fbpx
Dicas

Os 7 livros sobre programação mais recomendados pelos especialistas

Fundamentais e de extrema importância para todos os programadores que desejam aprimorar as suas habilidades técnicas e se destacar na profissão, os livros sobre programação trazem esclarecimentos valiosos e que certamente contribuirão para o ganho de conhecimento dos profissionais.

Estar em busca de novos saberes é fundamental, sobretudo em uma área tão dinâmica e progressiva quanto à das tecnologias da informação. Em 2017, o site dev-books.com analisou mais de 40 milhões de perguntas e respostas daquele que representa a maior comunidade de programadores do mundo, o Stack Overflow.

O propósito dessa análise era somente um: descobrir quais são os livros de programação mais recomendados pelos especialistas. A lista é extensa, porém, neste artigo, mostraremos apenas 7 obras de destaque.

Todos são interessantes e estão entre os mais indicados. Por isso, continue aqui conosco e aproveite para conhecê-los. Não perca!

1. Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software

Começaremos com o livro Código Limpo, um clássico de Robert C. Martin. O conteúdo dessa obra é objetivo e pragmático, tendo ajudado milhares de programadores no que se refere à escrita dos códigos, contribuindo, assim sendo, para a produção de softwares mais estáveis e robustos.

Entre os livros para programação, o Código Limpo (Clean Code na sua versão original) ficou na terceira posição dos mais recomendados. É fácil de entender o porquê, já que seu escritor, também conhecido como “uncle Bob” (tio Bob), é uma referência mundial no assunto. 

Independentemente dos seus níveis de conhecimento, sua leitura é muito aconselhada.

2. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos

Outro que também é um clássico e está entre os livros sobre programação mais recomendados é o Padrões de Projeto, escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides (Gang of Four).

Para que você saiba, foi esse livro que formalizou e definiu os padrões mais conhecidos e utilizados na indústria do desenvolvimento de softwares. O Design Patterns (versão original) é uma referência mundo afora, obrigatória em qualquer disciplina universitária que englobe padrões de projeto.

O exemplar é denso, não sendo direcionado para os iniciantes em programação. No entanto, é uma excelente escolha para o livro de cabeceira dos programadores plenos e sêniors que estão busca de conhecimentos ainda mais aprofundados.

3. Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas

Extremamente bem organizado, muito objetivo, com exemplos claros e práticos, além de apresentar padrões com as mais variadas complexidades, o Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas é indicado para todos os níveis de programador.

Ocupando a sétima posição entre os livros sobre programação mais recomendados pelos especialistas, sua leitura pode trazer enormes benefícios para quem atua com a criação de softwares empresariais: Patterns of Enterprise Application Architecture é sua versão original.

4. Domain Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software

Tida por muitos como uma leitura obrigatória para os engenheiros de software, Domain Driven Design é sem a menor sombra de dúvidas um importante instrumento de ensino para os programadores.

Seu conteúdo não é para iniciantes, porém, sugerido. Isso acontece pelo simples fato de que as informações contidas nesse livro ajudam os profissionais a expandir a sua mente e a enxergar novas possibilidades no que diz respeito às complexidades de um sistema, por exemplo.

5. Algoritmos: Teoria e Prática

Indiscutivelmente uma das melhores leituras para quem deseja dominar a base de programação e que tem o intuito de ensinar no futuro, o livro “Algoritmos: Teoria e Prática” foi escrito por Thomas H. Cormen, uma lenda quando o assunto é referido a este tópico.

Pode-se afirmar, sem medo algum, que em termos de algoritmos e programação, esse é um livro supremo, adotado nas mais importantes universidades do planeta. Uma obra fantástica, sendo uma referência para boa parte dos principais profissionais da área: é a base necessária para que um programador se torne um programador de verdade!

6. TDD: Desenvolvimento Guiado por Testes

Amado e aclamado por ser uma das maiores contribuições de Kent Beck para o mundo da programação, o TDD: Desenvolvimento Guiado por Testes traz uma maneira de pensar completamente oposta ao usual jeito de programar: testar para testar, focalizando o desenvolvimento dos softwares nos requisitos do usuários e programando-os de “fora para dentro”.

Cabe salientar que a metodologia TDD é uma parte unificada às demais invenções do autor, a exemplo da metodologia ágil XP. O ponto a destacar sobre esse livro é que ele se trata de um framework fácil de entender, contudo, muito difícil de ser dominado. 

7. Use a Cabeça! Padrões de Projetos

Prático, pouco ortodoxo e extremante didático, um livro de padrões de projetos que foi escrito pensando nos iniciantes, o “Use a Cabeça! Padrões de Projetos” ocupa a décima posição entre os livros sobre programação mais indicados pelos especialistas.

Enquanto que os profissionais mais conservadores costumam torcer o nariz, os mais jovens tendem a achar que os exemplos utilizados são o máximo. Apesar do que alguns possam pensar, a estrutura dessa obra contribuirá e muito para o ganho de conhecimento do leitor.

Uma considerável parcela dos programadores alega que foi na leitura deste livro que finalmente se pôde entender os padrões de projeto, para mais tarde, então, em ir busca das fontes mais clássicas e aprofundadas no assunto.

Esses são apenas alguns dos livros sobre programação que todo programador deveria ler em um determinado momento de sua carreira profissional. Diante da importância de se manter atualizado e sempre em busca de novos conhecimentos, nada mais justo do que apostar na qualidade das informações que se pode encontrar nessas obras.

Para concluir, não poderíamos deixar de falar que o GitHub possui uma página com mais de mil livros gratuitos. Os temas são diversos e os exemplares, todos de muita qualidade.

O ambiente é mantido por mais duzentas pessoas, que contribuem com a adição de novos materiais quase que diariamente.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se sim, por que não compartilhá-lo em suas redes sociais? Faça isso, e dê a oportunidade para que outras pessoas também possam saber quais são os livros sobre programação mais recomendados pelos especialistas no assunto!