fbpx
Segurança

5 formas de vazar os dados da empresa e como evitar que isso ocorra

A informação é o recurso mais valioso em qualquer organização hoje em dia. Tanto para tomar decisões empresariais bem direcionadas quanto para evitar problemas. Caso ocorra algum erro como, por exemplo, vazar os dados da empresa, isso pode comprometer bastante seu negócio, especialmente se forem informações sigilosas de clientes e parceiros.

O que mais dificulta a prevenção desses vazamentos de dados é que eles podem ocorrer de várias formas diferentes. Quando não há um esforço ativo da sua parte para prevenir esses erros, eles podem se tornar mais e mais frequentes. Se trata tanto de um investimento nos seus recursos de segurança como também na forma como você e sua equipe trabalham no dia a dia.

O primeiro passo para remediar essa situação é entender quais são as formas de vazar os dados da empresa e o que pode ser feito para evitar que isso ocorra. Para ajudar com isso, vamos listar aqui as principais formas como isso ocorre e também as principais soluções. Acompanhe.

1. Senha fraca

Quando você faz o cadastro em um site ou abre uma conta no banco, é comum que senhas marcadas como “de fácil dedução” sejam barradas logo no começo. A razão para isso é bem óbvia: quando é muito fácil inferir a senha de uma pessoa com base em seus dados pessoais ou em uma conversa casual, há boas chances de que alguém se infiltre no bando de dados da empresa e tenha acesso a todos os dados.

Se você ou algum membro da equipe tiverem uma senha muito fácil de descobrir, então é bem provável que alguém interessado em roubar informações fique atento e descubra qual é. Quando existe a possibilidade de trabalho remoto, é quase certo que esse login será usado.

Uma solução aqui é instituir sistemas de proteção e sistemas que verifiquem o nível de segurança da senha antes que ela seja confirmada. Gerar senhas completamente aleatórias é outro caminho, mas as pessoas têm dificuldade em lembrar de cabeça, o que leva a anotações escritas. Outra vulnerabilidade que deve ser evitada.

2. Pouco controle de acesso

Mesmo quando as senhas não são totalmente seguras, outra barreira para evitar vazar os dados da empresa é o controle de acesso. Como o nome já diz, é uma forma de limitar o acesso de diferentes usuários a diferentes conjuntos de informação. Uma das razões para isso é justamente impedir que pessoas com credenciais básicas e fáceis de conseguir consigam informações de algo valor.

Em negócios onde não há esse controle de acesso, um criminoso pode utilizar o cadastro de qualquer membro como porta de entrada para as informações do negócio ou de seus clientes. Mesmo que seja apenas uma contratação temporária ou um estagiário. Se alguém da empresa quiser, pode vazar essas informações. Se for alguém de fora, terá muito mais oportunidades para conseguir acesso.

A instituição de um controle de acesso pode levar algum tempo, dependendo do número de colaboradores e quão complexa é a estruturação da sua empresa. Para que isso funcione, o ideal é investir em softwares de gestão e controle apropriados, os quais também têm outros recursos de segurança.

3. Sistema vulnerável a infiltração

Ataques de hackers também não são o acontecimento mais raro do mundo em muitas áreas de atuação. Se a sua empresa contém dados importantes sobre você e seus clientes, especialmente contas bancárias e senhas, então alguns criminosos virtuais podem tentar obter essas informações para vendê-las ou cometer outros crimes.

Esse risco é agravado quando você não tem um sistema devidamente protegido contra essas invasões. Falta de softwares de proteção é um erro grave, enquanto o uso de sistemas com código vulnerável deve ser evitado a todo custo. Especialmente nos dias de hoje, onde vários ataques de hackers podem ser realizadas por pessoas comuns com o mínimo de pesquisa.

Coisas simples, como antivírus e firewalls, devem sempre estar ativos durante todo e qualquer acesso ao seu banco de dados, tanto na máquina remota quando dentro da sua empresa. Além disso, a escolha de um provedor bem preparado, que ofereça suporte de segurança às informações, faz toda a diferença.

4. Equipe mal orientada sobre segurança

Apesar de todos os pontos que mencionamos até agora poderem ser resolvidos com alguns investimentos internos, a maior vulnerabilidade de todas ainda é a sua equipe. Uma pessoa pode vazar os dados da empresa sem nem se dar conta, acessando uma página com vírus ou fornecendo informações sigilosas a pessoas que não deveriam.

Da mesma forma, restringir demais as ações da sua equipe para evitar vazamentos tende a atrapalhar seu desempenho no dia a dia. Isso torna ainda mais difícil conseguir equilibrar a necessidade de segurança em seu negócio com a busca por melhor desempenho e produtividade.

A solução aqui é a orientação e educação. É imperativo manter sua equipe bem informada sobre os procedimentos de segurança e como notar possíveis casos de golpes. Os treinamentos devem ser recorrentes e renovados de acordo com a necessidade, especialmente se houver algum caso recente de violação.

5. Reação lenta a vazamentos

Uma atitude que prejudica muito a segurança de dados em empresas é que, quando ela ocorre, a maioria dos gestores não está devidamente preparada. É praticamente impossível evitar vazar dados da empresa do seu servidor em algum momento, por maiores que sejam suas precauções. O importante é saber como reagir quando isso ocorre e evitar que o prejuízo seja grande demais.

Para isso, você precisa estabelecer protocolos de emergência com relação à violação de dados. Isso inclui notificar clientes sobre possível comprometimento de suas informações, mover ou apagar dados antes que eles sejam pegos, etc. Na maioria dos casos, o custo desses métodos de contingência são bem menores do que ter todos os dados da sua empresa vazados e utilizados por criminosos.

Agora que você entende melhor como é possível vazar os dados da empresa e o que você pode fazer para se prevenir, é hora de colocar estas atitudes em prática. Com um pouco de planejamento, você evita uma série de problemas para seu negócio.

Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook e no Twitter para receber tudo em primeira mão.