fbpx
Google

 8 extensões do Google Chrome para profissionais de TI

As extensões do Google Chrome são pequenos programas de software que podem personalizar sua experiência de navegação. Isso pode ser qualquer coisa, desde um verificador ortográfico e gramatical — que revisa sua escrita enquanto você digita — até um gerenciador de senhas que salva seus detalhes de login nos seus sites favoritos.

Existem milhares de extensões disponíveis para o Chrome, que podem ser baixadas gratuitamente na Chrome Web Store. Você pode verificar quais extensões estão instaladas no momento, digitando o seguinte link no seu navegador: “chrome://extensions/”.

Fáceis de instalar e de usar, as extensões oferecem uma expansão para o uso padrão da Web, especialmente para profissionais de TI. Os benefícios incluem a capacidade de escolher programas para torná-lo mais produtivo, manter-se organizado e trazer prazer à sua vida profissional.

Neste artigo, nós trouxemos uma lista com 8 dessas extensões, que podem ser excelentes ferramentas para melhorar a sua produtividade e a qualidade das suas entregas. Confira!

1. Páginas Semelhantes do Google

Começamos nossa lista com uma extensão bastante simples, mas poderosa. A “Páginas Semelhantes do Google” adiciona um botão à barra de ferramentas e usa os algoritmos de pesquisa do Google para encontrar outros sites parecidos com o que você está navegando no momento.

Depois de instalá-la, você pode simplesmente clicar no botão novo na barra de ferramentas para ver uma lista de páginas relacionadas, com pré-visualizações em miniatura, descrições e um link. Os sites relacionados geralmente são bastante precisos, mas o ideal é procurar artigos mais permanentes sobre um assunto específico.

2. Save to Google Drive

Esta extensão é bastante autoexplicativa e básica, mas é muito boa no que faz. A “Save to Google Drive” coloca um pequeno ícone no canto superior direito do navegador e envia o que você estiver olhando à sua conta do Google Drive para visualização posteriormente. Há também uma opção no menu do botão direito para acessar mais especificidades.

Ela funciona para tirar capturas de tela e salvar imagens, áudio ou vídeo. Novamente, não há muito nessa extensão, mas é uma forma rápida de enviar algo para o armazenamento em nuvem para qualquer pessoa que precise transferir coisas entre dispositivos.

3. Área de trabalho remota do Google Chrome

Hoje em dia, se você deseja usar seu computador, não precisa necessariamente estar com ele. Com ferramentas de controle remoto, como a “Área de trabalho remota do Google Chrome”, você pode fazer login remotamente na sua máquina de qualquer lugar do mundo.

Contanto que você tenha uma conexão com a Internet, você pode executar tarefas em sua máquina como se estivesse sentado na frente dela — tudo isso a milhares de quilômetros de distância.

Essa extensão é uma ferramenta muito boa para habilitar conexões remotas ao seu computador. É fácil de configurar, requer recursos mínimos e funciona com os principais sistemas operacionais disponíveis.

4. Checker Plus for Gmail™

A “Checker Plus for Gmail™” oferece a liberdade de ler e gerenciar seus e-mails sem abrir o Gmail. Além disso, ajuda a gerenciar várias contas facilmente. O complemento também é extremamente personalizável. Quando você está usando o computador, ele envia seus e-mails na forma de notificações junto à foto do perfil do remetente.

Além de seu recurso para verificar e gerenciar e-mails de qualquer guia, ele permite ler, excluir ou arquivar um e-mail ou marcá-lo como lido. A melhor parte é que ele também suporta notificações de voz que podem ler em voz alta todo o e-mail para você, tornando-o útil para pessoas com deficiência visual.

5. Stay Focusd

Você se senta no seu computador, pronto para começar o seu trabalho diário, até que decide verificar o seu Facebook ou ver o que está acontecendo no Reddit. A próxima coisa que você sabe é que parte do seu dia se passou e você nem começou a trabalhar ainda. Admita, isso aconteceria menos vezes se você pudesse se forçar a manter o foco.

Bom, agora você pode, graças ao “Stay Focusd”, uma extensão do Chrome que restringe a quantidade de energia que você pode gastar em sites que desperdiçam tempo, para que você mantenha o foco.

A extensão é totalmente flexível, permitindo definir a quantidade de minutos que você pode perder todos os dias, determinar quais sites são desperdiçadores de tempo e decidir se você deseja bloqueá-los.

6. Web Developer

A “Web Developer” adiciona um botão da barra de ferramentas ao Chrome que, quando clicada, exibe uma infinidade de recursos que podem ser usados em qualquer página da web.

Eles são agrupados por categoria (CSS, formulários, imagens etc.) e permitem que você faça coisas como desabilitar o JavaScript, delinear imagens com atributos ausentes, redimensionar a janela do navegador, validar o HTML de uma página, exibir as informações de metatags e muito mais.

7. Eye Dropper

A extensão “Eye Dropper” é a ferramenta de seleção de cores realmente impressionante. Ela conta com duas guias: a “Eye Dropper” — conta-gotas — permite escolher cores em qualquer página da Web, enquanto a “Color Picker” deixa selecionar tons personalizados.

As cores escolhidas nas páginas da web ou selecionadas na guia seletor de cores são salvas automaticamente em uma paleta que você pode baixar como um arquivo CSV. Além disso, a Eye Dropper exibe todas as cores nos códigos RGB, HSL, HEX e por nome, além de suportar atalhos de teclado.

8. Tampermonkey

Como você deve conhecer, os userscripts são pequenos programas de computador que permitem alterar o comportamento de uma página da web. Eles podem ser usados para uma variedade de tarefas, como ajustar o layout de um site de acordo com suas preferências, adicionar funcionalidade extra a uma página ou automatizar repetições.

O “Tampermonkey” é um gerenciador de scripts de usuários — uma extensão que permite gerenciar e executar scripts de usuários, além de criar seus próprios. E é esse último recurso que conquistou um lugar nesta lista, pois você pode usar o Tampermonkey com grande efeito para otimizar seu fluxo de trabalho de desenvolvimento da web.

Por exemplo, se você estiver trabalhando em um formulário pesado e precisa testá-lo. Em vez de inserir manualmente os valores todas as vezes, você pode escrever um script Tampermonkey para fazer isso por você, poupando seu tempo.

Com esta lista, você pôde perceber que existe toda uma gama de ferramentas projetadas para funções bem específicas. As extensões do Google Chrome podem ser aliadas poderosas no seu dia a dia profissional e, com certeza, otimizar as suas entregas.

Quer ficar por dentro de assuntos sobre tecnologia e negócios? Acompanhe nossos perfis nas mídias sociais — estamos no Facebook e no Twitter!