fbpx

Como mensurar o ROI de projetos de cloud computing?

Como mensurar o ROI de projetos de cloud computing?

Powered by Rock Convert

Os projetos de cloud computing estão em alta nas empresas, pois representam muitos benefícios. A liberação do espaço físico, a possibilidade de se trabalhar remotamente, entre outras vantagens justificam que as organizações cada vez mais cobrem dos gestores de TI esforços voltados para o uso desse recurso.

Apesar disso, nem sempre conhecer os benefícios desse tipo de tecnologia faz com que os CEOs ou diretores gerais das empresas liberem a verba necessária para o desenvolvimento de projetos de cloud computing.

Em casos assim, convém que o gestor de TI saiba como calcular o ROI desse tipo de projeto, justificando assim novos investimentos na área. A seguir, explicaremos o que é ROI, como mensurá-lo em escopos baseados em cloud computing e qual é a importância de fazer esse cálculo. Acompanhe!

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para “Return Over Investment”, expressão que traduzida para o nosso idioma significa “retorno sobre o investimento”. Trata-se de um indicador de desempenho por meio do qual uma empresa pode saber se está ganhando ou perdendo dinheiro em cada investimento que é realizado.

Calcular o ROI é bastante simples, basta a aplicação da seguinte fórmula matemática:

ROI = (receita – custo / custo) X 100

Assim sendo, para calcular o ROI em um projeto de cloud computing é preciso definir a receita, ou seja, os valores que foram arrecadados por conta dessa implementação. Falaremos mais sobre como definir esse passo na sequência. Além disso, também é necessário conhecer o custo, que é o total de despesas que foram necessárias para utilizar um sistema de computação em nuvem.

Se o resultado desse cálculo for 50, por exemplo, será possível concluir que a empresa teve um retorno de 50% sobre o investimento realizado.

Como mensurar o ROI em projetos de cloud computing?

Para mensurar o ROI em projetos de cloud computing, é necessário levar em consideração uma série de fatores. Por isso, recomendamos que você siga os passos descritos nos próximos tópicos.

Defina os pré-requisitos

O primeiro dado necessário para fazer o cálculo do ROI é definir um período de tempo para medição. Recomenda-se que a conta seja feita pelo menos 2 anos após a implementação do cloud computing, uma vez que antes desse período é mais difícil de verificar números realistas.

Outro pré-requisito essencial é a definição de metas para o ROI. Assim, você poderá trabalhar no período em que antecede o primeiro cálculo, para que esses números desejados sejam alcançados.

Apesar disso, é preciso ter o cuidado para que as metas sejam sempre tangíveis. Não convém criar uma meta praticamente impossível de ser alcançada, pois assim você certamente não alcançará o valor que deseja como resultado do ROI.

Verifique a quantidade de máquinas da empresa

É preciso fazer um inventário com toda a quantidade de máquinas que a sua empresa tem. Isso se justifica porque, com o investimento em computação em nuvem, é bem provável que você poderá deixar de utilizar data centers, por exemplo.

Desse modo, a inativação desses equipamentos poderá resultar em aspectos positivos, como a diminuição das contas de energia elétrica, por exemplo.

Calcule os custos para o projeto de cloud computing

O cálculo do ROI solicita que sejam discriminados os custos totais do projeto. Porém, para isso, é preciso levar em consideração os gastos de diferentes origens, como os seguintes:

  • custos da solução: tratam-se dos valores pagos para o sistema de gerenciamento em nuvem que será contratado;
  • custos de utilização: os serviços de computação em nuvem geralmente cobram pela quantidade de tempo da utilização e o volume do tráfego. Logo, é importante verificar os gastos de utilização e as formas como eles variam em cada época do ano;
  • custos para a migração: em alguns casos a empresa poderá ter a necessidade de custos extras, como a compra de softwares ou contratação de prestadores de serviços para a migração dos servidores físicos para a nuvem.

Promova treinamentos internos

Uma vez que o sistema de cloud computing for implementado na empresa, é preciso que a organização disponibilize treinamentos para que os colaboradores de TI aprendam a utilizar corretamente as novas ferramentas.

A ideia é que todos utilizem os novos recursos em sua potencialidade, fazendo assim com que o ROI seja mais positivo para a organização.

Faça um levantamento das receitas

Embora essa parte seja um pouco complicada, também é essencial que você some corretamente as receitas, ou seja, os ganhos obtidos com o cloud computing, para que o valor seja aplicado no cálculo do ROI.

Aqui podem ser levado em consideração o tempo médio para a execução de atividades e benefícios que o sistema em nuvem trouxe para outras áreas que não a de TI, como o marketing, as vendas, o financeiro etc.

Deve-se analisar cada setor isoladamente, transformando em valores monetários as vantagens obtidas. Feito isso, basta aplicar o valor final na fórmula do ROI.

Por que é importante mensurar os resultados dos projetos em cloud computing?

Conforme explicamos, mensurar os resultados dos projetos em cloud computing é relevante para justificar os investimentos na área de TI. Uma vez que os CEOs perceberem que essa ação trouxe resultados positivos para a empresa, eles também se sentirão motivados e terão segurança para desenvolver outros planos que envolvam a tecnologia.

Outro fator que conta como importante para mensurar os resultados em projetos de cloud computing é que, com base nos resultados alcançados, pode-se tomar decisões de maneira mais estratégica.

Dessa forma, se o valor do ROI não for tão animador no primeiro ano em que ele é calculado, podem-se traçar estratégias para que no próximo cálculo realizado o desempenho apresentado seja maior.

Esperamos que você tenha conseguido entender como mensurar o ROI de projetos de cloud computing. Afinal, isso é muito relevante para justificar o investimento e garantir que a sua empresa colherá bons resultados.

Quer continuar se informando sobre esse método de trabalho e como ele é interessante para as organizações? Então recomendamos a leitura de nosso artigo “Entenda o que é computação em nuvem”. Ele traz informações detalhadas sobre o tema. Não deixe de conferir.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of