fbpx
Tecnologia

Saiba mais sobre as tendências tecnológicas para 2022

Com a pandemia ocasionada pela nova Covid-19, muitas mudanças aconteceram no cenário mundial. Houve diversas dúvidas e incertezas, pois o rumo dos negócios estava em jogo. Diante disso, foi necessária uma atitude dos empresários para que pudessem se preparar para o que estava por vir. A tecnologia avançou rapidamente e é uma grande aliada do mundo, porém, é preciso atenção, pois juntamente com o aumento do uso dessa ferramenta, a preocupação com os ataques cibernéticos vem crescendo.

Por isso, além de tentar entender quais as melhores formas de reinventar e alavancar o seu negócio, é necessário ter cuidado e atenção redobrada com as informações. Neste post, vamos abordar a questão das tendências tecnológicas que estão auxiliando os empresários e inclusive as pessoas comuns em suas atividades diárias.

Deseja saber mais sobre o assunto? Confira abaixo quais são as inovações e suas funções!

Quais são as tecnologias que estão em alta no mundo no momento?

No momento atual, seja em casa ou no trabalho, estão presentes várias tecnologias que são capazes de auxiliar nas mais variadas tarefas. Até pouco tempo atrás pagar uma conta somente era possível se deslocando até um banco ou uma agência da lotérica. Hoje essa tarefa pode ser realizada diretamente por meios eletrônicos, como celulares e computadores, o que facilita o cotidiano de todos. Essa e muitas outras inovações estão à disposição de todos. Veja abaixo uma lista das tecnologias mais usadas na atualidade!

Blockchain

O Blockchain nada mais é do que um livro de razão digital que funciona como um banco de dados digital distribuído. Nele podem ser registradas transações de ativos de uma rede empresarial. Por meio dessa tecnologia também é possível compartilhar informações entre várias pessoas. E, o melhor de tudo é que esses dados não podem ser alterados.

Drones

Este equipamento vem sendo muito utilizado, principalmente para trabalhos cinematográficos na gravação de vídeos ou fotos, por empresas de vigilância, pesquisa em áreas de difícil acesso e dentre outros. Existem diversos modelos de drones, a escolha de uma versão depende da demanda do negócio. Alguns deles são tão pequenos que cabem na palma da sua mão, já outros precisam de um local específico para subir, pois são maiores e robustos.

Alguns drones têm direção autônoma, ou seja, não precisam ser controlados por uma pessoa, mas a grande maioria ainda necessita de comando. Um detalhe importante é o tempo de bateria, senão alguns acidentes podem acontecer, razão pela qual é preciso verificar se o equipamento volta para a base automaticamente ao descarregar ou se ele simplesmente desliga enquanto está no percurso.

Impressão 3D

A impressora 3D é mais uma das novidades tecnológicas que está disponível para ser usada na área empresarial. Com a sua utilização é possível criar objetos tridimensionais por meio da impressão. As tintas usadas para essa finalidade são inovadoras e compostas por plástico, metal, madeira e vidro. Um dos maiores potenciais dessa tecnologia é transformar grandes empresas, salas de estar e pequenos negócios em fábricas.

Inteligência artificial

A IA (inteligência artificial), refere-se ao aprendizado de máquina. Por meio dela são desenvolvidos programas de computador que podem compreender, aprender, planejar, raciocinar e agir quando recebem uma grande quantidade de dados. Essa tecnologia tem um grande potencial para a criação de serviços e itens relevantes.

Entre os exemplos dessa ferramenta podemos encontrar os hospitais que usam imagens digitalizadas para detectar o câncer e as companhias de seguro que avaliam de maneira digital os danos causados a veículos.

Internet das Coisas

A internet das coisas (IoT), nada mais é do que equipamentos físicos, como por exemplo, veículos, eletrodomésticos e dispositivos interligados com sensores que permitem a coleta de dados e a troca deles. Em sua grande maioria, não é necessária nenhuma interferência humana.

Realidade aumentada

A RA (realidade aumentada) é uma realidade que está cada vez mais presente na vida das pessoas. Ela é um ambiente de imersão que é criado por meio de ferramentas computacionais no qual os usuários podem fazer algumas tarefas. Com ela é possível encontrar melhores trajetos para uma viajem de negócios, realizar pesquisas e aprender outros idiomas.

Realidade virtual

A realidade virtual está sendo muito utilizada como uma tecnologia de interface que faz com que a pessoa tenha a sensação de estar em um local real, mas na verdade ela está em um ambiente virtual. Tudo isso é possível por meio do uso de imagens 360º e recursos gráficos 3D. Essa inovação tem sido muito útil para a realização de treinamentos nas empresas, pois as pessoas sentem que estão vivendo a situação colocada a elas naquele momento.

Robótica

Os robôs são equipamentos que vem sendo muito utilizados no cenário atual, afinal, possuem uma ampla capacidade de inteligência, facilitando o controle e detecção. Além de ajudar nas tarefas humanas, também automatizam e ampliam-nas. É importante ressaltar que o segmento da robótica está pronto para transformar e contribuir com as instituições industriais ou não industriais, auxiliando em trabalhos de alto risco para o ser humano.

Quais são as tendências tecnológicas para 2022?

Os avanços da tecnologia são constantes e nunca param e é por essa razão que sempre existem novas tendências. Para o ano de 2022 não é diferente. Estão previstas muitas novidades e inclusive o crescimento do uso de tecnologias já existentes. Veja abaixo quais são algumas dessas novidades!

A ascensão da computação quântica

A computação quântica tem facilidade em fazer cálculos e por essa razão desempenha essa tarefa com muita agilidade. Essa função será uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de medicamentos e outros produtos que são extremamente necessários para a vida do ser humano, tudo isso sem muita necessidade de interação.

Carros elétricos ou autônomos

Os carros elétricos já fazem parte do nosso cotidiano a algum tempo, porém, algumas melhorias vêm sendo executadas, como por exemplo, a mudança na bateria desses automóveis, que deve possuir a vida útil mais longa e a infraestrutura dos postos de recarga.

Porém, uma novidade que impressiona muitas pessoas é a tecnologia autoguiada, ou seja, um automóvel autônomo, guiado por meio de câmeras e sensores programados para seguir o destino com segurança e praticidade. Uma organização que possui um modelo com modo autônomo altamente sofisticado é a Tesla, onde ela investe bruscamente para melhorar a cada dia que passa.

A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina aumentarão em vez de substituir as habilidades pessoais

Com o passar do tempo, a inteligência artificial tende a ir aumentando sua capacidade de aprendizado e as soluções ofertadas no mercado serão cada vez melhores e mais eficazes. Mas, para que as informações sejam mantidas em segurança será necessário contar com profissionais qualificados para cuidarem da parte cibernética.

O conceito de “acesso seguro ao serviço de ponta” será compreendido e adotado

A segurança será reforçada em todos os ambientes das empresas e não será apenas reforçada como uma reflexão tardia. Os acessos as informações de funcionários, dados de operações internas e dos clientes serão mantidos em maior segurança do que hoje em dia. Isso para garantir que a transformação digital ocorra da melhor maneira possível.

Li-Fi

O Li-Fi possui uma alta capacidade de transferência de dados por intermédio da luz. Diferente das transferências feitas por ondas de rádio do Wi-Fi, essa tecnologia é habilitada para transmitir informações em alta velocidade, com baixa taxa de interferências.

Então, agora que você já sabe quais são as tendências tecnológicas para 2022, e que também teve acesso às tecnologias que estão em alta no mundo, não deixe de se aperfeiçoar e de implementar o uso dessas novas ferramentas tecnológicas em seu empreendimento. Dessa forma, sua empresa acompanhará os avanços da tecnologia e seus serão um sucesso.

Gostou de nosso post? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro de todas as novidades da área da tecnologia!