fbpx
Domínio

Como evitar a propagação das DNS localmente no Windows? Veja

O Domain Name System (DNS) é um dos fundamentos da internet, que a maioria das pessoas não conhece, mas usa diariamente, para trabalhar, verificar seus e-mails ou mesmo gastar tempo em seus smartphones verificando suas notificações. O DNS é um diretório de nomes que correspondem a números.

Esses números são os endereços IP, que são exclusivos e utilizados para identificar qualquer computador em uma rede. Geralmente utilizamos a analogia da lista telefônica para fazer a definição de DNS. Como os nativos digitais não têm essa referência, podemos atualizar o conceito e fazer a comparação da função do DNS com a lista de contatos do seu smartphone, que permite que você ache um contato apenas pelo nome, sem precisar memorizar o número de cada pessoa.

Cada vez que há a alteração do DNS no registro, é necessária uma propagação pela internet inteira e é sobre isso que falamos neste post. Como evitar a propagação do DNS localmente no Windows. Confira!

Como funciona o DNS?

Quando um usuário digita um endereço no navegador, o cliente DNS do sistema operacional verificará as informações em um cache local. Se o endereço solicitado não estiver lá, ele procurará um servidor de sistema de nomes de domínio na rede local (LAN). Quando o servidor DNS local receber a consulta e o nome de domínio solicitado for encontrado, ele retornará o resultado.

Se o nome não for encontrado, o servidor local encaminhará a consulta para um servidor de cache DNS, geralmente fornecido pelo provedor de serviços de Internet (ISP). Como o cache do servidor DNS contém um armazenamento temporário de registros DNS, ele responderá rapidamente às solicitações. Esses servidores de cache DNS são chamados de servidores DNS não autoritativos , pois fornecem resolução de solicitação com base em um valor armazenado em cache adquirido de servidores DNS autoritativos .

Um servidor de nomes raiz autoritário mantém e fornece uma lista de servidores de nomes autoritativos para cada um dos domínios de nível superior (.com, .org, etc.).

Um servidor de nomes de domínio autoritativo de primeiro nível mantém e fornece uma lista de servidores de nomes autoritativos para todos os domínios (gmail.com, wikipedia.org, etc.). Seu trabalho é consultar servidores de nomes para localizar e retornar o servidor de nomes autoritativo para o domínio solicitado.

Quais fatores afetam o tempo de propagação de DNS?

Toda vez que um administrador de um site atualizar os registros do DNS na zona de domínio em seu painel de hospedagem, precisa esperar que essas alterações sejam refletidas em toda internet. É exatamente esse período de assimilação que é chamado de propagação.

Embora haja uma tolerância de até 48 horas para que essa proporção se concretize, ela geralmente se completa em poucas horas. Mas o que pode afetar a propagação para torná-la mais lenta? São diversas questões, dentre as quais se destaca, o ISP, o TTL e o registro de domínio.

Configurações do TTL

Cada registro DNS traz sua configuração de TTL, que consiste no tempo em que os servidores armazenam os dados dos registros DNS. Isso significa que, quando o administrador de um site determina que o TTL do registro é de uma hora, os servidores armazenam essas informações localmente durante uma hora antes de fazer a recuperação da informação atualizada em seus servidores de nomes.

Quando utilizamos configurações de TTL mais curtas, temos a possibilidade de aumentar a velocidade de propagação. Porém, ao fazer esse movimento, estamos aumentando a quantidade de vezes que fazemos consultas ao servidor de nomes e isso pode resultar na queda de desempenho do site.

ISP — Provedor de internet

Quando o ISP armazena os registros DNS de forma local em vez de buscar novos dados no servidor DNS, contribui para tornar o acesso a internet mais rápido, porém contribui para a redução da velocidade do tempo de propagação. Alguns provedores ignoram as configurações de TTL e atualizam os registros que foram armazenados a cada dois ou três dias.

Seu registro do domínio

Quando você alterar os seus servidores de nome de domínio, o provedor deverá transmitir o seu pedido de alteração para o registro em alguns minutos, publicando-os na zona raiz. A maioria dos registradores fazem esse processo de atualização de forma imediata, mas alguns podem levar horas ou dias.

Como evitar a propagação das DNS localmente no Windows?

Agora que já entendemos o que pode afetar a propagação do DNS, vamos entender como evitar essa propagação localmente no Windows. Veja as etapas abaixo.

Identifique o IP de seu servidor

Você pode identificar o IP de seu servidor de várias maneiras, como por exemplo:

  • via cPanel — indo até a página principal e verificando o IP na barra de informações a direita;
  • por linha de comando — abra o prompt de comando e digite ping + a DNS primária de seu domínio, a primeira que você inseriu nesse domínio em seu último apontamento.

Configure o arquivo hosts no Windows

Sempre que fazemos uma busca na internet, a primeira coisa que o navegador faz é buscar o primeiro arquivo hosts para saber quais domínio estão lá e utiliza esses dados para solucionar o nome do seu domínio. Em suma, podemos definir o arquivo hosts como uma lista telefônica, em que o navegador faz uma consulta antes de partir para o servidores de DNS na internet. Para fazer a configuração, siga as etapas abaixo:

  • para começar, clique com o botão direito do mouse em cima o ícone do Windows — antigo menu iniciar — na barra de tarefa e escolha a opção “executar”;
  • quando abrir a janela, digite — c:/windows/system32/drivers/etc/hosts — e clique em “OK”
  • o sistema perguntará com qual programa você quer abrir o arquivo, escolha o Bloco de notas;
  • com o arquivo aberto, desça até a última linha e de “enter” para começar uma linha nova, inserindo o IP de sua hospedagem o nome do domínio;
  • para finalizar, salve a edição com apertando ctrl + s;
  • Pronto! Agora você pode utilizar seu domínio sem aguardar a propagação.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como evitar a propagação do DNS localmente no Windows e que possa sempre obter o melhor desempenho em seu site. lembrando que a criação e manutenção de um bom site ou aplicação web, começa com a escolha de um bom domínio e um servidor de hospedagem confiável, que manterá os seus arquivos seguros, aumento tempo que trabalha para manter um excelente desempenho de sua página.

Gostou do post, então siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão nossas novidades. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.