fbpx
Desenvolvimento Tecnologia

Entenda sobre a importância de uma arquitetura de TI flexível

Vivemos em plena era da ascensão tecnológica, em uma época em que a computação em nuvem, os softwares de gestão, o uso de sites para diversas finalidades, entre outras tecnologias, imperam nas empresas.

Dentro desse contexto, a arquitetura de TI (tecnologia da informação) é algo que precisa ser valorizado e ter flexibilidade nas organizações.

Os gestores de TI e os empresários, de modo geral, precisam ter conhecimentos ao menos básicos em arquitetura de TI flexível, e é sobre o que trataremos neste post.

Por isso, se você quiser ficar bem informado sobre o assunto, continue a leitura e entenda a importância de uma arquitetura de TI flexível. Veja os esclarecimentos nos tópicos a seguir.

O que é uma arquitetura de TI?

Quando falamos em arquitetura de TI, muitas pessoas confundem essa expressão com o conceito de arquitetura empresarial, porém trata-se de ideias diferentes. A arquitetura empresarial representa toda a estrutura que uma organização necessita para fazer negócios, relacionar-se com os seus públicos, desenvolver suas atividades etc.

A arquitetura de TI, por sua vez, está relacionada com o funcionamento de todos os sistemas e aplicações que as empresas utilizam em seu dia a dia e que estão ligados à tecnologia.

Um software de gestão de estoque, a instalação de antivírus para evitar que equipamentos sejam infectados com objetos maliciosos, entre outros exemplos, são atividades que envolvem a arquitetura de TI.

As empresas, de tal modo, precisam investir em uma boa arquitetura de TI para que as ações possam ser desenvolvidas sem que ocorram erros ou problemas graves, como o vazamento de dados, por exemplo.

A arquitetura de TI também precisa ser flexível, ou seja, deve poder se adaptar às realidades da empresa, de acordo com sua evolução natural.

Se a empresa tem determinado número de caixas de e-mail — a título de exemplo — e necessita criar mais contas, a equipe de TI precisa dispor de um serviço de hospedagem que permita a criação de novos endereços de e-mail para os profissionais da organização.

Por que a arquitetura de TI é indispensável para as empresas crescerem de forma sustentável?

Independentemente do tamanho das empresas, todas elas necessitam da tecnologia para sobreviver no mercado competitivo.

Atividades feitas de forma manual estão cada vez mais escassas e é comum que tarefas dos setores de engenharia, administração, contabilidade, marketing, comunicação, entre tantos outros, utilizem recursos disponibilizados na internet e que demandam o uso de computadores e outros dispositivos.

Ter uma arquitetura de TI é relevante para que as empresas possam implementar novos recursos de forma sustentável em todas essas áreas citadas, sem ter que investir muito dinheiro para alterar algo, por exemplo.

Com uma arquitetura de TI flexível, a empresa poderá reutilizar servidores, verificar a possibilidade de fazer upgrades de licenças adquiridas etc. Tudo isso de forma prática e rápida.

Contudo, para alcançar tal resultado é preciso fazer modificações na cultura organizacional e ver nos times de TI um valor estratégico. Os empresários precisam observar a área de TI não apenas como um setor operacional, e os gestores do segmento têm o papel de contribuir para que eles tenham esse entendimento.

Quais são os principais benefícios ocasionados pela arquitetura de TI?

Ter uma arquitetura de TI bem definida é relevante para as empresas e gera diversos resultados positivos para a organização. A seguir, veja uma série de benefícios que as organizações têm ao fazer esse investimento.

Garante o desempenho dos recursos de TI

Uma estrutura de TI adequada possibilita que todos os recursos tecnológicos utilizados pela empresa apresentem bom desempenho. Isso é excelente, uma vez que a dificuldade para o acesso a um sistema operacional pode atrasar as demandas de trabalho na organização

A falta de desempenho adequado dos recursos de TI também é motivo para preocupação em serviços oferecidos aos usuários. O site de um e-commerce que demora para carregar, por exemplo, pode causar irritação e fazer com que um cliente abandone uma compra. Isso não acontece quando há uma arquitetura de TI flexibilizada.

Protege o seu negócio

Quando bem projetada, a arquitetura de TI também protege o seu negócio, pois é possível prever erros e proteger a organização de ataques externos, como a utilização de recursos corretos de firewall e sistemas que protegem os dados e informações que circulam nas redes da empresa.

Essa proteção é fundamental, uma vez que malwares, vírus e outros arquivos de origem maliciosa podem ser fatais para a segurança de uma empresa, possibilitando até mesmo fraudes financeiras.

Prevê a necessidade de novos investimentos

Outro benefício possibilitado pela infraestrutura de TI é a previsão da necessidade de novos investimento na organização. Tal afirmação se justifica pelo fato de que os gestores podem fazer análises dos equipamentos e recursos utilizados pela empresa e assim propor melhorias sempre que necessário.

O monitoramento constante do setor de TI fará com que a empresa não utilize tecnologias que já se tornaram obsoletas e que estão em desuso, estando sempre investindo para oferecer serviços ou produzir produtos com mais qualidade para o seu consumidor final.

Proporciona o aproveitamento do legado

Embora investir em novos recursos seja uma característica da arquitetura de TI, isso não quer dizer que tudo o que é antigo precisa ser jogado fora. Ao ter um desenho de arquitetura bem estruturado, você poderá reutilizar servidores, entre outros itens, conforme já destacamos anteriormente.

Ainda sobre o legado, é interessante reforçar que é recomendado que as empresas utilizem contratos de suporte, para que tudo seja solucionado prontamente. Também é importante que os acordos de SLA sejam sempre voltados ao atendimento das necessidades do negócio como um todo, pois somente assim poderão ser aproveitados com qualidade.

Agora você já sabe mais sobre a importância de uma arquitetura de TI flexível e como ela é relevante para o seu negócio. Por isso, não deixe de desenvolver essa importante área na sua empresa.

Se você gostou do nosso artigo e quer receber mais conteúdos interessantes como este em seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter e acompanhar todas as novidades do nosso blog.