fbpx

Entenda como a governança de TI pode ajudar sua empresa aqui!

Entenda como a governança de TI pode ajudar sua empresa aqui!

Powered by Rock Convert

A competitividade é a peça-chave das estratégias de negócios da maioria das empresas. Todos querem estar sempre um passo à frente da concorrência e assim obter mais lucratividade e reconhecimento do público. Para que isso aconteça, a governança de TI é essencial, uma vez que ela possibilita que a informática e outros recursos tecnológicos proporcionem melhores resultados às empresas.

Afinal, para que bons resultados sejam obtidos, as ações estratégicas, que antigamente eram mais voltadas para as áreas administrativas e de marketing das organizações, hoje devem encontrar eco também na tecnologia.

Para que você entenda como a governança de TI pode ajudar a sua empresa, vamos explicar mais detalhadamente sobre o que se trata esse conceito, quais são os seus benefícios e como, de fato, utilizá-la. Acompanhe nos tópicos a seguir!

O que é governança de TI?

Podemos definir a governança de TI como uma estratégia voltada para as organizações alinharem as suas políticas de segurança digital, bem como a privacidade dos dados e a manutenção de redes virtuais. A ideia é que o setor de TI possa traçar estratégias para que o lado operacional funcione com excelência, por meio de sistemas mais confiáveis e com menor vulnerabilidade.

Todas as companhias, independentemente de serem grandes ou pequena empresas, devem ter qualidade elevada e confiabilidade em seu setor de TI. Afinal, essa área organiza dados de clientes, proporciona serviços adequados como um site que funcione bem e desempenha diversas outras funções relevantes.

A governança de TI deve ser vista nesse sentido, ou seja, como uma ferramenta que proporciona à organização o fornecimento de serviços de maior qualidade por meio de recursos como o Big Data, a inteligência artificial, a correta hospedagem de sites etc.

Quais são os benefícios da governança de TI?

A governança de TI proporciona diversos benefícios para as empresas. A seguir, destacamos os principais e os explicamos brevemente. Veja!

Otimização de recursos e processos

A TI pode agir de forma estratégica para mapear as atividades desenvolvidas pela empresa e assim propor soluções para que os seus recursos sejam otimizados. Se for concluído que um servidor dedicado é mais interessante para o bom andamento do negócio, isso pode ser solicitado, por exemplo.

O mesmo vale para os processos da empresa. Desse modo, atividades manuais e que demandam muito tempo para serem realizadas podem ser substituídas por softwares desenvolvidos pela área de TI. Tudo isso faz com que haja um melhor controle das tarefas organizacionais e proporciona uma avaliação mais precisa do empreendimento como um todo.

Minimização de riscos

Com o gerenciamento de riscos, é possível ter maior controle sobre as questões vulneráveis que sensibilizam uma empresa, e é no processo de governança de TI que são executadas práticas para restringir as ameaças.

É importante lembrar que quando falamos em sistemas tecnológicos, estamos nos referindo a tudo que a empresa faz no ciberespaço. Isso inclui pagamentos online, armazenamento de dados em nuvem, cadastros de clientes, sites, páginas nas redes sociais etc.

Com a governança de TI, todas essas atividades são analisadas de forma minuciosa, para que sejam feitas de maneira segura. Uma alternativa sugerida, por exemplo, pode ser o uso da criptografia em sistemas operacionais.

Acompanhamento de métricas

Engane-se quem pensa que apenas as métricas financeiras são relevantes para a sobrevivência de uma empresa. A área de TI também pode gerar indicadores importantes, entre os quais se destaca a produtividade.

Com uma estratégia de governança é possível verificar, por exemplo, a quantidade de tempo que um consumidor leva para que seja atendido ao entrar em contato com a empresa pelos seus canais digitais. Caso seja observada uma demora acima do normal, medidas podem ser tomadas para que isso deixe de ocorrer.

Maior competitividade

Com uma TI estratégica e sempre buscando soluções inovadoras, a sua empresa ganhará muito no quesito competitividade. Isso porque, se os seus concorrentes não tiverem o setor de tecnologia tão bem estruturado, a sua organização estará sempre um passo à frente.

A TI passa a auxiliar os negócios e cria diversas oportunidades para novos investimentos ou ações de melhorias que farão com que a organização tenha mais resultados positivos.

Alinhamento de estratégias

Gareth Morgan, um renomado teórico da área da administração, é autor do livro “Imagens da Organização”. Nessa obra, o autor compara as empresas a máquinas. Para ele, cada setor da organização é visto como uma peça, sendo que, se uma delas parar de funcionar, todo o equipamento também cessa.

O setor de TI se encaixa nessa visão e precisa acompanhar a realidade das outras áreas da empresa. Sendo assim, a governança proporciona maior alinhamento de estratégias, para que toda cadeia operacional possa, por meio da tecnologia, atuar em sinergia.

Gerenciamento de ativos

A governança de TI também contribui para o gerenciamento de ativos. Essa técnica parte do pressuposto que todos os dispositivos tecnológicos de uma empresa devem funcionar de forma plena, porém consumindo menos recursos.

Para isso, um estudo detalhado dos hardwares e softwares da organização é fundamental. Se algo for diagnosticado como obsoleto, por exemplo, pode ser substituído por outra solução mais moderna e que cumpra melhor o papel a que se propõe.

Como utilizar a governança de TI como ferramenta estratégica?

De maneira geral, a governança de TI envolve todas as áreas de uma empresa em que a tecnologia é utilizada. Sendo assim, são realizados estudos e propostas estratégias que, quando executadas, garantam maior durabilidade e segurança das informações.

Também é importante salientar que a governança de TI precisa ser coordenada por um supervisor dessa área, mas engloba gestores de outros setores e, principalmente, a alta cúpula administrativa da organização. Afinal, as ações desenvolvidas servem para toda a empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre a governança de TI? Temos certeza de que você conseguirá bons resultados em sua empresa, caso coloque todo esse aprendizado em prática.

Mais conteúdos interessantes como esse e que podem servir para melhorar as rotinas da TI da sua empresa podem ser vistos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Acesse e confira agora mesmo!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of