fbpx
Hospedagem

Como solucionar o erro erro 403 forbidden? Descubra

Você já encontrou um erro 403 forbidden ao visitar um site? Quando isso acontece, é um sinal de que o site está vazio ou que a página visitada tem um erro de permissão. Isso ocorre porque a maioria dos sites está configurada para não permitir a navegação em determinados diretórios para impedir que invasores acessem arquivos confidenciais.

Como existe um conjunto de mais de 50 códigos de status que representam o relacionamento complexo entre o cliente, o site, o servidor web e, algumas vezes, vários serviços da web de terceiros, determinar a causa de um código de status específico pode ser um desafio mesmo para um profissional experiente.

Para ajudar nessa missão, neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse erro, suas causas e métodos para consertá-lo. Confira!

O que é o erro 403 forbidden?

O erro 403 forbidden ocorre quando um servidor da web nega o acesso a uma página da web a um usuário que tenta acessá-la por meio de um navegador. O nome ” erro 403″ deriva do código de status HTTP que o servidor web usa para descrever esse tipo de erro.

O que causa o erro?

O erro 403 forbidden geralmente ocorre devido a uma configuração incorreta de acesso, que pode estar ligada a permissão de leitura, gravação ou execução inadequadas para um arquivo ou diretório. Entre as causas mais comuns do erro 403 forbidden, podemos destacar:

  • diretório de site vazio — quando não há página “index.php” ou “index.html”, o erro 403 será exibido;
  • página de índice ausente — quando o nome da página inicial não for “index.html” ou “index.php”;
  • erros de permissão/propriedade — configurações de permissão ou propriedade incorretas;.
  • configurações incorretas do arquivo .htaccess, que contém importantes definições de configuração do site e pode estar corrompido;
  • infecção por malware — se seus arquivos estiverem infectados com malware, podem acabar corrompendo o .htaccess;
  • página da web desatualizada em cache — quando o link da página atualizado é diferente da versão em cache;
  • plugin com defeito — plugins WordPress configurados incorretamente ou com problemas de compatibilidade.

Como corrigir o erro 403 forbidden?

Existem várias maneiras de corrigir o erro 403 Forbidden, que podem ser aplicados aos usuários e aos administradores/desenvolvedores de sites. Neste post, vamos destacar as resoluções voltadas aos administradores. Acompanhe!

Verifique o diretório de sites

Como sabemos, um diretório de site vazio pode causar o erro 403, por isso, certifique-se de que o conteúdo esteja no diretório correto do servidor. Dependendo do servidor que você está usando, o diretório correto para o seu conteúdo é:

  • Para Nginx : /var/www/vhosts/domain.com/httpdocs/
  • Para Apache : /home/username/public_html/

Se não houver tal diretório, crie um.

Adicione uma página de índice

A página inicial do site por padrão é index.html ou index.php. Quando essa página não faz parte de seu site, os visitantes podem encontrar um erro 403. Para resolver esse problema, você terá que adicionar essa página em seu diretório httpdocs ou public_html .

Se você já tem uma página inicial com um nome diferente de index, você pode renomeá-la ou configurar um redirecionamento em seu arquivo .htaccess para essa página inicial.

Tenha cuidado ao editar o arquivo .htaccess , pois ele contém instruções de configurações que afetam o comportamento do seu servidor web. O arquivo geralmente está oculto por precaução, mas você pode encontrá-lo em seu diretório public_html marcando a opção: “Mostrar arquivos ocultos”.

Para redirecionar para sua página inicial, siga as etapas abaixo:

  1. Faça login no cPanel e navegue até o diretório public_html .
  2. Nota: Você também pode baixar e editar o arquivo .htaccess localmente usando um cliente FTP em vez do cPanel.
  3. Clique com o botão direito do mouse no arquivo .htaccess e escolha Editar no menu suspenso.
  4. Edite o arquivo .htaccess no cPanel.

Redirecione o arquivo index.php ou index.html para sua página inicial existente inserindo o seguinte snippet de código:

  • redirect /index.html /homepage.html

Substitua homepage.html pelo nome real da sua página.

Verifique as permissões de arquivos e diretórios

Para garantir a segurança dos dados, os sites têm permissões que controlam o acesso a determinados arquivos e diretórios. Quando há permissões incorretas de arquivo ou diretório podem ocorrer o erro 403 Forbidden. As permissões especificam quem tem acesso de leitura ou gravação ao arquivo ou diretório em questão.

As permissões são representadas com valores numéricos. A prática geral é usar:

  • 755 para diretórios;
  • 644 para conteúdo estático;
  • 700 para conteúdo dinâmico.

Um ponto importante a ser observado são as permissões de arquivo do Linux, que podem incluir números, letras ou palavras, bem como uma entrada informando a quem o arquivo foi atribuído — proprietário, grupo ou ambos. Você pode alterar as permissões do arquivo recursivamente com o comando chmod, ou, se preferir uma GUI, use um cliente FTP para alterar as permissões de arquivo ou diretório.

Crie um novo arquivo .htaccess

O erro 403 pode ser resultado de uma configuração inadequada do arquivo .htaccess, que controla a configuração de alto nível do site .Siga as etapas abaixo para verificar se o arquivo .htaccess é a causa do erro 403:

  1. Encontre o arquivo .htaccess por meio de seu software de gerenciamento de arquivos (por exemplo, cPanel) ou por meio de um cliente sFTP ou FTP.
  2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo .htaccess e selecione Download para criar um backup local.
  3. Baixe o arquivo .htaccess no cPanel.
  4. Clique em Excluir para excluir o arquivo.
  5. Visite seu site, se o erro 403 não aparecer mais, significa que o arquivo .htaccess estava corrompido.
  6. Agora você precisa gerar um novo arquivo .htaccess.
  7. Faça login no seu painel e clique em Configurações > Permalinks .

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é erro 403 forbidden, as suas causas e como consertá-lo. Ficar com site parado por causa de um erro simples pode custar caro, fazendo com que você perca visitante, credibilidade e, no caso dos e-commerces e páginas de conversão, perca bastante dinheiro.

Gostou do post, Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão nossas novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagra01