fbpx
Tecnologia

Golang: tudo que você precisa saber sobre a linguagem de programação da Google

No mundo das linguagens de programação, não há trégua para descobertas e inovações. Os desenvolvedores estão sempre em busca de uma linguagem mais fácil, sofisticada e amigável para projetos que atenda às suas necessidades.

A GoLang — ou, simplesmente, Go — é uma linguagem de programação de código aberto do Google. Fez sua primeira versão estável em 2011 e tem conquistado cada vez mais adeptos, já que surgiu com a ideia de simplificar o processo de desenvolvimento de software.

Neste artigo nós vamos desvendar algumas das principais características que diferenciam essa linguagem das demais. Vamos lá?

O que é a GoLang?

A GoLang é uma linguagem de programação criada originalmente em 2007 pelo Google. Inicialmente, pretendia ser um padrão de codificação interno para a própria infraestrutura da empresa, mas seu potencial impulsionou a abertura de capital. Em 2009 foi lançada oficialmente e tem crescido desde então.

Como funciona essa linguagem de programação?

A Go é uma linguagem de programação de código aberto. É uma linguagem compilada estaticamente tipada e oferece suporte à programação simultânea, ou seja, permite a execução de vários processos simultaneamente. Isso é feito usando canais, goroutines etc. Além disso, ela conta com uma coleta de lixo, que faz o gerenciamento de memória e permite a execução adiada de funções.

Qual o objetivo da Google ao criar essa linguagem de programação?

A Go foi criada com o objetivo de ser uma linguagem de programação fácil de usar e, ao mesmo tempo, capaz de cobrir alguns dos principais desafios no trabalho com o sistema da Google. A ideia era eliminar a lentidão e tornar o processo mais escalável e produtivo.

Naquela época, a empresa passava por algumas dificuldades por usar outras linguagens de programação. Se, por exemplo, o problema fosse C ++, a solução poderia levar um dia inteiro. Isso não era razoável, tanto em relação ao tempo quanto à produtividade.

A tecnologia GoLang resolveu perfeitamente esses problemas. Os desenvolvedores da GoLang elogiaram a simplicidade e progressividade da linguagem, que foi baseada nos melhores recursos das linguagens de programação C, Pascal e Oberon.

Os programas que usam os serviços de desenvolvimento da GoLang podem incluir várias linhas de código, mas, ainda assim, ser fáceis de navegar com milhares de linhas. Por isso, é rápida e fácil de gerenciar. A GoLang fornece muitas ferramentas e recursos de desenvolvimento. Por exemplo, GoLang for DevOps, que é um tipo de linguagem facilmente usada para qualquer propósito de escopo de projeto.

Esses fatos influenciaram fortemente o desenvolvimento posterior da GoLang. Tornou-se atraente tanto para desenvolvedores de software iniciantes que desejam começar a construir programas multifuncionais rapidamente, quanto para grandes corporações que buscam melhorar o desempenho de seus projetos.

Desde seu lançamento inicial, a linguagem mudou muito. Grandes modificações ocorreram na sintaxe e na semântica. O Google tentou remover os traços de C, tornando sua estrutura ainda mais fácil de usar e autossuficiente. Como resultado, a GoLang se tornou mais amigável para desenvolvedores que anteriormente não tinham experiência em outras linguagens de programação.

Por que aprender a programar em Go?

Como dissemos no início, a Go é open source — o código-fonte original é disponibilizado gratuitamente e pode ser redistribuído e modificado. Além disso, é uma linguagem concisa (breve, mas abrangente), limpa (propósito geral puramente funcional) e eficiente (produção máxima com esforço mínimo). Ela compila rapidamente para código de máquina, mas tem a conveniência da coleta de lixo e o poder de reflexão em tempo de execução.

Vamos detalhar mais sobre alguns dos principais motivos para aprender essa linguagem.

Fácil de aprender

Como a sintaxe do GoLang é um tanto semelhante à da linguagem C, é fácil de entender, especialmente para programadores de estilo C ou Java. A sintaxe do Go é menor em comparação com muitas outras linguagens de programação e tem um único conjunto minimalista de recursos para realizar a tarefa.

A linguagem central consiste em alguns recursos simples e ortogonais que podem ser combinados em um número relativamente pequeno de maneiras. Isso facilita a capacidade aprender o idioma e ler e escrever programas. Não só tem clareza, mas também tem ampla documentação disponível para entender os conceitos desde o início.

Simultaneidade

A criação de aplicativos multithreading usando outras linguagens de programação, como Python, Java etc. é difícil, pois muitas vezes sofrem de problemas de desempenho, execução simultânea, bloqueio de threading, condições de corrida e deadlocks. Durante o desenvolvimento da GoLang, isso foi considerado.

A Go tem um conceito de goroutines, que é uma thread leve gerenciada pelo tempo de execução. Tem pilhas segmentadas que podem ser aumentadas, o que significa que usará mais memória somente quando necessário. Ao compartilhar estruturas de dados, você evita ter que recorrer ao bloqueio mutex.

Networking

A Go pode ter bibliotecas de análise de alta qualidade que são fáceis de conectar a outras. É excelente para escrever aplicativos de rede, como servidores TCP ou HTTP no nível de produção. Também torna possível inventar seus protocolos.

Além disso, ela tem muitas bibliotecas auxiliares, como netconf, ssh, entre outras, para testar com redes junto a um ótimo desempenho. É possível encontrar exemplos de código para quase todas as funções relacionadas à rede.

Biblioteca padrão

A Go tem uma biblioteca padrão incrível que fornece uma grande variedade de funções e pacotes integrados convenientes e fáceis de usar para trabalhar com tipos primitivos. Alguns pacotes facilitam o manuseio de codificação e decodificação, manipulação de bytes brutos, funções de utilitários de rede, análise, depuração e muito mais. Não se limitando a isso, não há necessidade de uma dependência extra, pois o suporte para teste também está integrado à biblioteca padrão.

Capacidade de manutenção

Outra vantagem de programar em GoLang é que ela deixa de fora deliberadamente muitos recursos que estão presentes nas modernas linguagens de Programação Orientada a Objetos. Como tudo na Go é dividido apenas em pacotes, ela tem apenas estruturas em vez de classes.

Ela vem sem nenhuma biblioteca de tempo de execução separada. Também não há conceito de herança. Em última análise, isso torna mais fácil manter e modificar, pois não há sobrecarga de fazer um controle das classes que devem ser herdadas. Junto deles, não existem bibliotecas dinâmicas, anotações, construtores ou mesmo genéricos!

Ferramentas

Como a Go é de código aberto, há uma grande quantidade e também uma variedade de ferramentas de desenvolvimento que já estão presentes e atendem a esse propósito. Existem ferramentas para refatorar seu código, pesquisa de documentação, gerar cobertura de código do teste, apontar códigos concorrentes não confiáveis, esboço de memória e muito mais.

Existem também vários editores, IDEs e plug-ins que podem ser usados ​​prontamente. A biblioteca padrão é adequada para iniciar a criação de ferramentas de linha de comando.

Execução Rápida

Linguagens modernas de alto nível, como Java, primeiro compilam o programa em código de byte que requer uma máquina virtual (JVM ou outras VMs) no topo do seu sistema operacional para converter o código de byte em arquivos binários que os processadores de hardware entendem.

Isso ocorre porque Java é uma linguagem interpretada em vez de compilada. Isso geralmente resulta em um alto tempo de execução. A Go, por outro lado, é uma ferramenta compilada estaticamente, o que torna sua execução próxima o suficiente das linguagens de nível inferior, tornando-a muito rápida.

Embora a GoLang ainda seja uma linguagem de programação relativamente jovem, ela ganhou popularidade entre gigantes de diversos setores, como Netflix, Uber, além, é claro, do Google e outros players que a usam para dimensionar seus produtos e alcançar alto desempenho. A Go está mudando rapidamente para o melhor, fornecendo cada vez mais ferramentas para desenvolvimento móvel e web e diminuindo notavelmente o tempo e os custos de desenvolvimento e suporte de aplicativos.

Ainda não conhecia a Go? Compartilhe este artigo com seus parceiros de negócio e saiba se eles já ouviram falar desta linguagem de programação!