fbpx
Dicas

O que é o Erro 500 e como corrigí-lo? Confira!

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos usuários da Internet é conhecido como Erro 500. A experiência é frustrante para quem enfrenta essa falha que pode ter vários significados. Para conseguir consertar a falha é necessário ter um pouco de conhecimento sobre o tema. Ela pode ter várias origens e impede que as páginas carreguem.

Essa indisponibilidade das páginas pode levar à perda de vendas, quebra da experiência de uso e outros prejuízos. A identificação das causas é fundamental para lidar com o Erro 500 que pode ser originado por dificuldades do navegador ou problemas na comunicação do servidor. Mas existem várias maneiras de consertar o site que está fora do ar.

Gostaria de saber o que é o Erro 500 e como ele funciona? Acompanhe a leitura e descubra!

O que é o Erro 500 e como ele funciona?

Sempre que um usuário acessa um site, o navegador utilizado faz uma solicitação ao servidor que hospeda a página. O servidor, por sua vez, processa a informação recebida e retorna com um cabeçalho HTTP os recursos solicitados: CSS, HTML, PHP, entre outros. O HTTP inclui o código de status que pode ser 200 se estiver tudo certo ou 500.

O Erro 500 é uma codificação revelada por sites, a qual indica dificuldades com a estrutura das páginas que deveriam ser acessadas pelo usuário. Sendo assim, não é um bug do navegador, computador ou Internet. Esse código surge em função de sites defeituosos e aponta um problema com o servidor que está tentando rodar as páginas procuradas.

Por que o Erro 500 acontece?

Esse tipo de erro pode ter diversas causas, mas sempre ocorre quando o servidor não processa a solicitação do usuário. Ele faz parte de um grupo de códigos de status, os quais englobam tudo o que ocorre de forma acidental e impede o site de ser exibido. Normalmente ele decorre de outro erro de configuração e outras causas específicas, confira!

Cache do navegador

O problema pode estra ligado diretamente ao usuário ou ponto de acesso. Se o cache do navegador estiver cheio, pode ocorrer o Erro 500. Sempre que houver o acúmulo de informações salvos oriundos do histórico de acesso a sites surgem alguns problemas. A quantia de dados é o motivo da dificuldade de comunicação entre a máquina e os servidores.

O uso excessivo de plugins no WordPress também origina o Erro 500. A solução para essa situação é limpar o cache do navegador para depois tentar novo acesso ao site. O problema pode ocorrer ainda se as credenciais do banco de dados estiverem incorretas, já que o site WordPress se conecta ao MySQL por meio de login e informações separadas.

Banco de dados corrompido

Outro fator que resulta no Erro 500 são alguns problemas no banco de dados de uma página. Esse que local salva a infraestrutura dos sites, como arquivos e imagens, precisa ser aberto para que o site seja acessado. Ele carrega tudo o que será usado durante o acesso do usuário. Se tiver um arquivo corrompido ou um problema pontual.

Diante disso, ocorre a inacessibilidade completa dos componentes do banco de dados e seu houver uma tentativa de acesso, surge o Erro 500. Isso ocorre porque esse local não pode ser acessado devido à falta de componentes básicos do site. Existem muitos temas, partes móveis e extensões que ao serem instalados ou removidos constantemente, são corrompidos.

Problemas no servidor

A comunicação inapropriada com o servidor é o problema mais recorrente que causa o Erro 500. As falhas não possibilitam que os dados sejam transferidos do ponto de origem para o aparelho ou computador de acesso usado pelo usuário durante a conexão. Essa dificuldade de transferência dos comandos estruturais que assegura o acesso ocorre na origem.

Sendo assim, não é um problema causado pelo usuário e as falhas podem ser momentâneas ou permanentes em função do servidor. Por outro lado, o banco de dados pode estar sobrecarregado em decorrência de um pico de tráfego ou deixar de responder em virtude de diversas conexões simultâneas. Vários detalhes podem estar incorretos nesse local.

Como corrigir o Erro 500 no WordPress?

Como já foi dito anteriormente, o Erro 500 pode ser originado no servidor. Contudo, ele também pode ser decorrente de um erro realizado pelo usuário. Talvez seja necessário mapear os passos executados e verificar se houve movimento ou alteração na página. Veja a seguir algumas dicas importantes para que você consiga resolver esse tipo de problema no site do WordPress!

Recarregue a página

Essa é uma atitude muito simples e eficaz, pois se trata da ideia natural dos usuários quando têm dificuldades em acessar um site. No caso do Erro 500, se houve uma falha na comunicação com o servidor, a dificuldade não será permanente. Tente recarregar a página para ter certeza se foi ou não um problema de conexão pontual.

Limpe o cache

A dificuldade no carregamento dos sites mais pesados prejudica a experiência de quem está tentando acessar as informações, mas é menos desagradável que o Erro 500. A limpeza do cache é uma atitude que requer a atenção dos usuários e que deve ser realizada de forma rotineira. Ela assegura que essa falha não se tornará uma dificuldade constante.

Caso o usuário demore algum tempo para limpar o cache, é provável que o procedimento seja demorado e leve alguns minutos para solucionar o Erro 500. Após a limpeza, o ponto de acesso estará limpo e todos os arquivos necessários começarão a carregar. Os elementos dos sites vão aparecer e a inacessibilidade desaparecerá por um tempo.

Cheque o registro do servidor

Avalie a estabilidade do servidor que assegura que as páginas estejam acessíveis. Detectar o Erro 500 é o primeiro passo para conferir o status de um servidor. Caso o problema seja mais grave, todos os sites que ele mantém no ar vão sofrer interferência e ficar fora do ar. Gerencie as informações de disponibilidade e acesse-as diretamente.

Entendeu o que é o Erro 500 e como corrigi-lo? Utilize um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS) e identifique de modo dinâmico se a dificuldade provém do servidor dedicado. O problema não é tão complicado de resolver se você prestar atenção nas possíveis causas e fazer um diagnóstico antes de tentar solucionar os entraves.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!