fbpx
Tecnologia

Saiba aqui as capacitações e certificações exigidas dos profissionais da área de TI

Para os profissionais de TI que estão em busca de consolidar as suas habilidades de forma oficial, as certificações continuam sendo o melhor caminho. Ao obter as certificações certas, o profissional passa a ter o know-how para se colocar como um profissional que traz conhecimento profundo em áreas essenciais.

Com as soluções tecnologias e as formas de gestão evoluindo a passos largos, a necessidade de obtenção de capacitação em TI para lidar com essas soluções precisa ser na mesma velocidade. Se antes o setor tinha como foco principal a manutenção de infraestrutura de TI nas empresas, hoje, é responsável por soluções que estão diretamente ligadas ao core business e à tomada de decisão.

Entendendo essa importância, neste post, apresentamos algumas das principais capacitações em TI que um profissional completo precisa ter. Confira!

ITIL — Information Technology Infrastructure Library

A certificação ITIL é uma das mais requisitadas pelas empresas que contratam profissionais de TI e é emitida com base em um framework bastante popular no setor. A certificação tem como público prioritário os gestores de processos e profissionais que cuidam de infraestrutura de TI e seus workflows.

A certificação ITIL é baseada nas boas práticas de gerenciamento de TI, que são aplicadas em ciclos — ideação, planejamento, execução e controle, além da metodologia ágil, devops e lean. Os 5 níveis da certificação ITIL são:

  • Certificação ITIL Foundation — que apresenta 40 questões de múltipla escolha, com duração de 1 hora e exige para aprovação no mínimo 65% de aproveitamento;
  • Certificação ITIL Practitioner — uma certificação que agrega à Foundation;
  • Certificação ITIL Intermediate — como o nome sugere é uma certificação voltada para os profissionais que já tenham um conhecimento intermediário sobre service desk, gestão de ativos e de incidentes;
  • Certificação ITIL Master — é o nível mais alto voltado para os cargos de liderança ou para profissionais que apresentem de forma comprovada 5 anos de experiência em cargos gerenciais.

PMP — Project Management Professional

A certificação PMP tem como foco a análise da capacidade dos profissionais em relação ao gerenciamento de projetos. Para isso, a certificação tem como ponto focal as cinco etapas do ciclo de vida de um projeto, que são o início, planejamento, execução, monitoramento e controle.

Quais são os requisitos para essa certificação?

Para fazer o exame da certificação PMP o profissional deverá comprovar três anos de experiência em gerenciamento de projetos além de apresentar uma carga horária mínima comprovada de 4500 horas em liderança de projeto.

Certificação ScrumMaster

Uma das certificações mais conhecidas e requisitadas do mercado, a ScrumMaster, oferecida pela Scrum Alliance, serve para certificar que o profissional tem o domínio do framework Scrum e se ele sabe como aplicá-lo no local de trabalho.

É uma certificação recomendada para os gerentes de projetos de TI e desenvolvedores de produtos, com objetivo de certificar a capacidade desse profissional em trabalhar seguindo diretrizes sólidas. Além da certificação, o profissional certificado terá como recompensa uma associação de dois anos com a Scrum Alliance, que permitirá que ele acesse eventos locais e remotos.

Quais são os requisitos da certificação ScrumMaster?

Para obter a certificação ScrumMaster, o profissional precisará passar por um curso CSM de forma presencial. O curso dura dois dias e é ministrado por um instrutor certificado do próprio Scrum.

CGEIT — Certified in the Governance of Enterprise IT

Oferecida pela ISACA, a certificação CGEIT serve para confirmar o conhecimento do profissional em governança de TI, na capacidade de aplicar os conceitos e princípios em um ambiente corporativo.

Por essas características, o Certificado CGEIT é indicado para os profissionais que atuem com funções gerenciais, consultores ou que apresentam garantia relacionadas à governança de TI — como os diretores de TI e SI.

Quais são os requisitos para obter essa certificação?

Para obter a certificação, o profissional deverá ter no mínimo cinco anos ou mais de experiência em gerenciamento, atuando em uma função de consultoria ou supervisão — ou lidando com iniciativas relativas a governança de TI em um ambiente corporativo.

Além disso, o profissional deverá apresentar um currículo com no mínimo um ano de experiência relativa à estrutura de governança de TI e em um ou mais domínios CGEIT — que pode ser gerenciamento estratégico, otimização de recursos, otimização de riscos, etc.

CISM — Certified Information Security Manager

Outra certificação oferecida pela ISACA é a CISM, que tem como foco a segurança de TI, só que em nível gerencial. O profissional que obtém essa certificação demonstra proficiência no desenvolvimento, projeto e gerenciamento de estratégias de segurança corporativa. Uma das características dessa certificação é que o exame é disponibilizado em apenas dois períodos de 16 semanas em cada ano.

Quais são os requisitos para a obtenção do CISM?

Os principais requisitos para a obtenção da certificação CISM é que o profissional tenha no mínimo três anos de experiência em no mínimo dois dos quatro tópicos que são os pilares da certificação. Além disso, será necessário o ganho de crédito de CPE a cada ano para que a certificação seja mantida.

AWS Certified Solutions Architect

A certificação AWS Certified Solutions Architect é desenvolvida para certificar a experiência dos profissionais com a plataforma da Amazon. O foco é identificar se o profissional domina a capacidade de projetar e implantar sistemas escaláveis utilizando a AWS. Além disso, são analisados outros atributos gerenciais, como a capacidade de utilizar o orçamento de forma efetiva, reduzindo os custos, sem prejudicar a segurança, confiabilidade e qualidade.

Quais são os requisitos da certificação AWS Certified Solutions Architect?

Para obter essa certificação, o profissional deverá comprovar mais de uma ano de experiência atuando em projetos de sistema com a plataforma AWS. Outro requisito é que o profissional domine pelo menos uma linguagem de programação de alto nível, além de conhecer as boas práticas de desenvolvimento de aplicações com base em AWS.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são as principais capacitações em TI do mercado e os requisitos que o profissional deve ter para obtê-las. Além do enriquecimento de currículo, as certificações são um excelente método para os profissionais que querem evoluir e se tornarem mais completos.

Gostou do post? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.