fbpx
Tecnologia

Entenda o papel da infraestrutura de TI na transformação digital

A transformação digital está mudando a forma como as empresas buscam oportunidades de crescimento e melhoram a eficiência operacional. Enquanto todos os departamentos de uma organização estão sendo digitalizados, as empresas consideram o gerenciamento da experiência digital uma estratégia-chave para otimizar sua jornada de transformação e também para criar um modelo de negócios robusto.

Este novo modelo de negócios transformado digitalmente, com gerenciamento de experiência em seu epicentro, pode antecipar mudanças culturais, comportamentais e, sobretudo, na infraestrutura de TI, para beneficiar as empresas e seus usuários.

É sobre esse último aspecto que vamos tratar neste artigo, explicando o papel da infraestrutura de TI na transformação digital das empresas. Confira!

A evolução do conceito de transformação digital

O termo “transformação digital” é uma palavra da moda que é usada e abusada com vários significados. Desde 2005, o uso de tecnologias digitais e seus potenciais mudaram os mercados e as indústrias fundamentalmente, especialmente porque essas tecnologias oferecem aos usuários a escolha de como satisfazer necessidades específicas.

A tecnologia está mudando rapidamente, fazendo com que os mercados e as expectativas dos consumidores evoluam. Para se adaptar, as organizações estão acelerando seus esforços de digitalização, aproveitando ferramentas digitais para criar novos processos, serviços, produtos e modelos de negócios.

A necessidade de transformação é clara. Um estudo de 2020 da Deloitte Insights descobriu que o sucesso financeiro de uma organização estava diretamente relacionado ao nível de maturidade digital da organização. Empresas com alto nível de maturidade digital tiveram três vezes o crescimento da receita líquida das empresas com baixa maturidade digital.

A transformação digital bem-sucedida ajuda as organizações a se adaptarem a novas circunstâncias, possibilitando que novos processos e serviços sejam entregues rapidamente. Ela oferece resiliência e é cada vez mais necessário para que as organizações mantenham uma vantagem competitiva.

De acordo com um estudo recente da McKinsey, 54% da receita digital é gerada por startups nativas digitais. No entanto, as organizações tradicionais estão fechando essa lacuna, encontrando novas maneiras de criar novos fluxos de negócios por meio da transformação digital.

O papel fundamental da infraestrutura de TI nesse contexto

Transformações completas só podem ser alcançadas com infraestrutura adequada capaz de lidar com tecnologias mais novas e em evolução, já que a experiência de cada usuário final é importante na gestão de um negócio sustentável, e o gerenciamento desempenha um papel vital na obtenção de operações contínuas em diversas plataformas – especialmente em híbridos e ambientes multi-nuvem.

Com tecnologias como AIOps e infraestruturas de várias nuvens ganhando destaque, as equipes de TI agora buscam implementar políticas de gerenciamento centradas no cliente para garantir que os processos de negócios estejam em dia. Além disso, com os novos planos de continuidade de negócios em vigor, tecnologias como redes privadas virtuais (VPNs) e infraestrutura de desktop virtual (VDI) se tornaram o ponto focal.

No entanto, as iniciativas de transformação digital devem considerar a diversidade digital, a agilidade da rede e vários componentes de infraestrutura para alinhar com sucesso a TI com cada unidade de negócios.

Avaliando o hardware existente e realizando uma grande atualização

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para avaliar a situação do seu hardware é examinar como está a sua infraestrutura de rede. Ela inclui componentes de software e hardware e é parte integrante da infraestrutura de TI. Para que seus componentes de software funcionem com eficiência, sua rede corporativa precisa ser de primeira linha. Avalie roteadores existentes, sistemas operacionais, aplicativos de segurança de rede, operações de rede, endereçamento IP, protocolos sem fio, etc.

Hoje, você pode praticamente mover todas as tecnologias legadas para a nuvem e colher os benefícios de custos reduzidos, maior eficiência e acesso à tecnologia que antes não tinha. Software as a Service (SaaS) ajuda você a acessar e usar programas de software que provavelmente estavam fora de seu alcance se você fosse uma pequena empresa.

Se você for uma grande empresa, o SaaS é igualmente importante para reduzir a dependência da infraestrutura física e manter sua empresa ágil e escalonável. Os modelos SaaS oferecem esquemas de repartição, que permitem que empresas de todos os tamanhos aumentem ou diminuam, dependendo de sua situação.

Integrando soluções

Com mais empresas usando ferramentas para automatizar processos, as ferramentas de ERP, CRM e HRMS são quase uma parte integrante de todo negócio de sucesso. No entanto, eles criam problemas únicos de entradas duplicadas, troca manual repetitiva de informações e uma contínua falta de coordenação entre os departamentos. Integrar essas ferramentas usando APIs disponíveis é um método popular para reduzir entradas duplicadas e aumentar a automação.

Mais importante ainda, os dados podem ser compartilhados entre ferramentas integradas, levando a uma visão mais rica e previsões mais precisas. Se você tem uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, pode integrar seu ERP ao seu CRM, de forma que as compras feitas pelos clientes online sejam refletidas imediatamente no departamento de estoque, que pode repor os estoques automaticamente.

Focando a governança digital e a segurança

Para garantir o sucesso do negócio, não basta ter a melhor infraestrutura instalada. O sucesso depende de quão segura ela é contra vários tipos de ameaças e de quão sabiamente você é capaz de prever a ocorrência de ataques para que possa tomar medidas preventivas. A primeira etapa para garantir que sua infraestrutura digital seja segura é realizar uma avaliação de risco. Sua próxima etapa é avaliar e prever ameaças que podem ocorrer no futuro.

Contando com auxílio especializado

A transformação digital não é um processo único. Para eficácia ideal, deve ser uma evolução contínua onde a capacidade pode aumentar quando necessário sem a perda ou degradação da funcionalidade. Consequentemente, ela é frequentemente acompanhada por um maior uso de técnicas de automação, que permitem que os sistemas sejam executados em qualquer escala necessária naquele dia com um mínimo de esforço humano.

Além disso, transformações abrangentes, como migrações de nuvem, fornecem a melhor oportunidade para implementar novas soluções de conformidade de segurança de dados e outras medidas de segurança importantes. Ao contar com um apoio especializado nesse processo, todo e qualquer um desses benefícios pode ser alcançado para revolucionar as operações internas de sua organização, melhorar sua cultura e aprimorar a experiência de seus clientes.

Os impactos da gestão de TI nos negócios

A tecnologia tem efeitos importantes nas operações de negócios. Não importa o tamanho de sua empresa, a tecnologia oferece benefícios tangíveis e intangíveis que o ajudarão a ganhar dinheiro e a produzir os resultados que seus clientes exigem. A infraestrutura de TI afeta a cultura, a eficiência e os relacionamentos de uma empresa. Também impacta a segurança das informações confidenciais e as vantagens comerciais.

As empresas que reavaliam sua infraestrutura de TI de forma consistente aproveitam uma variedade de benefícios, como:

  • custos transparentes e reduzidos;
  • níveis de serviço aprimorados;
  • maior flexibilidade e tempo de comercialização mais rápido para novos serviços;
  • mais chances de inovar;
  • segurança de rede reforçada.

Em resumo, transformar a infraestrutura de TI em uma base de negócios estratégica e altamente eficiente melhorará o desempenho baseado na tecnologia e reduzirá significativamente os custos, auxiliando a sua empresa na jornada pela transformação digital.

Sua empresa já está se transformando digitalmente? Como vocês têm trabalhado a evolução da infraestrutura de TI? Conte para a gente nos comentários!