modelo de infraestrutura como serviço

Embora os servidores de Bare Metal Cloud não utilizem tecnologias de virtualização por padrão, você pode instalar hipervisores ou outros tipos de camadas de virtualização para segmentar sua máquina física em várias máquinas virtuais.

Outro recurso importante é a capacidade de provisionar e encerrar automaticamente instâncias de servidor. Na maioria dos casos, seu provedor de serviços terá uma interface baseada na Web que você pode usar para gerenciar sua infraestrutura, monitorar o uso e adquirir recursos adicionais.

Quais são as suas principais vantagens?

Agora que já entendemos o conceito principal relativo ao Bare Metal Cloud, vamos nos aprofundar mais um pouco no tema, apresentando as principais características desse modelo de ambiente. Acompanhe.

Fornece recursos dedicados

No ambiente Bare Metal Cloud, você tem controle total sobre os componentes físicos da máquina. Em outras palavras, você pode aproveitar o acesso irrestrito em nível de hardware para otimizar a CPU física, a RAM e os recursos de armazenamento de acordo com suas demandas de cargas de trabalho exclusivas.

Sem interferências externas

Não há compartilhamento de recursos entre os usuários e aplicativos com a Bare Metal Cloud. Sendo um ambiente de locatário único, ele elimina o chamado efeito “vizinho barulhento”, juntamente com problemas de desempenho e ameaças de segurança frequentemente associadas a ambientes compartilhados.

Ganhe em escalabilidade

Semelhante à nuvem pública, a bare metal suporta provisionamento e descomissionamento rápido e automatizado de servidores, dimensionamento de recursos sob demanda e no final você paga por uso.

Ganhe provisionamento de API

Uma das principais vantagens da Bare Metal Cloud está em sua capacidade de dar suporte ao consumo de infraestrutura de TI orientado por automação. Você pode utilizar APIs e comandos personalizados da CLI para tratar sua infraestrutura como código .

Na maioria dos casos, os provedores de serviços oferecerão APIs e CLIs compatíveis com as principais ferramentas de automação de código aberto, como Ansible, Pulumi e Terraform permitindo que você configure e gerencie sua infraestrutura com mais eficiência.

Qual é a diferença entre Bare Metal Cloud e Nuvem?

Em uma nuvem tradicional é comum que haja consumo de recursos pelo Hypervisor, pois ele precisa criar a camada de virtualização. Nesse cenário, para executar um aplicativo em ambientes virtualizados e garantir um bom desempenho, você necessitará de mais recursos de hardware do que em ambientes dedicados. Sendo assim, a demanda por processamento para a boa execução de máquinas virtuais é geralmente maior do que a execução de servidores dedicados.

Além disso, pelo fato de você estar dividindo recursos com várias outras máquinas virtuais, o desempenho de sua VM pode ser afetado por outros usuários do mesmo ambiente, ou seja, aquele usuário que excede o consumo de recursos, impactando a segurança e a estabilidade de todos. é nesse momento que as plataformas Bare Metal Cloud apresentam a sua vantagem competitiva em relação a nuvem convencional.

Esperamos que após a leitura deste post você tenha entendido o que é Bare Metal Cloud, como é o seu funcionamento e as vantagens que oferece em relação a outros modelos de nuvem. Com a transformação digital avançando a passos largos, essa evolução em busca de mais desempenho e qualidade na utilização de recursos tende a se acentuar.

Gostou do post? Então, ajuda a gente a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.