fbpx
Segurança

Por que o endpoint security é tão importante na sua empresa?

Quando se trata da Segurança da Informação, o endpoint security trata-se da abordagem de proteger uma rede corporativa, quanto acessada, tanto por métodos internos e remotos, como tablets, servidores, smartphones etc. esse software de proteção é inserido em todos os servidores de rede e em todos os dispositivos da companhia.

Sua tradução literal significa “ponto de extremidade” e ele pode ser utilizado na TI para determinar pontos de comunicação de acesso a uma aplicação ou como parte de uma estrutura de segurança de rede.

Pensando nisso, preparamos este texto para demonstrar como o endpoint security é fundamental para a sua empresa. Continue lendo!

O que é endpoint security?

O endpoint security consiste em uma abordagem relacionada à proteção de rede corporativa e atua com status de monitoramentos, além de softwares. Dessa forma, essa ferramenta seria um dispositivo conectado à rede, como celular ou computador e essa solução é instalada em servidores da empresa, cujo objetivo é de monitorar e agir contra possíveis riscos.

A sua segurança visa a proteção de todos os computadores e dispositivos existentes na rede empresarial e exige um planejamento de proteção que entenda toda a infraestrutura de TI. O endpoint security se diferencia do antivírus, uma vez que tem como objetivo proteger um dispositivo em específico.

É preciso lembrar que essa ferramenta também adota outros mecanismos de segurança. Normalmente, ele insere um modelo de serviço entre o servidor e cliente, que conta com unidades implementadas em cada um deles, sendo que a principal está presente no servidor e as agentes são colocadas nos dispositivos.

Com o uso dessa integração, a empresa pode bloquear acessos e manter a segurança dos endpoints. Essa prática é capaz de evitar vazamentos de informações, ataques, indisponibilidade dos sistemas e queda de produção de seus colaboradores.

Qual a sua importância para a segurança da empresa?

A sua principal importância em relação à segurança é sua natureza proativa. Seu objetivo é cobrir uma determinada área, que são as ferramentas conectadas, de possíveis ataques externos. Dessa forma, esse mecanismo atua antes mesmo da possibilidade de haver um ataque à empresa.

A estratégia que o endpoint security utiliza para cobrir tais brechas é de grande importância por conta da evolução tecnológica das ameaças. Anteriormente, os firewalls eram capazes de proteger as companhias contra-ataques. Contudo, as novas ameaças como malwares de criptografia se tornaram mais difíceis de serem detectados e combatidos.

Assim, os firewalls começaram a alterar suas ações de desenvolvimento, direcionado mais para a área de filtragem de tráfego interno, em vez de proteção. Normalmente, as soluções de endpoint security disponibilizam outros benefícios em relação aos antivírus comuns. Uma delas são proteções adicionais que vão além do malware, uma vez que nem todo malware é considerado um vírus.

Outro ponto é sobre a escalabilidade das aplicações dos antivírus. A proteção que esses programas ofertam atua por meio de identificações de assinaturas únicas que classificam um malware ou vírus. Porém, toda vez que esse tipo de problema é identificado, esse processo é executado de novo, e se uma chave diferente é detectada, então uma identificação nova deve ser criada e o antivírus consegue controlar essas identificações em um banco de informações.

 De modo concreto, um mesmo malware pode se apresentar de várias maneiras e a grande quantidade dessas ameaças que existem pode fazer com que os antivírus tenham uma menor eficiência em sistemas atuais.

Ressalta-se, ainda, que há vírus conhecidos como polimórficos, que podem modificar seu código-fonte, fazendo com que sua detecção e rastreamento se tornem mais difíceis.

Quais as vantagens do endpoint security para a sua empresa?

Essa ferramenta conta com diversos benefícios para as empresas. Veja, a seguir, algumas delas.

Diminuição de custos

Um sistema endpoint security sai bem mais em conta do que a compra de componentes separados para garantir a proteção de cada aparelho que esteja conectado à rede. É necessário somente realizar uma compra da solução e ela já conta com um software de servidor e outro de cliente para ser inserido em todos os dispositivos.

Bloqueio de ações indesejadas

Mesmo que não seja intencional, invasões podem ocorrer frequentemente nas empresas. Se um colaborador, por exemplo, colocar um pendrive infectado no computador da companhia, isso pode provocar uma grande vulnerabilidade do sistema.

Por essa razão, muitas empresas têm políticas de segurança que impedem colaboradores a inserirem ferramentas internas em estações de trabalho. Por isso é importante contar com soluções endpoint security, pois essa ferramenta auxilia no bloqueio desse tipo de atividade.

Interação simples com novas tecnologias

A evolução dos sistemas pode ser praticada de modo muito mais veloz e seguro, uma vez que as atualizações ocorrem em apenas um programa. Dessa forma, é possível acompanhar as novas necessidades da empresa, atualizando todas as ferramentas rapidamente.

Administração centralizada

Você pode centralizar sua rede por meio desse sistema. Dessa forma, o administrador de infraestrutura de TI ou empresa terceirizada passa a ser um gestor do endpoint security, sendo responsável pelo controle e concessão de uso da plataforma.

Além disso, ele pode auditar a segurança, monitorar a rede, ter acesso a relatórios, entre outros. Essas medidas acontecem por meio de um orquestrador ou portal de gestão remota.

Fácil instalação

É preciso somente instalar e configurar o servidor central responsável pela segurança da rede. Pessoas autorizadas só poderão ter acesso à rede por meio da instalação do cliente em seus dispositivos. A configuração do servidor cliente é muito fácil e bem simples sua usabilidade. Além disso, uma vez configurado, a segurança estará em constante monitoração.

Contudo, para isso é necessário procurar por um fornecedor de segurança, que disponibilize uma solução que atenda às suas necessidades e seja de alta qualidade. É recomendável realizar uma pesquisa de mercado, analisar a reputação das empresas disponíveis para, dessa forma, tomar uma decisão acertada.

Enfim, fica claro sobre a importância de implementar o endpoint security em uma rede corporativa. Isso pelo fato de que essa ferramenta é capaz de identificar, monitorar e bloquear possíveis ameaças, oferecendo um ambiente muito mais seguro para a rotina de trabalho da empresa.

E aí, gostou deste texto? Siga-nos nas redes sociais (Twitter, Facebook) e fique por dentro de outros assuntos como este!