fbpx
Dicas

O que é o AIOps e como utilizá-lo nas operações de TI?

Com o mercado de TI cada vez mais dinâmico, aquecido com as inovações e tendências tecnológicas que surgem a cada dia, fica inviável gerir empresas que buscam o crescimento utilizando softwares e ferramentas obsoletas. Com a transformação digital e a facilidade de acesso a recursos tecnológicos, se um gestor não se atualizar, certamente o seu concorrente irá tomar o seu lugar.

A realidade é que o setor de TI está cada vez mais engajado nessas mudanças, saindo de um modelo de gestão baseado nos próprios software em processos manuais, na busca por modelos mais dinâmicos. Nesse cenário, a inteligência artificial está ganhando um papel importante. O aprendizado autônomo e a possibilidade de um sistema se auto configurar, de acordo com cada demanda, é a base da estratégia AIOps.

O AIOps é um passo adiante no modelo de gestão de TI tradicional, com foco na tecnologia, em que a inteligência artificial ganha um papel cada vez mais importante. Quer conhecer esse conceito? Neste post, trazemos um breve panorama sobre ele. Confira!

O que é AIOps?

Podemos definir AIOps como uma estratégia que visa a inserção da inteligência artificial nas operações do setor de TI, com foco na otimização do gerenciamento inteligente da infraestrutura.

O objetivo do AIOps é utilizar a automação inteligente para melhorar a gestão das redes, das aplicações, da disponibilidade, da segurança, do desempenho e o que mais for necessário para garantir o bom andamento das operações que dependem da infraestrutura de TI.

Um dos pontos de destaque dessa estratégia é a antecipação de incidentes que possam trazer impactos negativos para os negócios, impedindo que eles se tornem uma bola de neve. Para isso, é necessário que haja a substituição de uma série de tarefas repetitivas e burocráticas que são executadas de forma manual, pela inteligência artificial e pelo machine learning.

O AIOps é o substituto do fator humano?

Essa é uma grande preocupação quando o assunto é a integração de inteligência artificial e operações, mas a verdade é que os avanços tecnológicos vêm para somar e para ampliar a capacidade humana. Nesse cenário, o AIOps vem justamente para tornar o trabalho humano mais inteligente e prático.

Isso porque, tecnologias como o machine learning podem fazer múltiplas correlações de informações por segundos, ampliando consideravelmente o poder gerencial dos colaboradores envolvidos nos processos. No fim das contas, os colaboradores deixam de focar em questões locais e fragmentadas e passam a ter uma visão mais global da infraestrutura — pois não estarão mais sobrecarregados de tarefas repetitivas.

Como aplicar o AIOps nas operações de TI?

Já sabemos que a espinha dorsal da uma estratégia de gestão AIOps é a Inteligência artificial e o Machine learning. Agora, vamos entender como o setor de TI pode realizar essa integração em suas operações, com etapas bem definidas. Veja abaixo:

  • busque conhecimento sobre os recursos de machine learning e inteligência artificial, pois será mais fazer fazer os direcionamentos a partir de um conhecimento mais aprofundado;
  • não faça a implementação completa de primeira, comece pequeno, criando provas de conceito para se certificar de que a abordagem dará o resultado esperado e vá escalonando aos poucos;
  • comece utilizando plataformas de machine learning de baixo custo, de preferência as de código aberto, pois ela servidão de base para a adoção de ferramentas mais avançadas;
  • faça a gestão de dados da corporação com base em análise de negócios e estatística, utilizando tecnologias que tenham como foco o domínio de problemas;
  • prepare a sua infraestrutura para receber uma arquitetura de automação consistente, dando a base necessária para que aos algoritmos possam exercer suas funções, sem prejudicar o desempenho da infraestrutura;
  • defina a adoção da AIOps como um processo contínuo de evolução, pois a aplicações e infraestruturas estão em constante mudança e é importante que o desenvolvimento contínuo seja sempre fiel ao seu propósito.

Por que minha empresa deve investir em AIOps?

Agora que já entendemos o conceito de AIOps, vamos entender os motivos práticos que estão levando a empresa de TI a investir nesse modelo. Para começar, devemos separar as duas frentes principais que direcionam a utilização do AIOps, que são:

  • automação de tarefas burocráticas e repetitivas, liberando soc colaboradores para atividades mais estratégicas;
  • tornar possível a execução de tarefas que são acima dos limites da capacidade humana em um tempo hábil.

Tudo isso é possível porque a inteligência artificial e o machine learning têm a capacidade de cruzar os gigantes de dados em busca de análises preditivas e formação de métricas, tudo isso, em tempo recorde.

Mas, ao mesmo tempo, esses algoritmos são capazes de executar tarefas rotineiras simples, como a correção de falhas recorrentes, evitando que o tecnológico tenha que perder horas de seus dias resolvendo questões laterais.

Em suma, podemos dizer que a sua empresa deve investir em AIOps pelos seguintes motivos:

  • permite a execução de análises estatísticas, por meio da detecção de padrões, além de auxiliar no monitoramento automático de problemas e identificação de oportunidade;
  • possibilita a manutenção da disponibilidade da infraestrutura de TI com a antecipação de incidentes ou de picos de requisições do servidor;
  • detecção de anomalias que, mesmo pequenas, podem se transformar em problemas gigantes;
  • permite a correlação de eventos e a identificação da causa raiz de eventuais problemas, acelerando a resolução;
  • possibilita a realização de ações automáticas, como as configurações e a ativação ou desativação de alguns recursos, de acordo com a demanda da infraestrutura.

Estes são alguns exemplos básicos do que o AIOps pode agregar para sua empresa, mas há muitas outras soluções relativas à geração de insights, não só de gestão de TI, mas do negócio como um todo.

Entre os benefícios diretos para a sua empresa, está a redução de custos relativos a retrabalhos e resolução de problemas que não são detectados na fase inicial. Há também um natural ganho de desempenho e aumento da produtividade. No final o objetivo principal da empresa que é uma entrega de qualidade para o cliente é atingido.

Como vimos, a adoção do AIOps no setor de TI visa a otimização dos processos com foco na melhoria contínua, implementada a partir do aprendizado de máquina e da inteligência artificial. É um processo natural que fará parte de todos os setores e que, quem não se adaptar, corre o risco de ser superado pela concorrência, pois estará entregando um serviço ou produtos de menor qualidade ou bem mais caro, devido a execução das tarefas repetitivas e burocráticas, que são mais demoradas e geram retrabalhos.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes socais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.