fbpx
Segurança

Qual a importância da cibersegurança nas empresas?

O número de informações compartilhadas na internet por segundo é surpreendente. Afinal, a revolução digital nos proporciona facilidade e eficiência como nunca foi vista nas últimas décadas. Contudo, ter maiores cuidados com dados da empresa, bem como seu destino é um assunto delicado que precisa ser observado atentamente. Uma das saídas mais inteligentes é investir em cibersegurança, isso porque ela permite melhor proteção contra ataques virtuais.

Ter conhecimento desta tecnologia proporciona vantagens como proteção criptografadas de dados dos clientes, confidencialidade da empresa no mundo digital, maior diferencial competitivo e fortalecimento nos negócios, com tendência de ser maior consolidada na TI. Acompanhe!

Por que investir em cibersegurança é indispensável?

À medida que as empresas avançam na era digital, será inevitável investir em segurança cibernética. Pois com ela será proporcionado melhor credibilidade com os clientes. Para se ter uma ideia, nos anos 2000, um simples ato de realizar compras e negociações na internet era algo que trazia bastante receio ao público. Algumas marcas pioneiras como Amazon e Submarino se destacaram nessa empreitada e provaram que é possível contar com a internet para alavancar as vendas. Portanto, tenha em mãos um planejamento na cibersegurança. Dessa forma, sua empresa terá:

  • proteção de dados confidenciais de clientes;
  • manutenção de atividades de TI mais otimizada;
  • integridade com LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • segurança mais completa em redes e sistemas.

Inclusive, para 2022, a previsão é de que mais de 90% das companhias foquem investimentos na cibersegurança, sendo que 60% delas terão gastos que superarão 250.000 dólares. O levantamento foi realizado pela Fortinet e um dos principais motivos que justificam essa tamanha preocupação foi a crise gerada pela pandemia Covid-19 que acelerou as tendências tecnológicas.

A cibersegurança se refere ao conjunto de ações técnicas e especializadas para proteger sistemas de companhias, seja de pequeno, médio e grande porte. Assim sendo, garante que dados sigilosos não sejam violados. Elas envolvem a proteção englobada da estrutura física e lógica da empresa.

Ou seja, a segurança cibernética física envolve lugares onde as informações estão armazenadas e quais as estratégias serão adotadas para que as informações não sejam acessadas por pessoas não autorizadas. A estruturação lógica está mais relacionada com a segurança contra ciberataques como os softwares maliciosos.

Utilizar esta ferramenta tecnológica favorece melhor proteção do seu patrimônio, principalmente o financeiro. Além disso, traz credibilidade para uma empresa mais segura no mercado. Além disso, pode trazer mapeamento de usuários e até melhor produtividade na equipe. Entenda com detalhes sobre suas vantagens no próximo tópico.

Quais as vantagens em investir na segurança cibernética?

O Brasil é um dos países que mais sofre ataque cibernético no mundo, inclusive, conforme o documentário da CNN Brasil Technologies, é o segundo país que mais sofre ciberataques ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Dito isto, confira quais são as principais vantagens em ter essa segurança na sua empresa para evitar vazamento de dados.

Maior economia de tempo e recursos

Com o modelo apropriado, será possível trazer máxima eficiência sobre os recursos devido a uma melhor otimização de espaço. Afinal, não será necessário ocupar tanto espaço com equipamentos ultrapassados à segurança. Dessa forma, a empresa terá melhor fluidez nos processamentos internos sem preocupações.

Mapeamento de usuários

Outro ponto interessante sobre essa cibernética é que o monitoramento da tecnologia de informação favorecerá um mapeamento dos usuários e como eles estão usufruindo seu tempo, além de permitir observar parâmetros de quais são os hardwares e softwares mais utilizados. Assim ,as organizações definem melhor as suas estratégias para aprimorar a experiência de seus serviços, por exemplo.

Solução de problemas em tempo real

Outra excelente vantagem em ter esta tecnologia nos servidores é a capacidade de ter o monitoramento preciso, real e com análise completa para detectar possíveis ameaças. O setor de TI se torna mais preparado e, além disso, alivia-se o sobrecarregamento desse setor pois os profissionais perdem menos tempo no monitoramento de tentativas de ataque e consegue focar nos detalhes para correção de brechas.

Aumenta a produtividade da equipe

A política de segurança contra ciberataques favorece melhoria no foco no trabalho com bloqueio de acesso às páginas que não possuem vínculo empregatício. Assim, proporciona hábitos saudáveis para melhor crescimento da companhia, pois o tempo e energia serão depositados em análises de produtos, estratégias de marketing para alcançar as metas da empresa.

Retorno rápido no investimento

Um dos principais tópicos levantados na hora da decisão de investir nesta tecnologia é o tempo de retorno do investimento realizado. A excelente notícia é que essa ferramenta traz escalabilidade, permite acesso às mais recentes tecnologias do mercado e traz fluidez como um todo. Além disso, ela não se reserva somente a grandes empresas multinacionais mas pode ser personalizada dependendo da necessidade do empreendedor.

É fato que esta forma de segurança digital favorece melhor gerenciamento dos setores de TI e oferece praticidade. Veja, logo abaixo, quais as formas e estratégias que você pode adotar com a cibersegurança no dia a dia da organização dos seus negócios.

Quais os principais aperfeiçoamentos que ela proporciona?

A segurança cibernética é complexa que envolve vários parâmetros na empresa. Escolher os modelos dependerá da personalização e estratégia dos negócios. Conforme a pesquisa realizada pela Fortinet, as violações ocorrem até mesmo durante o trabalho remoto, inclusive, 34% dos entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de invasão. De forma geral, os principais aperfeiçoamentos que esta tecnologia pode proporcionar são:

  • autenticação multifatorial (MFA);
  • implementos na segurança sobre endpoint e acesso à rede (NAC);
  • redes de longo alcance por softwares (SD-WAN) às residências;
  • no sistema Secure Access Service Edge (SASE).

Além disso, será de extrema importância o investimento de qualificação de profissionais sobre as inovações da nova década. Afinal, o problema que o país enfrenta com falta de capacitados na área de TI continuará sendo um desafio para o Brasil.

Adotar a cibersegurança é uma necessidade para consolidar sua empresa à frente dos desafios que surgirão. Dessa forma, será muito mais questão de segurança mas proporcionará uma revolução nos negócios permitindo que eles avancem sem fronteiras.

Você já aplica as tecnologias cibernéticas na sua companhia e também presencia suas vantagens? Então, conte a sua experiência aqui para a gente nos comentários!