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Tecnologia

Arquitetura da informação: veja como organizar o conteúdo do seu site!

A arquitetura da informação é um trabalho que pode passar despercebido pelo cliente, mas é um processo fundamental na criação de produtos digitais.

Para desenvolver sites e aplicativos de fácil navegação, os designers precisam organizar, planejar e estruturar o conteúdo para que o usuário encontre facilmente o que procura. É aqui que entra a arquitetura da informação — ela ajuda você a determinar a melhor forma de organizar e classificar os elementos.

Continue lendo este artigo para entender como a arquitetura da informação funciona e quais são as estrategias para você organizar o conteúdo do seu site!

O que é arquitetura da informação?

Arquitetura da informação é o processo de organizar e decidir qual conteúdo incluir ou omitir de seu site ou aplicativo.

Uma boa arquitetura da informação deve aumentar a usabilidade e a experiência do usuário da interface. Uma maneira de fazer isso é aumentando a facilidade de localização da interface.

Encontrabilidade é um aspecto crucial da arquitetura da informação. Isso significa que os usuários devem ser capazes de navegar pela interface sem problemas, sem perder tempo tentando descobrir onde as informações são colocadas.

Aqui, o design de navegação também desempenha um papel importante. Portanto, é essencial adotar uma abordagem centrada no usuário ao criar o IA. Podemos fazer isso prestando atenção aos princípios da arquitetura da informação.

Como ela é estruturada?

A arquitetura da Informação se conecta a três pilares:

  • conteúdo: a informação que contém o motivo das visitas ao site. Ele precisa estar relacionado aos usuários;
  • contexto: o contexto é o objetivo do projeto. Ele precisa definir onde e por que o usuário usa o conteúdo;
  • usuário: o usuário é o público do conteúdo. Compreender o comportamento e o fluxo do usuário são cruciais para criar o caminho correto.

Como aplicar a arquitetura da informação da melhor forma?

O design da arquitetura da informação é um processo longo e complexo — você precisa considerar muitos fatores diferentes para organizar o conteúdo de forma lógica. Além disso, ele requer trabalho colaborativo com quase todos os membros da equipe — designers, redatores, pesquisadores de usuários, desenvolvedores, especialistas em vendas e marketing.

Para facilitar as coisas para você, criamos um passo a passo do processo de desenvolvimento da arquitetura da informação para um website.

Defina os objetivos da empresa

A construção da arquitetura de informação para um site deve sempre começar com a definição das prioridades globais da sua empresa, como:

  • metas de negócios: o que você deseja alcançar com seu site? Quais objetivos de negócios você persegue?
  • Necessidades/desejos do usuário: quem é seu visitante ideal? Por que eles quereriam visitar seu site? Que valor isso traz para seus visitantes?

Realize pesquisas com usuários para entender os objetivos deles

O objetivo dessa pesquisa é entender o modelo mental do usuário — qual conteúdo seus visitantes esperam encontrar em seu site, onde esperam encontrá-lo e como desejam interagir com ele. Nesta etapa, é essencial considerar vários aspectos que podem influenciar o comportamento e as ações dos usuários, incluindo as emoções do usuário.

Conduza a análise da concorrência

A análise da concorrência ajudará você a entender como seus concorrentes organizam as informações em seus sites e o que seus usuários podem esperar.

Crie um inventário de conteúdo

O conteúdo é o coração do site e deve ser levado a sério no início do ciclo de design. O processo de trabalho com conteúdo pode ser dividido em duas grandes etapas.

Inventário de conteúdo

Como o nome indica, o inventário de conteúdo é um processo de coleta de todas as informações que você mostra (ou planeja mostrar) em seu site.

Se um site já tiver conteúdo, primeiro você precisa passar por todas as suas páginas e coletar tudo o que você tem no site — conteúdo de texto, arquivos de mídia que os visitantes podem baixar, vídeos que os visitantes podem ver. Se você não tiver um site, colete todo o conteúdo que planeja exibir em seu site.

É vital entender qual conteúdo você possui e quem em sua organização será responsável por ele (idealmente, atribua a propriedade).

Análise de conteúdo

A análise ajudará você a entender a importância do seu conteúdo para os usuários finais e para os negócios. Ao final desse processo será muito mais fácil decidir o que manter e o que descartar. Tente avaliar cada item de conteúdo com base em sua utilidade para o usuário e precisão.

Crie um sistema organizacional

A próxima etapa depois de conduzir a análise de conteúdo é agrupar esse conteúdo em seções significativas. Nesta fase, você precisa rotular todo o seu conteúdo e definir as principais seções do seu site.

Qual a relação entre arquitetura da informação e experiência do usuário (UX)?

Se você chegou até aqui no artigo, provavelmente está se perguntando se arquitetura da informação é o mesmo que o design UX. Apesar de estarem intimamente ligados, eles não são os mesmos.

A experiência do usuário gira em torno da maneira como um usuário pensa e sente ao usar um sistema ou serviço. Principalmente, UX se concentra na usabilidade, utilidade e satisfação de usar um sistema — mais do que apenas a estrutura do conteúdo.

No entanto, é praticamente impossível criar uma ótima experiência de usuário sem uma arquitetura de informação sólida. É por isso que todo designer de UX competente deve aprender as habilidades para ser um arquiteto de informações relativamente bom.

Lembre-se de que o trabalho principal do arquiteto de informações é criar uma experiência que permita aos usuários se concentrarem em suas tarefas.

A arquitetura da informação pertence ao projeto da estrutura de design necessária para gerar wireframes e sitemaps de um site. Os designers de UX usam esses wireframes e sitemaps para planejar a navegação de um sistema.

Isso permite, consequentemente, que os designers de UX construam um modelo de interação agradável, para que os usuários se sintam confortáveis ao usar um produto. Assim, influenciando comportamentos e ações dos usuários como emoção e psicologia.

Vivemos na era da informação e a quantidade de informações ao nosso redor aumenta a cada dia. É mais importante do que nunca organizar as informações de forma clara e lógica para que as pessoas possam encontrar facilmente o que procuram. Uma boa arquitetura de informação é a base para uma boa experiência do usuário. Da próxima vez que você trabalhar em um novo site, construa-o em torno do conteúdo, e não o contrário.

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