fbpx
Dicas

Protocolo DHCP: você sabe como usar?

No mundo digital, alguns recursos facilitam bastante nosso dia a dia sem que ao menos percebamos. E entre eles, destaca-se o protocolo DHCP no qual está relacionado com o Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede e favorece que as máquinas tenham um endereço de IP automaticamente.

Esse protocolo começou a ganhar destaque em 1993 e é fundamental para administração de redes. Dessa forma, preparamos este post para abordar com mais detalhes sobre a sua função, os modos de funcionalidade e quais os benefícios em utilizá-lo. Tire suas dúvidas agora mesmo e boa leitura!

Qual a função do protocolo DHCP?

O protocolo DHCP se torna importante no melhor gerenciamento de uma rede. Por exemplo, vamos supor que você tenha que administrar uma rede de 100 ou mais computadores. Seria praticamente impossível atribuir um número de IP com todos os parâmetros necessários para cada um.

Então, para essa missão, o protocolo DHCP entra — por meio dele, um servidor será capaz de distribuir automaticamente os endereços de IP diferentes a todos os computadores conforme eles realizam a solicitação de conexão de rede. Dessa forma, essa distribuição de IPs é realizada em um intervalo pré-definido no servidor.

Ou seja, esse protocolo utiliza um modelo cliente-servidor para que, quando o usuário conecte a uma rede, ele envia pacotes com pedido de configuração DHCP e o seu servidor gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis com parâmetros e informações importantes (nome de domínio, gateway padrão, DNS etc.).

Por fim, quando este servidor recebe um pedido, é feita a entrega e configurações destes endereços para o cliente.

Como ele funciona na prática?

Antes de adentrarmos sobre o seu funcionamento, é preciso entender como o protocolo DHCP pode ser gerenciado. De maneira geral, se dá em três formas: automática, dinâmica e manual. Entenda com detalhes sobre cada uma:

  • automática — é quando uma quantidade de endereços de IP, que está dentro de uma faixa, é definida para ser usada dentro da rede. Assim, sempre que um dos computadores solicitar sua conexão, um destes IPs será destinado para a máquina relacionada;
  • dinâmica — é semelhante com o que acontece na automática, contudo, a conexão do computador com o IP relacionado é limitado por um determinado período de tempo pré-configurado que varia conforme a necessidade do administrador de rede;
  • manual — o protocolo DHCP transporta o endereço de IP à medida que o valor de MAC (Medium Acess Control) de cada placa de rede e cada computador utilizará somente este endereço de IP. Assim, é utilizado esse recurso quando é imprescindível que a máquina apresente um endereço de IP fixo.

O fato é que o protocolo DHCP apresenta diferentes plataformas que traz uma solução eficiente para auxiliar os administradores de rede. Ele funciona na camada de aplicação que atribui de maneira dinâmica o endereço de IP do cliente. Inclusive, acontece por meio da troca de uma série chamadas de transações DHCP com quatro etapas iniciais. Vamos conhecer cada uma delas?

Descoberta de DHCP

O cliente DHCP conecta à uma rede, ou cabo sem fio, no qual transmite as mensagens para a descoberta dos servidores DHCP. Assim, o quadro com esta mensagem DISCOVER chega no servidor.

Oferta DHCP

Após o servidor receber a mensagem DHCP DISCOVER, ele irá sugerir ou fornecer um endereço IP para o cliente que enviará uma mensagem de oferta. Nela, terá incluso o endereço IP proposto para o cliente, endereço MAC do cliente, máscara de sub-rede, endereço do IP do servidor, gateway padrão, endereço DNS e a sua informação de concessão com as seguintes etapas:

  • endereço que será proposto para o cliente (192.168.1.10);
  • máscara de sub-rede para identificação do espaço de sub-rede (255.255.255.0);
  • IP do gateway padrão para a sub-rede (192.168.1.1);
  • IP do servidor com tradução de nomes (8.8.8.8).

Solicitação de DHCP

Depois que o cliente receber a oferta, será solicitado a informação oficial com o envio da mensagem REQUEST por unicast. É importante salientar que ele poderá receber várias ofertas de DHCP por existir vário servidores, mas aceitar apenas uma oferta por vez.

Confirmação de DHCP

O servidor envia uma confirmação ao cliente no qual confirma a concessão do protocolo DHCP. Assim, a configuração de IP é finalizada e concluída para poder ser utilizado novas configurações, quando necessário.

Quais os benefícios de usar DHCP?

O protocolo DHCP é capaz de proporcionar uma configuração IP precisa e favorece que ele seja utilizado uma única vez e uma automatização na administração dos endereços. Sem ele, o profissional precisaria incluir ou revogar tudo de maneira manual, que seria desvantajoso por levar mais tempo.

Além disso, será possível controlar e automatizar qual dispositivo você determinará no endereço do IP, além de centralizar as informações para otimização de todo o trabalho e facilitar o processo de alteração de escopos, endereços e endpoint security. Portanto, você poderá integrar e distribuí-las para um novo terminal a ser utilizado.

No entanto, no protocolo DHCP existem algumas desvantagens. Uma delas é não possuir métodos de segurança na questão da identificação do cliente. Dessa forma, quando ele ingressar na rede, não haverá restrições. Uma maneira de solucionar esse problema é usar dados do agente de transmissão fazendo com que o DHCP marque conforme elas cheguem à rede.

Essa autenticação é conhecida como controle de acesso de rede (NAC) ou 802.1x e esse processo é bastante simples de ser implementado. Além disso, o protocolo DHCP facilita o gerenciamento de toda a rede para os administradores, afinal, realizar todo esse protocolo manualmente pode ser trabalhoso.

A otimização na gestão de configuração é outra vantagem com o protocolo DHCP. Assim, ele auxilia na frequência de atualização para que seja feita de maneira eficiente e automática na comunicação dos servidores.

Em suma, contar com o protocolo DHCP possibilita em um melhor monitoramento de redes e poderá, até mesmo, impossibilitar que aconteçam erros nas redes, como a duplicação de endereços que gerem conflitos no IP ou até mesmo digitação incorreta de uma máscara de sub-rede.

O conteúdo ajudou a tirar suas dúvidas? Então, para ficar por dentro de tudo relacionado a sites e sua melhor administração, também curta nossa página do Facebook e não perca nenhuma novidade!