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O uso das redes sociais como canal de vendas não é nenhuma grande novidade. Já faz anos que seus desenvolvedores estão impulsionando estas plataformas como lojas virtuais, sendo o Instagram uma das opções mais promissoras. Porém, para poder aproveitar melhor os recursos que ela oferece, você precisa saber como impulsionar o Instagram.

Quando o Facebook comprou o Instagram em 2012, demonstrou claramente que era uma plataforma de grande potencial. Desde então, o Instagram se fortaleceu e seu uso crescente tornou-o um lugar onde as empresas podem ter um impacto real no marketing. Neste artigo, daremos oito dicas interessantes para ajudar a impulsionar suas vendas por esta plataforma. Acompanhe o nosso índice e boa leitura.

  • Crescimento Constante;
  • Vantagens Para Varejistas Online;
  • Dicas Para Impulsionar Vendas Pelo Instagram;
  • Configurar um perfil de negócios no Instagram;
  • Detalhe bem o seu perfil;
  • Aproveite as Ferramentas de Venda;
  • Use um nome de perfil fácil de pesquisar;
  • Poste Fotos Que Chamem Atenção;
  • Promova Seu Site Em Suas Fotos;
  • Aproveite ao Máximo Suas Legendas;
  • Use Hashtags Com Sabedoria;
  • Fique atento aos assuntos em tendência;
  • Interaja com seu público;
  • Faça linkagem com outras redes e sites;
  • Evite vendas agressivas;
  • Atraia Influenciadores do Instagram;
  • Use Anúncios do Instagram;
  • Conclusão.

Crescimento Constante

O Instagram cresceu muito nos últimos anos, expandindo sua base mensal de usuários para mais de um bilhão. Isso é três vezes mais usuários do que o Twitter, um de seus principais concorrentes. Com isso, esta rede social tornou-se um lugar muito atraente para as empresas anunciarem seus produtos e executar campanhas de mídia social.

Metade de todas as empresas agora usa o Instagram como uma ferramenta de marketing e, em 2017, investiram quase U$3 bilhões em publicidade e, com certeza, as empresas conseguem grandes retornos. Tanto em visibilidade quanto em vendas diretas.

Vantagens para varejistas online

O Instagram é uma mídia social que se concentra em imagens e vídeos de alta qualidade, tornando-o ideal para postar fotografias e marketing de produtos altamente visuais e criativos que podem ser vinculados diretamente à sua loja on-line.

Com um público tão grande e crescente, ele pode expandir enormemente o alcance da sua empresa, aprimorando o engajamento dos usuários e ajudando a melhorar o posicionamento de sua marca. Adicione a isso a opção de vincular as contas do Instagram e do Facebook, para que as postagens que aparecem no Instagram também apareçam no Facebook, e o potencial para espalhar a sua marca seja ainda maior.

Dicas sobre como impulsionar o Instagram e conseguir mais vendas

Como já mencionamos, se você quer mesmo aproveitar o potencial desta e de outras redes sociais, precisa saber como otimizar seu desempenho. Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas. Confira:

1. Configurar um perfil de negócios no Instagram

Um erro comum para muitos empreendedores é criar uma conta pessoal para a empresa, a qual não costuma ter o melhor desempenho em relação a alcance e vendas. Felizmente, o Instagram agora permite que você crie um perfil de negócios. Assim, você não precisará depender de uma conta pessoal para fazer seu marketing. Uma ótima característica do perfil de negócios profissional é que você pode importar todos os seus contatos do Facebook. Ele também fornece dados de análise para ajudar você a ver o desempenho dos seus posts.

2. Detalhe bem o seu perfil

Outra coisa que você deveria corrigir o quanto antes é o seu perfil. Mais especificamente, sua descrição, sua bio e todas as outras informações relevantes sobre o seu negócio. Não é pequeno o número de pessoas que deixam esses espaços vazios por anos depois de entrarem nessa rede social.

Para perfis pessoais, isso não é um grande problema. Porém, não há como impulsionar o Instagram de uma empresa sem ter um perfil completo do seu negócio. Isso não só contribui com a credibilidade da sua marca como também melhora consideravelmente as chances de que sua loja seja encontrada organicamente pelo seu público-alvo.

3. Aproveite as ferramentas de venda

Existem muitas ferramentas disponíveis que ajudam você a vender produtos no Instagram. Essencialmente, eles usam uma variedade de técnicas para permitir que os usuários cliquem em sua foto e comprem o que veem. Essas ferramentas clicáveis ​​de shopfront incluem ícones “disponíveis para compra”, preços de itens ou botões “comprar agora”.

Tudo o que um usuário precisa fazer é clicar em um ícone ou botão e eles são levados diretamente para a loja ou para o seu bio URL do Instagram. Se você utilizar esses recursos de forma estratégica, pode obter resultados consideráveis sem fazer um investimento muito alto.

4. Use um nome de perfil fácil de pesquisar

Se você quer saber como impulsionar o Instagram, então precisa descobrir como ter maior descoberta e engajamento orgânicos. Ou seja, precisa que os leads venham até você por conta própria, não como resultado de alguma campanha paga. É mais difícil conseguir um bom volume desse tipo, mas estes são os acessos de maior valor.

Uma forma de facilitar isso é tentar criar uma marca que seja fácil de achar. Para isso, seu nome precisa ser fácil de ler e de escrever naturalmente. Se o público tiver dúvidas sobre como escrever o nome do perfil da sua empresa, então é bem provável que não te encontrem. Da mesma forma, você não quer nomes muito parecidos com outros negócios, para evitar confusão.

5. Poste fotos que chamem a atenção

Com milhões de fotografias adicionadas todos os dias em uma plataforma que visa promover ótimas fotografias, é necessário postar imagens que se destacam. Quanto melhor a experiência visual que você oferece aos usuários, mais sua marca será notada / lembrada. Experimente diferentes técnicas de tirar fotografias e usar filtros e ferramentas de edição para criar um estilo próprio.

6. Promova seu site em suas fotos

Uma forma criativa de levar as pessoas a visitar seu site é mostrar o endereço nas fotos postadas. Alguns fazem isso com texto adicionado ou através de marca d’água, no entanto, existem maneiras mais engenhosas de fazer isso — ter alguém usando sua marca em uma camiseta ou grafitado em uma parede ao fundo, por exemplo. Mesmo que não pareça grande coisa, isso aumenta bastante o número de visitantes em sua página, o que é sempre algo positivo para sua marca.

7. Aproveite ao máximo suas legendas

Além da imagem, você também pode adicionar uma legenda à sua foto. Com até 2.200 caracteres disponíveis, incluindo o uso de emotions, as legendas são uma oportunidade valiosa para desenvolver a identidade de sua marca, engajar seu público e inserir essas importantes solicitações de ação.

Fotos com legendas, especialmente aquelas com chamadas para ação, tendem a ter um nível bem maior de engajamento. Você também pode adicionar várias hashtags, ajudando sua postagem a aparecer em pesquisas relevantes.

8. Use Hashtags com sabedoria

Assim como no Twitter, as hashtags são amplamente usadas no Instagram, permitindo que as pessoas procurem por assuntos e correntes específicos. Por esse motivo, todas as suas imagens de marketing precisam ter hashtags com palavras-chave relevantes adicionadas a suas legendas.

Fazer isso ajuda seus produtos a serem vistos por um público mais amplo e garante que os usuários tenham uma chance maior de encontrá-los. Além de te dar uma oportunidade de impulsionar o Instagram de acordo com certas tendências e temas que estão ganhando tração ultimamente.

9. Fique atento aos assuntos em tendência

Falando em tração, é sempre uma boa ideia conferir quais tags e assuntos estão ganhando mais atenção no momento. Como você já deve saber, ser parte de uma tag em destaque é sempre uma boa forma de encontrar um público novo. Não tenha medo de pular em algumas dessas modas, caso elas sejam condizentes com seu produto e com o tipo de público que você deseja alcançar. É uma oportunidade para melhorar o desempenho do seu perfil.

10. Tenha uma agenda de publicações regulares

Não há como impulsionar o Instagram sem regularidade. Para os usuários, uma página que só posta seus conteúdos de vez em quando, sem nenhuma agenda ou previsibilidade, não vale a pena acompanhar. Além disso, o próprio algoritmo do site valoriza perfis com atividades mais regulares.

Sendo assim, o melhor a fazer é criar uma agenda de postagens. O volume pode variar de acordo com o momento, mas, no geral, mais ou menos três publicações por dia, em horários diferentes, podem ser o suficiente. Lembre-se de repostar algumas coisas ao longo do dia, para garantir que mais pessoas verão o conteúdo.

11. Interaja com seu público

O engajamento é uma das métricas mais importantes para o varejo no Instagram. Quanto mais pessoas interagem com suas postagens, maior é seu potencial para conseguir novos clientes. Porém, para que você consiga aproveitar isso, é importante que a iniciativa também parta diretamente de você.

O que isso significa? Que você deve responder comentários, enviar enquetes, responder mensagens privadas, etc. É um pouco mais de trabalho, mas isso contribui consideravelmente com o engajamento do público.

12. Faça linkagem com outras redes e sites

Como já mencionamos, você pode integrar o Facebook à sua conta no Instagram e também promover seu site através de suas postagens. Porém, o mais importante é fazer isso de forma estratégica para maximizar o número de conversões.

Em geral, o ideal é ter postagens e campanhas feitas especificamente com o objetivo de maximizar o número de pessoas acessando esses links. Isso envolve a escolha correta de imagens, tags e a melhor chamada, além de um contexto. Se tudo se encaixar corretamente, você vai conseguir bem mais pessoas visitando seu site diretamente.

13. Evite vendas agressivas

Uma velha prática de muitos negócios de varejo é tentar colocar seus produtos bem na cara dos leads o tempo todo, empurrando qualquer oportunidade de venda, por menor que seja. Se isso já funcionou algum dia, hoje isso é um tiro pela culatra, pois a maioria dos usuários em redes sociais não gosta de ter anúncios forçados ocupando todo o seu feed.

Nesse contexto, você vai precisar de um pouco mais de sutileza. O importante não é fechar o negócio rápido, mas construir uma base de leads fidelizados, os quais conhecem bem sua empresa e seus produtos. A longo prazo, isso não só contribui com uma rentabilidade mais estável como também melhora a visão do público sobre seu negócio.

14. Atraia influenciadores do Instagram

Influenciadores são um grande negócio nas mídias sociais. Se eles gostam ou compartilham seu material de marketing, isso pode ter um efeito enorme e instantâneo em suas vendas. É por isso que muitos dos famosos vloggers e blogueiros agora têm acordos lucrativos de patrocínio com grandes marcas.

No entanto, se você pode agarrar sua atenção, eles podem gostar de seus produtos sem você ter que pagar enormes somas de dinheiro. Para fazer isso, mencione-os em suas legendas e dê algumas respostas positivas para as coisas que eles postam, a fim de tentar estabelecer um relacionamento. Embora a obtenção de uma resposta positiva não seja garantida (essas pessoas têm milhões de seguidores), os resultados potenciais podem valer a pena.

15. Use anúncios do Instagram

Finalmente, você deve considerar pagar por publicidade no Instagram da mesma forma que faria no Facebook ou em qualquer outro canal. Os anúncios desta rede social são mais diretos do que uma campanha de mídia social e podem ter um impacto mais rápido e mais eficiente. Dessa forma, você melhora seu tráfego e alcança as pessoas certas para fechar suas vendas.

Um motivo para anunciar no Instagram é que, estatisticamente, seus usuários têm 60 vezes mais chances de interagir com seu anúncio do que os usuários no Facebook! Como já dissemos mais cedo, uma alta taxa de engajamento quase sempre se traduz em uma boa taxa de conversão em vendas.

Conclusão

Como você pode ver, o Instagram é uma plataforma muito útil para comercializar seus produtos. Assim como todas as redes sociais, seu ambiente é volátil, então tem sempre que estar atento para se adaptar a essas mudanças e continuar aproveitando suas vantagens.

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