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Conheça o streaming de áudio e saiba como utilizá-lo

Consumir conteúdos por streaming de áudio é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano das pessoas. Muito disso se deve pela popularização do Spotify, aplicativo que ficou popular por disponibilizar músicas e podcats sob demanda.

Porém, você sabia que o serviço de transmissão de áudio também pode ser utilizado no meio corporativo? Isso mesmo! O streaming  pode servir como uma estratégia corporativa, com foco no marketing, na fidelização de clientes etc.

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o streaming de áudio, para que você conheça mais sobre o serviço e como utilizá-lo no seu negócio. Ficou interessado? Então é só seguir a leitura e ficar bem informado sobre o assunto!

O que é e quais serviços utilizam o streaming de áudio?

O streaming pode ser caracterizado como um serviço em que conteúdos midiáticos são acessados por meio da internet, sem que o usuário necessite fazer o download de um arquivo e armazená-lo em seus dispositivos.

Quando falamos em vídeo, é impossível não relacionar esse serviço com a Netflix, pois, esse foi um dos primeiros serviços do tipo a se popularizar no mundo. Por meio dele, as pessoas podem assistir a filmes e séries no horário em que quiserem, estando livre dos quadros pré-estabelecidos pelas emissoras de televisão.

No caso do streaming de áudio, funciona da mesma forma e os usuários acessam as músicas de seus cantores e bandas preferidas quando quiserem, pagando um valor mensal para isso. Além disso, também pode ser ouvidos podcasts, que são espécies de programas de rádio com uma temática específica, que podem ser ouvidos no momento desejado por quem utilizar o serviço.

Entre os principais serviços que utilizam o streaming de áudio, podemos destacar os seguintes:

  • reprodução de músicas;
  • criação de playlists;
  • rádios/podcasts.

Por que ele tem se tornado uma tendência atualmente?

O principal fator que tem tornado o streaming de áudio uma tendência, é o fato de que ele é muito simples e fácil de ser utilizado pelos usuários. Além disso, os conteúdos podem ser acessados de acordo com o tempo de cada pessoa. Se alguém deseja ouvir os áudios a noite pode, enquanto quem deseja fazer o acesso durante a manhã também pode, por exemplo.

No meio empresarial, esse tipo de serviço também pode ser utilizado, criando um podcast ou programa de rádio para uma marca. Assim sendo, o produto pode ser disponível nas redes sociais ou site da organização, para que seus clientes possam ouvi-lo.

Nesses conteúdos, podem ser trabalhadas dicas relacionadas ao seu negócio, como fazer boas compras, utilizar produtos etc. Uma loja de roupas, por exemplo, pode criar podcasts entrevistando estilistas, dando dicas de combinações de looks, falando sobre as tendências da moda, entre outros conteúdos relevantes para quem compra desse tipo de negócio.

Quais as suas vantagens em relação à reprodução tradicional?

Para as emissoras de rádio, o streaming também tem servido para que seus programas cheguem a qualquer local do mundo. Atualmente, uma rádio que fica localizada na cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser ouvida, pela internet, em qualquer lugar do globo. Isso serve, inclusive, como argumento para que os departamentos comerciais vendam anúncios.

Outra vantagem para as rádios é que os programas tradicionais podem ser editados e trabalhados no formato de podcast, disponibilizado em seu site ou aplicativo, para que as pessoas possam ouvir quando quiserem.

Já para o meio empresarial, de modo geral, a principal vantagem está em manter uma comunicação assíncrona com os públicos, que poderão acessar conteúdos no tempo em que quiserem, gerando engajamento com a marca.

Quais os custos de um streaming de áudio?

Os custos de um streaming de áudio são relativamente baixos para uma empresa. Basicamente, você precisará ter uma boa hospedagem para o seu site ou aplicativo em que o conteúdo é disponibilizado, bem como um provedor de internet com qualidade.

Além disso, obviamente, será necessário investir em equipamentos para a produção do conteúdo, como microfones e computadores. Contratar especialistas na produção de áudio, para que o seu material tenha vinhetas interessantes e um roteiro de qualidade também é importante.

Como implementá-lo?

Existem uma série de cuidados que devem ser tomados ao implementar um streaming de áudio. A seguir, vamos explicar os principais deles. Confira!

Tenha uma internet estável

Conforme explicamos anteriormente, é imprescindível que você tenha uma internet de qualidade e estável para implementar um streaming de áudio. Se a sua conexão cair ou ficar oscilando, o resultado pode ser desastroso para os ouvintes, que perderão o interesse em ouvir o seu conteúdo.

Utilize uma hospedagem excelente para o seu site ou app

Você precisará de um canal para a transmissão de seu conteúdo de streaming de áudio, que poderá ser o seu próprio site ou um aplicativo exclusivo. Em ambos os casos, é necessário ter uma hospedagem excelente.

Caso o servidor não seja adequado, ele poderá cair em horários de pico e prejudicar o acesso aos áudios, causando um transtorno para o usuário e, consequentemente, uma imagem negativa para a sua empresa.

Garanta um áudio com qualidade

A qualidade também deve estar presente no áudio, que precisa ser elaborado com capricho. Para isso, é preciso investir em um bom microfone e escolher um local adequado para gravações, de preferência que seja acusticamente isolado.

Alinhe o conteúdo com o desejo do seu público

Você precisa produzir conteúdos estratégicos, que convertam clientes para o seu negócio. Para isso, é preciso conhecer o seu público e o que eles gostam de ouvir. De tal forma, será possível produzir materiais com essa temática.

De maneira geral, podemos dizer que o streaming de áudio está bastante em alta e é uma estratégia relativamente barata de ser implementada pelas empresas. Por isso, investir na produção de conteúdos de áudio pode ser uma boa estratégia para se destacar no mercado e conseguir resultados satisfatórios para a organização.

Esperamos que este material tenha sido interessante para você! Caso queira continuar acompanhando as nossas publicações, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.