fbpx
Tecnologia

Como configurar um domínio para funcionar em plataformas externas?

O registro de um domínio dá a liberdade para que o usuário possa utilizá-lo nas mais diversas plataformas, ou seja, você não precisa ficar vinculado a uma única hospedagem ou provedor em que a URL foi registrada. É possível criar um o site da sua empresa utilizando uma plataforma e os e-mails corporativos podem estar hospedados em outro servidor, com o mesmo endereço, de forma personalizada e independente.

Para que isso seja possível, o usuário deverá ter os conhecimentos necessários para configurar a zona de DNS, podendo contratar um profissional para ficar responsável por esse trabalho. Assim, será possível, através do painel de controle do provedor onde o domínio foi adquirido, fazer os apontamentos necessários para que haja a vinculação entre o domínio/subdomínio e os servidores das plataformas em que o site ou email estão baseados

Neste post, vamos entender como deve ser feita a configuração de domínios para plataformas externas. Confira!

Como funciona a Zona DNS?

Para que a gente possa fazer as configurações de maneira correta, primeiro precisamos entender o funcionamento da zona DNS — Domain Name System. Como sabemos, o DNS é responsável por transformar as sequências de números que formam o endereço IP, em endereços que aproximam a navegação da linguagem humana. Além de facilitar a memorização, permite a criação de endereços personalizados, que fazem parte da criação da identidade de marcas.

Todo domínio registrado tem a sua zona de DNS, que consiste em um local do servidor onde esse domínio ficará hospedado e que fica responsável por fazer a tradução do endereço IP para a URL escolhida em toda a web. A partir da zona de DNS é possível identificar em quais servidores estão hospedados o site, o serviço de email, os subdominios e a origem dos certificados SSL do site.

A configuração da zona DNS de um domínio é realizada a partir do servidor em que foi apontado o nome do domínio em questão, que é definido no provedor em que o domínio foi registrado. As configurações são conferidas e editadas a partir do painel de controle da hospedagem, que pode ser o cPanel, por exemplo.

Como é feita a configuração para o apontamento de plataforma externas?

Se o DNS do seu domínio estiver hospedado no cPanel, faça login em sua conta e localize a opção “Editor de zona DNS”, em Domínios, para fazer os apontamentos. Se você utiliza o painel de controle próprio de seu provedor, procure a opção de edição de DNS.

Para que a configuração seja feita de forma correta, é necessário entender como cada apontamento deve ser feito. A zona DNS é dividida em categorias de apontamento e neste tópico vamos destacar os 3 mais utilizados.

Apontamentos do tipo A

Os apontamentos do tipo A são utilizados para vincular um nome de domínio ou subdomínio a um IP do tipo IPv4. Como se trata de vinculação, a duplicação ou repetição de apontamentos do tipo A resultará em erro no domínio e prejudicará o tráfego de seu site.

Apontamentos do tipo CNAME

O apontamento do tipo CNAME tem como objetivo apontar para um domínio e não mais para um IP, como o tipo A. Esse tipo de apontamento segue a mesma regra que o anterior, ou seja, só pode haver um apontamento CNAME por domínio ou subdomínio.

Com o apontamento CNAME é possível apontar vários subdomínios para um mesmo IP, facilitando a configuração, pois, caso haja a necessidade de alteração de IP, não será necessário fazer a mudança de um por uma, apenas do domínio de apontamento em questão.

Apontamento do tipo MX

O apontamento MX tem como função indicar o servidor de e-mail utilizado, com a adição de duas informações importantes: a prioridade é o destino. Veja abaixo o que cada uma corresponde.

Prioridade

Alguns servidores demandam a criação de vários apontamentos MX, para evitar a indisponibilidade de acesso caso um dos servidores fique indisponível. A prioridade indica o apontamento que deverá ser utilizado pelo servidor para o serviço de e-mail, sendo que o grau de relevância é do menor para o maior — com 0 sendo a prioridade máxima e quanto maior for o valor menor será a prioridade.

Destino

O destino funciona como o apontamento CNAME, ou seja, é utilizado para indicar o domínio que será apontado. Com esse apontamento, o servidor terá a capacidade de encontrar o servidor de emails relativo ao domínio apontado.

Um ponto importante a ser ressaltado é o fato dos apontamentos MX não poderem ser utilizados em servidores diferentes — é possível ter mais de um apontamento MX mas para o mesmo servidor.

Como apontar o meu domínio para um site externo?

Para configurar o seu domínio para um site externo, você deverá, primeiro, identificar os apontamentos de DNS utilizados pela plataforma que você utilizará. É uma informação simples que pode ser obtida geralmente na página de ajuda, no FAQ, ou diretamente com o suporte do serviço pelos canais de comunicação.

Com as informações em mãos, você deverá configurá-las na zona de DNS do provedor onde você registrou o domínio. Essa configuração exigirá alguns pontos de atenção especiais, como por exemplo, a necessidade ou não de inserir o “www” antes do domínio. É importante que você siga o padrão de pensamento solicitado pelo serviço externo, ou seja, se eles podem o”www”, você utiliza, caso contrário, não insira.

Caso o domínio em questão já tenha um apontamento do tipo A, você deverá excluí-lo e criar um novo apontamento para a plataforma externa escolhida — lembrando sempre que um domínio não pode responder a dois IPs distintos.

Como usar o e-mail externamente?

Como sabemos, não é necessário utilizar o serviço de email no mesmo servidor em que o site está hospedado. Para utilizar uma plataforma externa, você deverá fazer os apontamentos na sua zona de DNS, pegando os valores na plataforma de destino — por meio de páginas de ajuda, páginas de configuração, ou entrando em contato com a equipe de suporte responsável pelo servidor em que o e-mail será hospedado. O passo a passo básico é:

  1. Acesse sua conta do domínio;
  2. Vá até o campo que permite a configuração dos registros MX do seu domínio, que poderá ser denominado por “Gerenciamento do DNS”, “Configurações do e-mail” ou algo relacionado;
  3. Exclua os registros MX antigos — caso não seja possível a exclusão, modifique a prioridade para 20 ou mais;
  4. Adicione registros MX para os servidores do provedor de serviços de e-mail escolhido.

O ponto de atenção aqui é que não há a possibilidade de utilizar o serviço de email em plataformas distintas. É possível ter mais de um apontamento, mas todos devem ser direcionados a uma mesma plataforma externa.

Por exemplo, o Google Workspace disponibiliza 5 apontamentos:

  • ASPMX.L.GOOGLE.COM
  • ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM
  • ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM
  • ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM
  • ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM

Já o Zoho Mail disponibiliza 3:

  • mx.zoho.com
  • mx2.zoho.com
  • mx3.zoho.com

Nesse cenário, ao criar os apontamentos para um servidor de email não esqueça de excluir os antigos, caso tenha.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha a base para fazer a configuração de domínio quando optar por criar e hospedar o seu site em uma plataforma externa. O mais importante é conhecer os apontamentos e as suas funções, pois os painéis de gerenciamento de hospedagens são, em sua maioria, intuitivos e de fácil adaptação aos comandos.

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades.