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Google Analytics 4: como configurar e quais as mudanças?

O Google Analytics 4 (GA4) representa um avanço significativo que pode ser considerado um ponto de virada. Sua concepção foi uma resposta às mudanças regulatórias e à necessidade crescente de maior controle por parte das autoridades sobre o tráfego na internet.

Afinal, ele será a ferramenta essencial para analisar os relatórios de acesso às suas páginas e avaliar o desempenho de suas estratégias.

Inclusive, neste momento, o Universal Analytics (UA) será substituído pelo GA4, apresentando várias melhorias nos relatórios e na coleta de dados. Essa atualização concentra-se na privacidade dos usuários e na análise multiplataforma.

Para entender as principais mudanças dessa novidade, preparamos este artigo que abordará todos os detalhes, principais mudanças e como configurar o GA4 em seu site. Acompanhe.

O que é Google Analytics 4 (GA4), afinal?

O Google Analytics 4 é a versão mais recente da ferramenta de análise de dados desenvolvida pelo Google. Este novo modelo substitui o Universal Analytics, que foi o formato padrão das propriedades da ferramenta ao longo dos últimos anos.

O Google Analytics 4 prioriza a proteção da privacidade dos dados, alinhando-se às tendências recentes de segurança dos usuários e à eliminação dos cookies de terceiros nos navegadores. Esse sistema não se baseia exclusivamente em cookies e adota um modelo de dados fundamentado em eventos para monitorar as ações dos usuários.

Este instrumento foi concebido para o futuro. O GA4 investe em tecnologias de machine learning para aprimorar os relatórios e proporcionar previsões mais aprofundadas sobre os comportamentos dos usuários.

Ademais, possibilita uma análise multiplataforma. Isso implica que as empresas podem realizar análises integradas das jornadas dos usuários em seus sites e aplicativos, oferecendo flexibilidade na medição de uma variedade de dados.

Entenda com detalhes sobre o Google analitics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados gratuita, amplamente adotada por inúmeros sites e aplicativos em escala global. Além disso, há uma versão paga denominada Google Analytics 360, oferecendo recursos mais avançados direcionados a grandes empresas.

Seu funcionamento baseia-se em um código de rastreamento que precisa ser instalado nas páginas dos sites para coletar dados de acesso. Informações como a origem dos visitantes, páginas visualizadas e ações de conversão são capturadas e apresentadas em relatórios inteligíveis e claros.

Desde o seu lançamento em 2005, o Google Analytics tem sido um parceiro valioso para os websites, fornecendo insights essenciais sobre seus visitantes.

Desde o princípio, a proposta foi disponibilizar recursos de mensuração online para profissionais de marketing digital, visando fornecer dados precisos para embasar decisões, contribuir para uma internet mais relevante e promover investimentos mais eficazes em campanhas nos buscadores.

Ao longo do tempo, a ferramenta evoluiu para oferecer informações mais detalhadas e precisas sobre o tráfego de páginas. Em 2013, o Google lançou uma versão mais avançada denominada Universal Analytics, introduzindo uma série de melhorias. Desde então, essa versão se tornou padrão para as propriedades do Google Analytics.

Quais são as principais mudanças e diferenciais?

Em 2019, o Google lançou uma versão beta do GA4, inicialmente denominada App+Web. Essa versão trouxe como grande novidade a integração na análise entre propriedades da web e aplicativos móveis. Esse lançamento desencadeou uma movimentação no mercado digital, levando-o a compreender as mudanças da ferramenta e a iniciar o processo de adaptação.

Após aprimoramentos na versão beta, o Google oficializou a transição definitiva: a partir de 1º de julho de 2023, todas as propriedades do Google Analytics migrarão para o GA4. Para as contas pagas do Google Analytics 360, o prazo estipulado é 1º de outubro de 2023.

Até essa data-limite, os usuários ainda podem utilizar o Universal Analytics, sistema ao qual estão habituados nos últimos anos. Entretanto, é viável iniciar o processo de migração para se familiarizar com a nova interface e funcionalidades oferecidas pela ferramenta.

Como configurar o GA4 em seu site?

Antes de proceder com a transição para o GA4, é crucial determinar se sua propriedade será impactada por essa mudança.

Se a propriedade foi criada antes de 14 de outubro de 2020, é provável que esteja utilizando o Universal Analytics. Nesse caso, será necessário efetuar a migração. No entanto, se a propriedade foi criada após essa data, é provável que esteja utilizando o GA4, não sendo necessária nenhuma ação neste momento.

Para realizar a migração da sua propriedade do Universal Analytics (UA) para o GA4, o Google desenvolveu um assistente de configuração para simplificar esse procedimento. A seguir, são apresentados os passos necessários:

  • acesse analytics.google.com e efetue o login em sua conta do Google Analytics.
  • no menu, escolha “Administrador” e acesse a seção “Propriedade”;
  • Selecione “Assistente de configuração do GA4”;
  • nessa aba, selecione em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4” (isso permitirá a associação da nova propriedade do GA4 à propriedade do UA, possibilitando que ambas continuem a coletar dados até a desativação do UA);
  • posteriormente, acesse sua propriedade do GA4 e siga as orientações recomendadas pelo assistente, como instalar a tag para coleta de dados, conectar a propriedade ao Google Ads e definir públicos-alvo para suas campanhas de marketing.

Como fazer a migração sem complicações?

É recomendável realizar a migração do Universal Analytics para o Google Analytics 4 o mais breve possível. Isso permitirá conduzir o processo com tranquilidade, adaptar a equipe à nova plataforma e preservar os dados históricos necessários.

Aqui estão algumas orientações e precauções para esse procedimento:

Tenhas as duas versões ativas

Enquanto for viável, mantenha ambas as versões (UA e GA4) ativas ao mesmo tempo. Isso possibilitará a familiarização gradual e a realização de testes com o Google Analytics 4, ao mesmo tempo em que continua a utilizar os dados e relatórios clássicos do Universal Analytics.

Exporte os dados históricos do UA

A partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics deixará de registrar novos dados. Posteriormente, será possível visualizar os dados da propriedade no UA apenas durante mais 6 meses. Portanto, é aconselhável exportar os dados históricos do Universal Analytics como backup para evitar a perda do histórico.

Reestabeleça as conexões

As integrações existentes entre o Universal Analytics e o Google Ads, assim como outras ferramentas do Google (como Data Studio), serão desfeitas durante a migração. Portanto, após configurar o GA4, é importante reestabelecer essas conexões para garantir o fluxo correto de dados entre as ferramentas.

Por fim, essas são as atualizações apresentadas no Google Analytics 4. Para aqueles envolvidos em marketing digital, e-commerce e análise de dados — ou mesmo para proprietários de sites ou aplicativos —, estas mudanças terão um impacto significativo no dia a dia. O GA4 introduz várias melhorias, embora requeira um esforço de adaptação.

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