fbpx
Tecnologia

Revenda de hospedagem: 9 passos para ter sucesso

O desenvolvimento e hospedagem de sites são serviços cada vez mais buscados hoje em dia, tanto por grandes empresas quanto por microempreendedores e por indivíduos. Como resultado, há muito espaço para investir e crescer nessa área. Porém, a maioria das pessoas não tem recursos para construir grandes servidores, com uma infraestrutura capaz de acompanhar a demanda da maioria dos usuários. Felizmente, você pode optar por atuar com a revenda de hospedagem.

Como o nome diz, trata-se da terceirização do serviço de hospedagem, o qual você repassa para o usuário final. É uma boa opção para complementar o serviço de desenvolvimento e design de sites, já incluindo também a hospedagem como parte do pacote. E é um setor com boas oportunidades de crescimento hoje.

Veja aqui um passo a passo para começar a trabalhar com revenda de hospedagem e ter sucesso.

1. Escolha o servidor certo

Um dos pontos mais importantes é definir qual será o serviço de hospedagem central que você usará como base. Afinal, se o provedor não oferecer um serviço de boa qualidade, você também terá problemas na hora de entregá-lo ao cliente final.

Primeiro, você deve avaliar a melhor relação entre custo e benefício. Ao fazer a contratação, verifique quais empresas têm o maior armazenamento e processamento em relação ao preço, além de buscar um servidor dedicado para seu trabalho. Outros recursos, como um backup regular de dados, também são importantes para melhorar sua qualidade.

2. Tenha um bom painel de controle

O painel de controle é o software que você usa para administrar todos os sites dentro de um servidor. Para quem trabalha com revenda de hospedagem, é fundamental ter um painel que facilite a gestão de todos os usuários e de suas atividades, além de promover sua segurança.

Cada painel de controle apresenta suas próprias qualidades. Ao fazer sua avaliação, busque aquele que seja mais fácil de usar, mas que ainda apresente boa segurança, suporte e ferramentas para realizar suas operações no dia a dia sem grandes dificuldades.

3. Implemente um programa de cobrança

Como o seu objetivo é fazer a revenda de hospedagem, você também precisa acompanhar o pagamento da mensalidade do serviço. Afinal, uma parte do seu valor é necessária para cobrir a locação do serviço terceirizado. Mas também pode ser difícil acompanhar todos os prazos e valores corretamente.

Uma forma de facilitar essa tarefa é utilizar um programa de cobrança, um software que monitora todas as cobranças e emite uma notificação quando há algum pagamento pendente ou atrasado. Essa ferramenta também serve para fazer o bloqueio automático do serviço caso o atraso no pagamento ultrapasse um limite predeterminado. Muito útil para facilitar sua gestão.

4. Conheça bem seu público-alvo

A revenda de hospedagem é um nicho bem particular dos serviços de criação de sites. Não basta apenas oferecer um espaço no servidor e cobrar uma mensalidade. Se fosse assim, qualquer cliente apenas iria direto ao provedor original. O que você pode fazer é aprender mais sobre o público e entregar soluções que o provedor não oferece.

Para isso, é importante aprender o máximo possível sobre o seu público-alvo. O tipo de site que desejam criar, quais recursos são mais importantes, quais são as principais dúvidas e quais problemas pretendem solucionar com a sua hospedagem.

5. Estude seus concorrentes

Já existem vários negócios voltados para a revenda de hospedagem atualmente, cada um oferecendo seus próprios serviços e suporte complementares. Naturalmente, se você quer se destacar diante do público, um bom ponto de partida é avaliar seus principais concorrentes e como eles atuam.

Primeiramente, isso ajuda a estabelecer os padrões esperados no mercado hoje, o que inclui a qualidade do serviço, alcance e valores praticados. Além disso, você pode encontrar outros nichos e públicos que ainda não são totalmente atendidos, o que dá mais oportunidades de construir seu negócio e ampliar sua base de clientes.

6. Prepare-se para as obrigações fiscais

Quando você lida com uma grande quantidade de dados dos seus clientes, especialmente online, também precisa seguir uma série de normas e prestar contas sobre como eles serão usados. São tarefas que exigem bastante conhecimento específico e podem sobrecarregar facilmente.

O mais indicado aqui é se preparar de acordo para essas obrigações fiscais. Seja com a contratação de profissionais ou buscando a ajuda de consultores.

7. Seja ativo nas redes sociais

Ter uma presença forte nas redes sociais é fundamental em qualquer negócio, ainda mais em setores que atuam majoritariamente online. É o ambiente ideal para fazer a prospecção de clientes, responder dúvidas e consolidar sua marca aos olhos do público.

Para isso, o ideal é ter uma agenda de postagens. Criar ou compartilhar ao menos um conteúdo por dia, em horários em que seus clientes estão mais ativos. Além disso, também é ideal escolher as redes sociais preferidas pelo seu público-alvo.

8. Promova a segurança da informação

É verdade que, na prática, os dados estão armazenados no servidor de uma empresa terceirizada, não em uma infraestrutura de sua propriedade. Mas isso não significa que você não tem responsabilidade sobre a proteção dessas informações. Também é necessário investir em segurança de dados para sua empresa e evitar que ela se torne uma porta de acesso a esses dados. Invista bastante em proteção digital, antivírus corporativo, senhas fortes e também no preparo da equipe para não criar vulnerabilidades durante seu acesso.

9. Invista na qualidade do seu suporte

Para complementar um bom serviço de hospedagem e desenvolvimento de sites, você precisa adotar também bons procedimentos de suporte e atendimento ao cliente. É inevitável que alguns deles tenham dúvidas ou problemas de funcionamento e precisem de assistência. Tenha sempre uma equipe bem preparada para lidar com essas questões, liste dúvidas comuns, entre outros recursos que solucionem problemas rapidamente.

Com esses passos, você já tem um passo a passo para encontrar seu sucesso na revenda de hospedagem. Basta se planejar adequadamente e encontrar o melhor serviço de hospedagem para dar suporte.

Se você quer a assistência que precisa para começar a trabalhar nessa área, entre em contato com a ValueHost e veja como podemos ajudar.