fbpx
Tecnologia

Vamos conversar sobre o novo perfil do gestor de TI?

Foi o tempo em que as empresas buscavam um gestor de TI que fosse especificamente especializado em infraestrutura e tecnologia. Atualmente, além desses conhecimentos, esse profissional precisa dominar outras competências relativas às rotinas de trabalho, relacionamento interpessoal e alinhamento com o núcleo do negócio da empresa. 

A transformação digital e o protagonismo do TI dentro das estratégias de negócios exige cada vez mais um profissional multifacetado. Para que você entenda qual deve ser o perfil desse do gestor de TI moderno, neste post, vamos entender a fundo o que é necessário para assumir essa responsabilidade, desde os passos básicos até as atribuições mais específicas. Confira!

Porque não há mais espaço para gestores de TI à moda antiga?

Ao contrário do que imaginamos, o cargo de gestor de TI não é estático ou padronizado, ele pode assumir diferentes papéis de acordo com as demandas de cada empresa. Por exemplo, os gestores de TI que prestam serviços para instituições ligadas à saúde, precisam conhecer sistemas de gestão, de segurança e de análise de dados que possam lidar da melhor maneira possível com as informações sensíveis dos pacientes.

Já um gestor de TI que atua no setor financeiro, precisa se especializar na gestão de sistemas que facilitam o rastreio dos dados financeiros. O foco é sempre aliar a tecnologia da informação ao core business, trabalhando em sintonia com os demais setores. Em tempos de transformação digital, o primeiro passo para ser um bom gestor de TI é não se tornar um profissional genérico, mas um especialista.

Quais são as funções de um gerente de TI moderno?

Com a tecnologia como pilar da gestão corporativa, a primeira função de um gestor de TI moderno é o de orientar os demais executivos e alinhar as ideias para que seja alcançado o nível de poder computacional que atenda as demandas da empresa. Em seguida, deve focar nos inventários periódicos, para que sejam realizados os upgrades e manutenções necessárias — além de todas as atualizações de segurança e backups.

Gestor de segurança

Algumas empresas, que trabalham com alto volume de dados sensíveis, podem nomear um gestor de segurança da informação. Esse profissional poderá trabalhar ao lado ou um grau abaixo do gestor geral de TI. Esse profissional ficará responsável pela investigação das falhas de segurança, garantindo a mitigação desses problemas por meio de planejamento preventivo e criação de boas políticas de segurança.

Alinhamento entre gestão de TI e RH

Outra função de um bom gestor de TI é na montagem da sua equipe, ou seja, ele deverá participar de processos de recursos humanos, recrutamento e treinamento de novos funcionários. Ou seja, além de informar a equipe de RH sobre a necessidade de colaboradores, o gestor deverá ter conhecimentos específicos para participar ativamente do processo.

Além de tudo isso, ainda cabe ao bom gestor de TI, alinhado às práticas modernas, direcionar o trabalho dos profissionais interdisciplinares de TI. Nesse cenário, a boa formação é primordial, para que o gestor tenha uma compreensão holística da tecnologia da informação. Com essa perspectiva, ele poderá, de forma orgânica, inspirar e motivar as diversas equipes de TI.

Quais devem ser as principais qualidades de um líder de TI?

Embora ainda seja importante que um bom gestor de TI seja encarregado de supervisionar e manter a rede e integridade dos dados corporativos, há outras qualidades de lideranças que são fundamentais para esse novo perfil. 

Um bom gestor de TI inspira a sua equipe

Os bons líderes de TI, além de ter foco no sucesso da implementação da transformação digital em uma empresa, devem motivar os colaboradores e executivos a seguir o mesmo propósito.

Para se tornar um líder eficaz você deverá reunir qualidades específicas, com um esforço essencial para a construção de um nível de confiança com a sua equipe, estimulando a colaboração. Deverá ser o exemplo para que os sublíderes também liderem com os seus subordinados com integridade e comunicação clara. Ou seja, o gestor de TI é o espelho do setor.

O gestor moderno nunca para de aprender

Do ponto de vista tecnológico, o gestor de TI que tem sucesso em sua atuação é aquele que está em constante atualização, em sintonia com as últimas tendências do setor — em especial com as tendências que possam ter algum impacto em suas empresas. Uma vez identificado esse potencial, o gestor deverá estar preparado para implementar essas soluções da forma mais eficiente possível em busca de inovação e de um diferencial competitivo.

Quais habilidades o gerente de TI moderno deve dominar?

Agora que já temos um panorama sobre a atuação de um gerente de TI moderno, vamos entender quais são as habilidades mais requisitadas nesse profissional, de forma objetiva e prática. Confira!

Proficiência tecnológica

Não poderíamos começar de outra maneira, afinal, um bom gerente de TI deve dominar as tecnologias que formam a infraestrutura de TI da sua empresa, mesmo que seja apenas no plano teórico. Quanto mais amplitude o gestor tiver, mais autonomia ele terá para tomar decisões com propriedade e facilidade para absorver novas ferramentas de hardware e software para agregar à empresa.

Comunicação eficiente

A comunicação de um gestor de TI moderno deve ir além do “tecniquês”, pois ele deverá comunicar-se com os altos escalões da empresa para garantir o bom funcionamento do setor — deverá garantir os recursos adequados. Isso é importante, pois o setor de TI, em muitas empresas, ainda é considerado um acessório e não uma atividade-fim.

Da mesma forma, comunicação interna no setor deverá ser aprimorada, mantendo a qualidade independentemente do meio utilizado — seja presencialmente, ou de forma remota, visto que o home office é um modelo de trabalho que deve crescer exponencialmente nos próximos anos e foi, de certo modo, acelerado devido a pandemia

Tomada de decisão baseada em dados

Muitas empresas estão montando equipes multidisciplinares para aprimorar a cultura data driven, com o auxílio de cientistas de dados. O gestor de TI deve utilizar a quantidade enorme de dados produzidos dentro e fora do setor para embasar as suas decisões de forma mais precisa. Para isso, é importante a utilização de bons sistemas de gestão e softwares analíticos.

Controle financeiro 

Como já dissemos acima, muitas das vezes o setor de TI é encarado como um mero suporte para a atividade principal da empresa. Esse tipo de mentalidade coloca o setor como um dos alvos mais fáceis quando o assunto é corte de orçamentos.  

Nesse cenário, cabe ao gestor deve extrair o máximo do orçamento destinado para o setor, ou seja, ele deverá ter uma base de conhecimentos de gestão financeira para garantir que a situação fique sob controle e o setor não trabalhe abaixo das necessidades da empresa. 

As características que transformam um bom profissional em um gestor de TI devem ser aprimoradas a cada dia, de acordo com as necessidades da empresa. Com a transformação digital e o aumento da demanda por ativos tecnológicos, a tendência é que cada vez mais esse profissional atue lado a lado com os executivos das empresas. Você está preparado para assumir essa responsabilidade?

Gostou do post? Quer adquirir mais conhecimento que agregam a sua gestão de TI? Então, confira já o nosso Guia Completo sobre Servidores Dedicados.