fbpx
Hospedagem

O que é host e como ele impacta seu site? Entenda

Há muitos fatores envolvidos no desenvolvimento e manutenção de um site para sua empresa. Desde o seu design até seu código, tudo precisa ser pensado para melhorar seu desempenho e a experiência do usuário. Um dos fatores mais importantes, mas que nem sempre é colocado em primeiro plano, é a escolha de um host.

Essa escolha depende do tipo de site que você deseja criar e do tamanho do seu negócio. Seu impacto na qualidade de navegação e na experiência de compra do cliente é bem alta. Por isso vale a pena investir um pouco mais para ter uma hospedagem de alta qualidade.

Continue a leitura que vamos explicar o que é o host de um site, os tipos e como ele impacta na empresa. Acompanhe.

O que é o host?

O host de site, também chamado de hospedagem, é o servidor físico onde os dados do seu site ficam armazenados. Quando um usuário tenta visitar a sua página, o servidor recebe o contato e envia todos os dados necessários para o acesso.

Atualmente, existem muitos serviços de hospedagem de sites terceirizados. Ou seja, você não precisa construir uma infraestrutura própria para criar um site e deixá-lo acessível ao seu público.

Quais são os tipos de host?

A escolha do tipo de servidor para hospedar seu site é muito importante para definir sua qualidade e também a melhor relação entre custo e benefício. Existem três tipos principais de host que você pode escolher.

Servidor compartilhado

É a opção mais comum e com menor investimento. Nesse caso, você hospeda seu site em um servidor e divide seu processamento com todos os demais usuários que hospedam seus sites no mesmo hardware. Isso significa que você tem um custo mais baixo, mas se outros sites tiveram um tráfego muito elevado, o desempenho do seu pode cair.

Servidor dedicado

Do outro lado do espectro, o uma hospedagem dedicada é um servidor exclusivo para o seu site. Assim, você garante o máximo de aproveitamento do armazenamento e o máximo de desempenho. Por outro lado, o custo para adquirir e manter um servidor exclusivo é bem maior.

Servidor Virtual Privado

Um meio termo entre os dois é a criação de um Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado), ou VPS. Essencialmente, ele consiste em criar uma máquina virtual dentro do servidor, deixando ao menos uma parte do armazenamento e do poder de processamento locais para um único site. Ideal se você quer serviço dedicado, mas não precisa de um servidor inteiro.

Qual é a importância do host para o site da sua empresa?

A escolha da melhor hospedagem tem um grande impacto no seu site e no desempenho da sua marca, mesmo que você não veja isso imediatamente. Alguns dos principais exemplos estão a seguir.

Backup de dados

Um bom serviço de host de sites também inclui alguma forma de backup para toda a informação do seu site. Há sempre o risco de um acidente ou erro interno levar à perda de dados importantes, além do risco de modificação indevida. Nesses casos, ter um backup permite que você recupere esses dados, mesmo que parcialmente, ao invés de dar perda total no site da empresa.

Capacidade de armazenamento

Todo site possui uma série de arquivos e dados armazenados, seja em imagens, informações de clientes, linhas de código, entre outras coisas do tipo. E, para dar suporte a todo esse conteúdo, é necessário que o servidor consiga armazenar todos esses arquivos.

Ao assinar um contrato com um serviço de hospedagem, você também estabelece qual é o tamanho de armazenamento que você busca. A maior vantagem dessa terceirização é que, se for necessário, é possível contratar um armazenamento maior no futuro.

Número de acessos simultâneos

Esse ponto diz respeito à capacidade total de operação do servidor. Se você espera receber em média 100 visitantes simultâneos, por exemplo, é importante que o serviço dê conta de todos esses acessos e mais alguns, como margem de erro.

Quanto o host não tem capacidade para acompanhar o número de solicitações, ocorre uma “quebra” do servidor, onde ele para de responder a novas solicitações. Isso pode levar a algumas vulnerabilidades no servidor, além de custar diversas vendas e atendimentos.

Qualidade de suporte e atendimento

Se você utiliza um serviço de tecnologia por muito tempo, é inevitável que tenha algum problema ou dúvidas sobre seu funcionamento. E, para solucionar esses problemas, você vai precisar da ajuda da equipe de suporte da provedora de hospedagem.

Escolher uma empresa com um bom processo de suporte também é fundamental para o desempenho do seu site. Se um problema demora demais para ser solucionado, você tende a perder oportunidades de venda e o interesse do público.

Segurança de dados

Informação é um dos recursos mais valiosos atualmente. Sendo assim, também há muitas pessoas e grupos interessados em roubar dados e usá-los para cometer fraudes ou mesmo vendê-los para outras pessoas.

O seu provedor também tem responsabilidade sobre a segurança dos dados incluídos no seu site. Isso inclui o uso de senhas complexas, monitoramento de acesso, firewall, antivírus, entre outras ferramentas que reduzem o risco de um invasor conseguir seus dados.

Em último caso, também é possível deletar a informação antes que ela seja vazada. Algo muito útil quando combinado com o backup.

Velocidade de carregamento

Se um site leva mais do que alguns segundos para carregar, você perderá a grande maioria dos seus usuários. Afinal, o público não tem tempo para aguardar quando há outras soluções e produtos disponíveis. Por isso que a velocidade de acesso do servidor é tão importante.

Primeiramente, considere a capacidade de processamento do host. Segundo, sua localização, pois isso afeta o caminho entre a hospedagem e o usuário. Um servidor dedicado também costuma apresentar maior velocidade, pois seu processamento é voltado apenas para o seu site.

Entender o que é host e escolher o melhor tipo para sua empresa é fundamental para seu crescimento. Contar com uma empresa especializada facilita bastante essa tarefa.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.