fbpx
Desenvolvimento

Qual a diferença entre Hosting compartilhado e VPS? Entenda

Uma das etapas mais importantes do processo de criação de um site ou aplicação web é a escolha do ambiente onde essa aplicação será hospedada. A escolha da hospedagem correta potencializa o desempenho e a segurança da aplicação, pois deve garantir os recursos mínimos necessários para suprir as demandas.

Um grande erro que alguns administradores de site cometem é o de pensar apenas a curto prazo. A hospedagem escolhida deve ser capaz de atender às suas necessidades imediatas, mas também deve oferecer o recursos necessários para que sua aplicação possa escalar à medida que os seus recursos e tráfego crescem. Entre os planos mais populares de hospedagem, podemos destacar dois modelos, a hospedagem VPS e o hosting compartilhado.

Neste post, vamos entender como funciona cada uma dessas duas opções, suas diferenças e o modelo ideal para a sua empresa. Confira!

O que é um hosting compartilhado?

A hospedagem compartilhada é a forma mais básica e popular de hospedagem e, como o nome sugere, se trata de um ambiente compartilhado, em que vários sites compartilham um servidor web físico. A hospedagem compartilhada distribui um servidor web para operar e servir mais de um site.

Como você compartilha o mesmo servidor com outros sites, utilizará o mesmo banco de dados, largura de banda, armazenamento etc. É exatamente esse compartilhamento que faz desse tipo de hospedagem tão popular, pois além de econômico é fácil de manter.

Quais são os benefícios da hospedagem compartilhada?

O primeiro motivo que tem feito os criadores de sites iniciantes buscarem uma hospedagem compartilhada é o preço. Aqui na ValueHost, por exemplo, temos planos de hospedagem compartilhada a partir de R$ 19,99 por mês. Isso o torna uma opção de fácil acesso para empresas ou indivíduos que desejam ter um site, mas que não têm um orçamento enorme à sua disposição.

Outra razão pela qual as pessoas escolhem a hospedagem compartilhada é devido a praticidade em termos de manutenção. Com o auxílio de um bom CMS, como o WordPress, um iniciante com conhecimentos básicos poderá se virar com plano de hospedagem compartilhada sem grandes habilidades de programação.

Quais são as possíveis desvantagens do host compartilhado?

Um dos problemas que alguns usuários podem encontrar ao utilizar uma hospedagem compartilhada são suas limitações inerentes ao desempenho quando o site se torna mais robusto. Como você está compartilhando um servidor com vários sites, os recursos podem se tornar escassos.

Por exemplo, um site que usa hospedagem compartilhada geralmente não tem largura de banda para acomodar um alto volume de tráfego. Se uma página do seu site se tornar viral e tiver um aumento repentino de tráfego, isso poderá afetar o desempenho. Há também o risco de seu site ser potencialmente afetado por outros sites em seu servidor, caso algum deles tenha um pico inesperado ou sofra ataques DDoS — um bom provedor terá o controle para impedir esse tipo de problema.

Os problemas de tráfego não são grandes entraves para sites menores, mas se você tiver um site grande que receba dezenas de milhares – ou centenas de milhares – de visitantes todos os dias, você terá prejuízos, passando por períodos de inatividade e desempenho lento.

Quando devo escolher uma hospedagem compartilhada?

Como vimos, a hospedagem compartilhada pode ser considerada o ambiente de entrada para pequenos criadores de sites e empresas que estão migrando para o mundo digital, sem expectativa de receber muito tráfego inicial. Basicamente, esse tipo de hospedagem atende melhor que:

  • está apenas testando a hospedagem na web e não está interessado em fazer um grande investimento;
  • está planejando uma startup e ainda não lançou seu negócio;
  • administra um pequeno negócio e não tem planos para um grande crescimento;
  • quando o seu site ou blog é bastante pequeno;
  • entre outros.

O que é VPS?

VPS é a abreviação de “Virtual Private Server”, ou Servidor Virtual Privado em portugês. É um ambiente muito mais robusto, pois oferece vários recursos que você não encontrará em uma hospedagem compartilhada.

A única semelhança entre os dois ambientes é que ambos partem de um único servidor físico para criar várias hospedagens. Porém, no VPS o usuário obtém uma parte dedicada, ou seja, os seus recursos estão completamente isolados dos demais servidores virtuais presente no hardware, sem riscos de interferências de desempenho ou segurança. .

Por isso, esse tipo de ambiente também é conhecido como servidor virtual dedicado (VDS), é um servidor virtual que aparece para o usuário como um servidor dedicado, mas que na verdade atende a vários sites. É uma excelente alternativa para quem deseja ter um servidor dedicado mas não conta com um orçamento para isso.

Quais são os benefícios da hospedagem VPS?

O primeiro benefício é a disponibilidade, pois você terá muito mais espaço e largura de banda com a hospedagem VPS. Isso é essencial se você planeja gerar muito tráfego ou se prevê um crescimento considerável no futuro. Além disso, o ambiente VPS oferece os recursos necessários para garantir o desempenho ideal, independentemente do volume de tráfego.

Graças aos seus componentes de alto desempenho, você pode ter certeza de que seu site sempre terá acesso aos recursos necessários, ajudando-o a operar em alto nível. Isso garante duas coisas importantes – estabilidade e confiabilidade, que reduzem muito ou até eliminam a ameaça de tempo de inatividade.

Isso significa que a hospedagem VPS terá uma maior capacidade para acompanhar o crescimento de seu site ao longo do tempo, evitando que você gaste além do necessário. As soluções VPS podem ajudá-lo a aumentar a capacidade, à medida que seu site cresce ou diminuir em momentos de baixa, sem que você precise pagar por recursos ociosos — entregando muita flexibilidade.

Quais são as possíveis desvantagens da hospedagem VPS?

Quando você considera a longa lista de recursos e o desempenho adicional dessa opção, não é de surpreender que ela tenha um custo maior em relação às hospedagens compartilhadas e isso pode representar alguma desvantagem para alguns.

No entanto, a maioria das empresas de médio e grande porte considerará o custo-benefício, pois estarão lidando com um ambiente mais seguro e escalável, ou seja, não será um custo e sim um investimento.

Quando escolher a hospedagem VPS?

A hospedagem VPS oferece muito mais recursos, isolamento, segurança e personalização e é indicada para quando você:

  • está administrando um negócio que já está bem estabelecido;
  • tem uma empresa é de médio ou grande porte;
  • tem planos para expandir seus negócios significativamente no próximo ano;
  • tem um site com alto volume de tráfego e exige espaço e largura de banda substanciais para acomodar os visitantes;
  • deseja ter o máximo de controle e configurar os aspectos mais minuciosos do seu servidor;
  • deseja ter acesso a mais segurança, além do que a hospedagem compartilhada comum pode oferecer;
  • deseja acesso a suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Tem um orçamento grande o suficiente para justificar o pagamento de hospedagem VPS.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter entendido a diferença entre hosting compartilhado e VPS e qual é a melhor opção para a sua necessidade. è sempre importante ter em mente que o melhor ambiente é aquele que consegue entregar a segurança, estabilidade e desempenho que o seu site necessita, ou seja, não pense apenas em preço, pense em custo-benefício.

Gostou do post? Então, ajude a gente a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.