fbpx

Veja 10 dicas práticas de SEO para Joomla

Veja 10 dicas práticas de SEO para Joomla

Powered by Rock Convert

Você provavelmente já ouviu centenas de vezes que a otimização de mecanismo de busca (SEO) é uma ferramenta de marketing digital essencial, mas ainda pode não ter uma compreensão sólida desse recurso complexo e multifacetado.

O SEO é composto de vários elementos, e saber o que são e como funcionam é essencial para entender por que ele é tão importante. A otimização é significativa porque torna seu site mais visível, o que traz mais tráfego e mais oportunidades de converter consumidores em potencial em clientes.

Se você possui ou gerencia um site Joomla, precisa entender a importância da otimização contínua e dos ajustes de SEO para alcançar os resultados desejados nos motores de busca. Confira neste artigo 10 dicas práticas de SEO para Joomla!

1. Hospede seu site Joomla no tipo de servidor certo

Antes de mexer nas configurações seriais, é melhor garantir que o servidor atual seja adequado para o seu site baseado em Joomla. Um servidor confiável é o seu primeiro passo. Não vá para servidores domésticos ou servidores de hospedagem baratos. Obtenha um servidor rápido e amigável ao Joomla.

2. Cuide do tempo de carregamento do site

O tempo de carregamento da página e a velocidade do site sempre serão componentes extremamente importantes do SEO. Embora existam dezenas de maneiras de acelerar um site, uma das dicas mais úteis específicas para o Joomla é ativar o cache.

Quando um visitante clica no seu site e carrega uma página, o Joomla busca o conteúdo de um banco de dados e carrega todos os recursos e componentes necessários para apresentar a página ao usuário final. Se houver muitos elementos diferentes, esse processo poderá demorar alguns segundos. Esse processo é necessário na primeira vez, mas os usuários poderão ignorá-lo mais tarde se você ativar o recurso de cache do Joomla.

3. Use plugins de SEO para o Joomla

Uma das grandes vantagens do Joomla é que existem plugins para tudo — incluindo SEO. Embora você precise otimizar seu site para o básico, o uso dos plugins certos permite identificar pontos fracos e vulnerabilidades que você não sabia que existiam. O SEOSimple é um dos melhores, mas há muitas outras opções para você escolher.

4. Ative URLs amigáveis para pesquisa

Na configuração global do Joomla do seu site, defina os “URLs amigáveis aos mecanismos de pesquisa” e “Usar a reescrita de URL” como “Sim”. Isso removerá códigos aleatórios dos seus URLs e os otimizará para que eles tenham uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. Essencialmente, isso esclarece tudo para que o Google e outros mecanismos de pesquisa entendam o que as seus URLs representam.

5. Escolha entre “www” ou “não-www”

Ao contrário do WordPress, o Joomla não redireciona automaticamente seu site para uma versão específica “www” do seu site. Isso cria um problema canônico que precisa ser corrigido manualmente por meio do seu arquivo “.htaccess”.

Não importa necessariamente qual você escolha, mas certifique-se de selecionar uma opção e tornar a outra inacessível. Isso elimina qualquer confusão desnecessária e impede que o Google pense que você tem conteúdo duplicado.

6. Livre-se dos erros 404

Se há uma coisa que pode afetar negativamente o seu site Joomla são muitos erros 404. O Google não gosta de erros 404, pois eles costumam prejudicar a experiência do usuário.

Mesmo que seja impossível evitar todos os erros, você pode criar uma página 404 simples e agradável, ajudando os usuários a localizar as informações que estão procurando. Muitos modelos do Joomla terão páginas 404 incorporadas, mas verifique-as e confira se elas agregam valor ao seu site.

7. Crie conteúdo de qualidade

Uma das melhores coisas que você pode fazer para a classificação do mecanismo de pesquisa do seu site é investir consistentemente em conteúdo de qualidade. Com o tempo, o conteúdo de qualidade relevante para seu público-alvo gerará backlinks, atrairá visitantes e aprimorará a autoridade do seu site. É um investimento que trará valor a longo prazo.

8. Remova o “/ images /” do seu arquivo Robots.txt

No arquivo robots.txt gerado automaticamente, criado na instalação, o Joomla inclui uma regra de proibição para o diretório de imagens, instruindo os mecanismos de pesquisa a não pesquisar ou indexar sua pasta de imagens.

Como você deve saber, as imagens podem gerar uma parte considerável do seu tráfego do Google e dos mecanismos de pesquisa, se você as tiver otimizado corretamente. Como toda a otimização de imagem do mundo não ajudará se você estiver dizendo ao Google para não se preocupar com o diretório de imagens, recomendamos que você remova a seguinte linha do arquivo robots.txt: / images /.

9. Use Alt Tags e dimensões da imagem

Esta dica realmente não é específica para o Joomla, mas é importante. O editor JCE permite adicionar o texto alternativo para descrever sua imagem, bem como adicionar as dimensões diretamente na ferramenta de upload de imagens.

No caso de você não estar ciente, adicionar dimensões da imagem às suas imagens permite que o espaço seja carregado antes da imagem real. Isso deve ajudar a melhorar um pouco o tempo de carregamento.

10. Renomeie o arquivo htaccess.txt para .htaccess

Como se sabe, .htaccess é um arquivo de configuração que normalmente está localizado na raiz do diretório do servidor. Ao fazer configurações no arquivo .htaccess, você pode não apenas reescrever URLs e criar redirecionamentos no site, mas também adicionar diretórios protegidos por senha e outros recursos com foco técnico para acelerar a velocidade de carregamento da página.

Ao contrário da maioria das plataformas de sites que se beneficiam do arquivo .htaccess, o Joomla utiliza um arquivo htaccess.txt, que dificilmente pode executar a maioria dos servidores da web. Para tornar os URLs do site mais atraentes, você também precisa renomear o arquivo htaccess.txt padrão como .htaccess. Observe que o arquivo htaccess.txt mencionado pode ser acessível no diretório de instalação do Joomla.

Por fim, se você está atualmente ignorando o SEO — ou não está gastando muito tempo com ele —, está perdendo a oportunidade de direcionar mais tráfego para o seu site, aumentar a receita de publicidade e aumentar as conversões. Embora não seja algo tão simples, as dicas mencionadas neste artigo são consideradas práticas recomendadas do setor. Faça referência a elas enquanto procura melhorar o desempenho do seu site!

Gostou do artigo? Acompanhe nossos perfis nas mídias sociais e tenha acesso a outros conteúdos sobre gestão de negócios e tecnologia! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of