fbpx
Hospedagem

Endereço Host e IP: entenda o que é e como configurá-lo!

É comum ter dúvidas sobre endereço host e IP. Esse endereço é um número único existente em todos os dispositivos que acessam a internet. No entanto, para que ele serve? Sua função é identificar todos os equipamentos para que ações e pacotes de informações alcancem o destino correto.

Quem é frequente na internet, certamente já ouviu sobre esse termo. Mesmo assim, pode ser que você não compreenda o que ele seja e nem para que serve.

Sendo assim, preparamos este texto para você saiba o que é endereço host e IP e saiba exatamente como configurá-lo. Boa leitura!

O que é endereço host e IP?

Muitos consideram o endereço host como uma identidade. Ele também é conhecido como endereço IP (Internet Protocol). Trata-se de um número relacionado a qualquer ferramenta computacional conectada ou não à internet.

Assim, quando o dispositivo está ligado, mas não apresenta nenhuma conexão à rede, ele tem um endereço host interno ou privado.

No entanto, assim que ele acessa a internet, terá também o externo, conhecido como público. Esse é um segundo número que o registra e o identifica em relação a outros aparelhos conectados.

Em resumo, o endereço host e IP interno é usado para conectar dispositivos em uma mesma rede. Ao passo que o externo necessita de conexão com a internet. O primeiro não muda, ou seja, pode ser fixo ou dinâmico (que altera periodicamente). O segundo é único em todo o mundo, porém podem ser modificados a cada conexão.

Para entender melhor, até sites tem um endereço host e IP. Isso determina exatamente de onde estão vindo os dados daquela página.

Para que serve o endereço host e IP?

O maior objetivo do endereço host e IP é diferenciar os dispositivos que acessam uma rede. Imagine que seja similar a uma sociedade. Assim, em cada cidade, todas as pessoas têm o mesmo RG.

Isso provocaria desorganização, visto que não é possível você ter certeza de quem procurar, já que todos têm o mesmo número de identificação.

Além do mais, é interessante que seu dispositivo apresente um número que o faça ser único. Isso pelo fato de que há programas, como os que possibilitam acesso remoto, que reconhecem o aparelho por meio do seu IP.

Assim, se não existisse um código único, terceiros poderiam acessar computadores sem nenhum tipo de controle e restrição.

Como funciona o endereço IP?

O IP funciona da mesma maneira que qualquer outra linguagem, pois ele se comunica com base em diretrizes determinadas para enviar informações. Com base nisso, todos os dispositivos encontram, enviam e trocam dados com outros conectados à internet.

Ao falar a mesma linguagem, qualquer máquina em qualquer localidade é capaz de conversar com outro.

Geralmente, a utilização do endereço host e IP ocorre nos bastidores. Esse processo acontece quando seu dispositivo se conecta à Internet passando primeiramente por uma rede. A partir disso você estará com seu dispositivo na Rede Mundial de Computadores.

Uma rede residencial normalmente é o seu ISP (Internet Service Provider, provedor de serviços da Internet). Na empresa em que você trabalha, por exemplo, ela será apenas a rede da empresa. O endereço host e IP atribui-se ao seu dispositivo pelo ISP.

Suas ações na Internet passam pelo ISP e voltam ao destino inicial por meio do endereço IP. Ele é quem permite seu acesso à Internet. Ou seja, é competência do ISP atribuir um endereço IP ao seu dispositivo.

Porém, seu endereço IP pode ser modificado. Por exemplo, ligar ou desligar o modem ou roteador pode transformá-lo. Inclusive, isso pode ser feito por meio de solicitação ao seu ISP.

Outra forma é quando você está fora de casa e leva seu dispositivo, por exemplo, em uma viagem. Seu endereço host e IP doméstico não vai junto.

Isso ocorre pelo fato de que será utilizada outra rede para acessar a Internet e outro endereço IP (temporário), concedido a você pelo ISP do local.

Como descobrir o seu IP?

Para que você consiga ter noção de sua identificação na internet, é possível descobrir seu endereço host e IP, seja interno ou externo. Confira os passos a seguir.

IP interno ou privado

Primeiramente, você deve seguir essas orientações para saber seu endereço host e IP no Windows:

  • Faça o acesso do prompt de comando. Para isso, você encontra essa função no Menu Iniciar ou apertar a tecla Windows e pressione a letra R ao mesmo tempo. Na próxima janela que surgir, digite “cmd” (sem as aspas);
  • Vai abrir o prompt. Nele, digite sem as aspas “ipconfig” e, em seguida, aperte o botão Enter;
  • Nas informações que aparecerem, busque pela opção “Endereço IPv4”. Esse é o seu endereço host interno.

IP externo ou público

Em relação ao IP externo, será preciso da ajuda da internet. Uma boa opção é usar o site Meu IP ou o site whatismyipaddress.com. Assim, quando acessar algum desses sites pelo navegador, de forma automática eles lhe fornecerão o seu endereço host e IP numérico.

Outro meio bem fácil e prático é apenas digitar na barra de pesquisar no Google a frase “what is my IP” (qual é o meu IP). Com isso, o buscador vai fornecer rapidamente a informação do seu endereço de IP externo.

Posso configurar meu endereço host e IP manualmente?

Para quem deseja configurar um endereço host e IP de forma manual, é possível por meio do seguinte procedimento:

  • Primeiro você deve descobrir seu IP, conforme dicas já mencionadas;
  • na tela do prompt você vai achar algumas informações que precisa anotar, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão;
  • Com essas anotações, clique com o botão direito no ícone da rede da barra de tarefas e em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”. Assim, aperte “Alterar as configurações do adaptador”, que fica do lado esquerdo da janela;
  • Opte pela conexão de rede e depois vá em “propriedades”. Após isso, selecione “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e acesse as “propriedades”;
  • Assinale a caixa que diz “Usar o seguinte endereço IP”;
  • Inclua o endereço host que quer utilizar e repita as informações de máscara de sub-rede e gateway que foram anotados;
  • marque “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Caso não souber quais inserir, uma dica é utiliza r os do Google: 8.8.8.8 ou 8.8.4.4;
  • Por fim, clique em OK.

Enfim, entender o que é endereço host e IP pode parecer difícil, mas com nossas dicas certamente você já compreendeu sobre o assunto. Para configurá-lo, basta seguir nosso passo a passo.

E aí, gostou deste post? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e permita que mais pessoas saibam sobre o assunto!