fbpx
Tecnologia

Observabilidade: seus três pilares e as diferenças para o monitoramento

A necessidade de monitoramento de sistemas mais eficiente e preciso aumenta à medida que a tecnologia evolui. O monitoramento de sistemas tradicionais fornece apenas visibilidade limitada do seu sistema, dificultando a identificação e a solução de erros quando eles ocorrem. É aí que entra a observabilidade.

Trata-se de uma nova abordagem de monitoramento de sistemas que oferece maior visibilidade do desempenho e pode ajudá-lo a identificar e resolver problemas rapidamente.

Neste artigo, nós explicamos o que é observabilidade e por que você deve usá-la. Acompanhe!

O que é observabilidade?

Observabilidade é a capacidade de entender o estado interno de um sistema, capturando e analisando suas saídas. Envolve coletar, visualizar e aplicar inteligência a métricas, rastreamentos, logs e eventos para entender o comportamento de um sistema complexo.

A observabilidade permite que as equipes:

  • monitorem sistemas de TI modernos com mais eficiência;
  • identifiquem e conectem os efeitos em uma cadeia complexa, permitindo rastreá-los de volta à sua causa;
  • tenham visibilidade de toda a arquitetura — sobretudo para administradores de sistema, analistas de operações de TI e desenvolvedores.

Qual a diferença entre observabilidade e monitoramento?

O monitoramento usa painéis para capturar e exibir dados predeterminados que ajudam as equipes de TI a detectar possíveis problemas e tendências de desempenho de longo prazo. No entanto, embora notifique as equipes de DevOps sobre problemas operacionais usando alertas, ele não identifica o componente individual ou o motivo subjacente por trás do problema, especialmente em um sistema distribuído altamente complexo.

Por outro lado, a observabilidade fornece insights e avalia de forma abrangente todo o ambiente de TI usando dados coletados de cada sistema interno. Esse insight granular e contextual que ele fornece pode ajudar as equipes a entender, identificar e solucionar a causa raiz dos problemas na infraestrutura de TI. Assim, ele funciona como uma base de conhecimento para que os engenheiros definam o que desejam monitorar e como melhorar o desempenho.

Para resumir a diferença entre observabilidade e monitoramento, o monitoramento informa o que está errado, enquanto a observabilidade responde o como e o porquê do erro. Portanto, é melhor ver ambos como estratégias complementares para fornecer informações robustas sobre sua infraestrutura de TI, porque o monitoramento por si só notifica você sobre o que está quebrado, mas não por quê.

Quais são os três pilares da observabilidade?

Alcançar a observabilidade requer a implementação de três classes de dados conhecidas como “pilares” da observabilidade. Vamos explicar cada um deles.

Logs

Um log é um registro escrito de um evento específico, descrevendo o que aconteceu e quando. Os logs contêm detalhes como carimbos de data/hora e cargas úteis para fornecer um contexto importante para análise.

Existem três tipos de logs: logs binários, estruturados e de texto simples. Os logs de texto sem formatação são os mais usados, embora os logs estruturados estejam ganhando popularidade devido à adição de metadados que podem ser consultados. Os logs geralmente são o primeiro recurso ao investigar um problema do sistema.

Métricas

uma métrica é normalmente um valor numérico rastreado ao longo do tempo, usado para medir o estado ou desempenho de um sistema. As métricas incluem atributos como nomes, carimbos de data/hora e KPIs para fornecer contexto.

As métricas diferem dos logs porque têm uma estrutura padrão e são fáceis de otimizar para armazenamento. Eles também são fáceis de consultar e permitem que os analistas rastreiem as alterações em um elemento específico ao longo do tempo.

Rastreamento

O rastreamento é a jornada mapeada de uma determinada solicitação em um sistema distribuído. Ele codifica os dados relevantes para cada operação realizada na solicitação (ou “span”) conforme ela se move pelo sistema. Ele pode incluir um ou vários spans, permitindo rastrear o andamento de uma solicitação por meio do sistema de microsserviços para localizar gargalos da causa de uma falha.

Como parte de uma estratégia abrangente de observabilidade, logs, métricas e rastreamentos podem ajudá-lo a identificar problemas, entender por que eles ocorrem e resolvê-los rapidamente.

Quais são os benefícios de aplicar a observabilidade aos seus processos?

As equipes de TI, SRE, desenvolvimento e operações podem obter grandes benefícios implementando a observabilidade em seus aplicativos. Aqui estão alguns dos principais.

Aumenta a visibilidade

A visibilidade clara dos aplicativos tornou-se cada vez mais difícil à medida que as organizações se inclinam para sistemas distribuídos complexos. A observabilidade dá a você a visibilidade necessária para resolver problemas mais rapidamente antes de afetar seu cliente. Aumentar a experiência do usuário final pode aumentar a receita, melhorar a fidelidade do cliente e otimizar seu processo.

Melhora a depuração

Os sistemas observáveis permitem que os desenvolvedores rastreiem as solicitações do início ao fim com dados contextualizados ao longo do caminho. Essas informações adicionais ao longo da jornada do usuário permitem que os especialistas de TI corrijam e depurem problemas mais rapidamente quando ocorre uma falha em seu sistema.

Melhora a experiência do usuário

Os desenvolvedores podem detectar a latência ocorrendo em seus serviços distribuídos mais rapidamente do que nunca, graças a plataformas de observabilidade. A capacidade de fazer isso torna a experiência de seus usuários melhor e, por sua vez, pode melhorar a reputação de sua empresa e levar a clientes fiéis.

Alerta de atualizações

A capacidade de observação ajuda a encontrar os problemas de desempenho mais relevantes mais rapidamente do que nunca com alertas de notificação. Esses alertas ajudam os profissionais de TI a solucionar problemas, reduzir ruídos desnecessários e encontrar a raiz de qualquer problema em um período de tempo menor do que antes.

Otimiza a estratégia de negócios

Análises e dados completos em tempo real para melhorar os planos da organização e acelerar as taxas de conversão. Compreender os impactos de diferentes versões de TI ajudará a fornecer dados contextuais para saber se você está atingindo suas metas de negócios.

Gaste menos tempo tentando encontrar a causa raiz dos erros do aplicativo e melhore a integridade do seu software com a capacidade de observação.

Como você torna um sistema observável?

Agora que você tem uma compreensão profunda do que é observabilidade e como ela pode beneficiar seus negócios, provavelmente está se perguntando como posso tornar meu sistema observável.

Alcançar a observabilidade é muito mais do que apenas coletar dados de telemetria do seu sistema digital. Você precisa das ferramentas adequadas para obter as informações necessárias e adicionar contexto adicional para encontrar soluções para erros.

Podemos citar cinco componentes fundamentais para uma implementação bem-sucedida da observabilidade.

Instrumentação

As ferramentas de instrumentação usam dados de telemetria de software livre ou plataformas específicas do fornecedor para fornecer visibilidade sobre sua infraestrutura.

Rastreamento distribuído

Este é um aspecto essencial da observabilidade porque o rastreamento distribuído mostra como os microsserviços internos de um sistema estão interconectados e mapeia cada solicitação do usuário.

Resposta a incidentes

Sua plataforma de observabilidade deve ter um sistema de gerenciamento de alertas que informe a equipe de TI correta quando surgirem problemas.

Correlação de dados

Processar e correlacionar dados de telemetria adiciona o contexto necessário para transformá-los em gráficos e tabelas. Essas visualizações ajudarão sua equipe a ter uma visão completa dos dados coletados e entender quaisquer altos e baixos durante uma série temporal.

AIOps

Os modelos de aprendizado de máquina automatizam as operações de TI, como agregar, correlacionar e priorizar dados de incidentes. As ferramentas AIOps ajudam a acelerar a resposta a incidentes e melhorar o tempo médio de prevenção (MTTR).

Em resumo, o valor da observabilidade vem de seu impacto organizacional. À medida que os sistemas se tornam mais complexos, é fundamental ter uma plataforma de observabilidade para acompanhar o gerenciamento de ambientes nativos da nuvem, microsserviços e contêineres dinâmicos, sistemas distribuídos, entre outros.

Gostou deste artigo e quer acompanhar outros conteúdos sobre tecnologia, gerenciamento de TI e negócios? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades periodicamente no seu e-mail.