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Afinal, o que é a certificação ITIL e como conseguir?

Afinal, o que é a certificação ITIL e como conseguir?

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Respeitada pelas principais organizações do mundo porque corresponde a uma biblioteca ou um framework de boas práticas no que se refere à gestão de TI, a certificação ITIL é de fundamental importância para toda e qualquer empresa que deseje aprimorar seus processos e obter resultados mais superiores.

Para quem está em busca de uma carreira de sucesso no campo da tecnologia da informação, a conquista desse certificado será de grande ajuda. Por quê? Pelo fato de que ajuda a melhor lidar com os desafios diários, contribuindo para a compreensão dos requisitos e favorecendo a criação de estratégias mais eficientes.

Neste artigo, apresentamos os principais pontos em relação à certificação ITIL. A leitura é relevante e, por isso, merece toda a sua atenção. Confira!

O que significa ITIL?

Sigla para Information Technology Infraestructure Library (biblioteca de infraestrutura da tecnologia da informação), a ITIL foi desenvolvida na Grã-Bretanha, em 1980, como um conjunto de práticas para ser utilizado nos serviços de TI das agências governamentais.

Entretanto, logo foi adotada pelas empresas, adequando-se aos mais variados tipos e tamanhos de negócio. Seu propósito é simples: aumentar a eficácia do departamento de TI.

Nesse sentido, é importante deixar claro que a ITIL divide o ciclo de vida dos serviços em cinco etapas.

1. Estratégia

É a fase que se concentra na definição dos serviços como ativos estratégicos e na manutenção e implementação de um trabalho coerente e deliberado. Os princípios abordados englobam:

  • os processos do negócio;
  • a governação corporativa;
  • a conformidade dos procedimentos;
  • a cultura organizacional;
  • a tomada de decisões.

2. Design

É a parte que inclui a avaliação dos processos de gestão (nível de serviço, disponibilidade, capacidades, etc.) para projetar e desenvolver novas possibilidades ou otimizar as que já existem.

3. Transição

A transição é a etapa em que o desenvolvimento dos serviços está sendo submetido às operações de produção. É o momento de testes e controles de qualidade.

4. Operação

A operação é a fase que define a forma como os serviços são gerenciados quando em uso de produção. Administração de acesso, resposta a incidentes, gestão de eventos e questões relacionadas ao suporte técnico — tudo isso está envolvido nesse contexto.

5. Melhoria contínua

É nessa etapa que são estabelecidos os novos requisitos para a melhoria das fases anteriores da ITIL, sendo o feedback operacional dos funcionários do setor essencial para o cumprimento das políticas e os procedimentos de otimização.

Como funciona a certificação ITIL?

De modo claro e objetivo, a certificação ITIL funciona em quatro níveis:

1. ITIL Foundation

Considere o ITIL Foundation como o “ensino fundamental” do ITIL. Nesse primeiro nível, o objetivo é comprovar que os candidatos conhecem as melhores práticas acerca da gestão de serviços em TI.

Para ser possível avançar aos próximos níveis, é necessário além o domínio da terminologia de ITIL — esse é o requisito básico.

2. ITIL Intermediate

Com base em módulos, cada qual focado em um aspecto diferente sobre o gerenciamento de serviços de TI, o ITIL Intermediate comprova os conhecimentos em incidentes e service desk.

A realização dos cursos deve ser feita em instituições autorizadas. Afinal, é somente por meio delas que as provas são aplicadas.

3. ITIL Expert

O terceiro nível da certificação ITIL é o ITIL Expert, que é dividido em duas áreas distintas: servive capacibility e service lifecycle. A primeira estuda as funções e os processos dentro de uma empresa, enquanto a segunda detalha o ciclo de vida dos serviços.

4. ITIL Master

O último nível é o ITIL Master, que comprova o conhecimento extremamente profundo no tocante às práticas ITIL. Essa certificação é mais indicada para gerentes e executivos de TI, com experiência de mais de cinco anos e/ou atuação sênior, por exemplo.

Para obter essa certificação, é preciso fazer um curso que tem duração mínima de duas semanas. A aprovação dependerá de uma apresentação de casos reais (relativos às atividades do profissional), que por sua vez será avaliada por uma banca especializada. A ideia é avaliar o conhecimento prático do candidato.

Por que investir na certificação ITIL?

Mais oportunidades de trabalho, melhores salários e promoções para cargos mais elevados sob uma visão geral: estão aí os motivos para investir na certificação ITIL. Em termos práticos, esse investimento é importante porque envolve inúmeras habilidades para os trabalhos da TI, como:

  • capacidade de fornecer a maximização de valor das estratégias tecnológicas, trazendo confiança e qualidade para os processos;
  • capacitações adequadas para cargos variados, incluindo suporte técnico, operações, data center, service desk e desenvolvimentos.

Entenda que as certificações ITIL proporcionam uma base estável para que o conjunto de práticas tido como essencial para o sucesso do negócio seja verdadeiramente útil. Em suma, elas dão aos profissionais de TI significativa vantagem competitiva. ​

Quais são seus benefícios para uma empresa?

Antes de concluir, é interessante destacar quais são os benefícios que uma empresa pode obter ao ter profissionais com certificação ITIL. Os principais são:

  • aumento da produtividade da equipe;
  • melhor entendimento dos custos e ativos de TI;
  • redução de custos na realização dos serviços (resultado da vantagem anterior);
  • menores taxas de turnover dos colaboradores;
  • entrega de serviços de maior qualidade para os clientes e também para os times internos;
  • economia em treinamentos.

Nada mais justo do que terminar mencionando a forma de obter as certificações ITIL. Como já tínhamos explicado, é necessário procurar instituições autorizadas, como ISEB e EXIN.

Cada nível tem suas próprias exigências e particularidades, sendo que as provas são, normalmente, em inglês. Os valores também variam:

  • ITIL Foundation (US$ 205 presencial e US$ 226 on-line);
  • ITIL Intermediate e Expert (algo em torno de R$ 3 mil);
  • ITIL Master (aproximadamente R$ 18 mil).

Embora os custos sejam consideráveis, sobretudo no ITIL Master, é certo que todos eles se pagarão em algum momento. O fato de as certificações ITIL abrirem novas oportunidades de trabalho e proporcionarem melhores salários é uma prova disso.

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