fbpx
Cloud

Como a gestão de TI é influenciada pela comunicação em nuvem?

A tecnologia avança cada vez mais e isso influencia diretamente na gestão de TI. O crescimento exponencial da quantidade de conteúdo digital produzido pelas empresas, como relatórios em diversas áreas  do financeiro ao marketing —, traz para as organizações uma questão importante: como conseguir armazenar todos esses dados?

É dentro desse contexto que se desenvolve a Cloud Computing, ou computação em nuvem em português. A ideia é que os dados da empresa possam ser armazenados no ciberespaço e não em locais físicos, como em servidores da empresa.

Mas como, de fato, a gestão de TI é influenciada pela comunicação em nuvem? Falaremos sobre isso nos tópicos a seguir. Não deixe de acompanhar e ficar bem informado sobre o assunto.

O dia a dia da TI na era da Cloud Computing

Podemos definir Cloud Computing como o termo geral utilizado para a entrega de serviços que são hospedados na internet. Por meio desse sistema, é possível utilizar recursos de computação, como uma máquina virtual. A esse serviço também é dado o nome de Software as a Service, conhecido pelo sigla SaaS.

No dia a dia do profissional de TI, a computação em nuvem trouxe muitas novidades, entre as quais se destaca o hiper crescimento, com pouca presença física.

Inclusive, alguns teóricos chamam as pessoas nascidas a partir da década de 90 de “geração da nuvem”. Ou seja, trata-se de uma geração de pessoas que já está acostumada a essa nova realidade, pois cresceu enquanto a tecnologia se desenvolvia.

Os jovens da geração da nuvem são, muitas vezes, os criadores de startups e empresas de pequeno porte que não investem muito dinheiro para configurar data centers ou contratar administradores de TI para hardwares.

No dia a dia do profissional de TI, atualmente, a tendência é que haja um crescimento na procura por profissionais de Cloud Computing. Os gestores da área, portanto, precisam se reciclar e aprender os novos conceitos do segmento. É por isso que investir em cursos e treinamentos sobre computação em nuvem é tão importante.

Os pontos que influenciam a tomada de decisão numa gestão de TI

A computação em nuvem colabora para uma série de mudanças na tomada de decisão do setor de TI. Por isso, é preciso estar preparado nesse sentido. Listamos alguns dos principais pontos que podem ser alterados. Confira a seguir!

TI mais estratégica

A área de TI nunca foi tão estratégica quanto na era da computação em nuvem. Isso se justifica pelo fato de que as atividades deixaram de ser tão burocráticas e operacionais no setor. O departamento de tecnologia deixou de ser visto como um “apagador de incêndios”, como uma área que está na empresa apenas para resolver problemas.

Agora a TI é tida como um setor estratégico, que visa pensar novas soluções e melhorias para as empresas. Os gestores precisam, dessa forma, ter conhecimentos que vão além dos técnicos, mas também voltados ao planejamento estratégico e à inteligência competitiva de mercado.

Executivos com maior mobilidade

A computação em nuvem liberou os executivos dos fios e cabos. Hoje, basta ter o acesso à internet para conferir informações sobre a empresa, por meio dos softwares de gestão em nuvem.

Em viagens ou em casa, e em qualquer local em que estiverem, os empresários ou líderes das organizações podem acompanhar o que se passa em sua empresa em real time. Isso é muito relevante e proporcionou, consequentemente, a popularização do trabalho remoto.

O trabalho do profissional de TI também ganhou mais mobilidade com a nuvem e agora os serviços que envolvem a tecnologia da informação também podem ser acessados a partir de qualquer local.

Gestão mais orientada a dados

A coleta de dados nas empresas nunca foi tão importante, pois é a partir das informações disponibilizadas pelos clientes que se pode montar um cadastro completo para campanhas de marketing, por exemplo.

A partir dos dados, as empresas melhoram a tomada de decisão, partindo para ações mais acertadas. E a computação em nuvem ajuda a facilitar o acesso a essas informações.

Ao profissional de TI, cabe atuar na organização desses dados e otimização de sua administração por parte dos colaboradores da empresa.

As mudanças geradas pela computação em nuvem

A computação em nuvem também proporcionou uma série de mudanças no meio empresarial. As principais delas são as seguintes.

Adoção em nuvem aumentada

A presença física deixou de ser um pré-requisito para alguém ter uma empresa. Prova disso é que muitas startups extremamente lucrativas não possuem um ambiente corporativo altamente desenvolvido.

A computação em nuvem permite que sócios atuem em suas respectivas casas, que podem ser em diferentes cidades, estados ou até mesmo países, uma vez que não há limitação física para os dados armazenados em nuvem

Demanda por profissionais em Cloud

Conforme já destacado anteriormente, a demanda por profissionais especialistas em Cloud vai aumentar muito, pois cada vez mais se faz necessário o trabalho de TI feito na nuvem.

A carreira dos profissionais de TI especialistas em computação em nuvem é uma tendência, e esse é um mercado de lucratividade certeira para quem busca sempre se atualizar com conhecimentos na área.

Crescimento do Big Data

Se o Big Data já é uma realidade para muitas empresas, convém destacar que ele crescerá ainda mais nos próximos anos. Essa realidade está relacionada à adoção generalizada da computação na nuvem, pois os dados gerados são armazenados e organizados nesse espaço virtual.

Porém, não basta armazenar dados: é preciso que eles sejam organizados de forma que o acesso seja fácil, rápido e prático para os profissionais das organizações.

As empresas podem tirar proveito do Big Data de maneira ainda mais efetiva em áreas como o RH, o setor financeiro, o marketing, entre tantas outras.

E então, conseguiu entender como a gestão de TI é influenciada pela comunicação em nuvem? Para os profissionais da área de tecnologia, ter esses conhecimentos é extremamente relevante, pois trata-se de uma realidade que impacta diretamente as suas rotinas.

Tem alguma contribuição que deseja fazer sobre o assunto? A sua opinião é sempre muito bem-vinda por aqui. Portanto, sinta-se à vontade para utilizar o espaço abaixo e registrar comentários.