fbpx
Dicas

Saiba mais sobre a comparação entre NS e DNS

Quem tem um domínio ou administra um site, em meio às configurações, provavelmente já teve de lidar com duas siglas, DNS e NS. Essas siglas descrevem servidores que são responsáveis ​​por movimentar o tráfego pela internet, mas o que é exatamente um servidor de nomes? E o mais importante, o que eles fazem?

Em termos básicos, os servidores de nomes são úteis para conectar URLs específicas com o endereço IP correto do servidor do site. Mas explicar corretamente como eles funcionam e por que são úteis exige um pouco mais de detalhamento, principalmente se quisermos destacar suas diferenças.

Neste post, reunimos tudo o que você precisa sobre as diferenças entre NS, nameserver e DNS, destacando o que são e por que são imprescindíveis para o funcionamento da Internet. Confira

O que é um NS — nameserver?

De maneira simplificada, podemos dizer que NS — nameserver ou servidores de nomes — são responsáveis pela organização do tráfego pela Internet. Quando o usuário digita o nome de um site na barra do navegador e pressiona Enter, o navegador inicia um processo de decodificação da página que ele procura e direciona o tráfego para o servidor da web correto. O servidor de nomes fica no meio desse processo, mantendo todos os registros de quais sites estão localizados.

O nome de domínio — ou seja, o nome do site foi inserido — apesar de ser intuitivo para os seres humanos, não é tão fácil de ser entendido por um computador. Para as máquinas, o endereço IP, aquela sequência de números, em que cada sequência separada por pontos representa um camada, é muito mais inteligível.

E quem faz essa “tradução” de um nome de domínio em um endereço IP, conectando informações fáceis de serem entendidas por humanos com informações fáceis de serem entendidas por computadores? O Servidor de nomes.

Uma maneira de entendermos melhor como funciona esse processo é pensarmos nele como como um mapa. Se precisarmos encontrar um endereço de uma pessoa, pedimos o nome da cidade, bairro, rua e número da casa. Um cartógrafo experiente está mais interessado em coordenadas geográficas.

Levando essa comparação para o mundo da internet, para uma pessoa visitar o site da Globo, é mais fácil inserir “globo.com”, mas um computador está mais interessado no endereço IP específico do servidor da web, que no portal da Globo é 186.192.90.12 — faça o teste!

Com o nome de domínio traduzido em um endereço IP, o servidor de nomes pode então encaminhar sua solicitação para o servidor do site que você está procurando. Este processo é quase instantâneo. Embora precise de várias etapas, seu navegador pode executar ping no servidor de nomes, receber uma resposta e direcioná-lo ao site desejado em questão de segundos.

O que é DNS?

DNS — Domain Name System, ou “sistema de nomes de domínio”, na tradução livre — é um sistema que a conexão a paginas na internet por meio da combinação de domínios intuitivos e legíveis para humanos, com a ID exclusiva do servidor onde um site está armazenado. Se o NS é o mapa, pense no sistema DNS como a lista telefônica da Internet.

Ele lista nomes de domínio com seus identificadores correspondentes chamados de endereços IP, em vez de listar os nomes das pessoas com seus números de telefone. Quando um usuário insere um nome de domínio como “globo.com” em seu dispositivo, ele procura o endereço IP e o conecta ao local físico onde o site está armazenado.

O DNS tem o seu conceito atrelado quase sempre ao contexto da World Wide Web, mas, na verdade, há uma pesquisa de DNS por trás de quase todo tipo de solicitação de rede — mesmo aquelas não executadas por um usuário. Atualizações de software, aplicativos de mídia social e até mesmo malware geralmente alcançam um nome de host em vez de um endereço IP. Dessa forma, se o endereço IP subjacente mudar, a conectividade ainda pode ser estabelecida.

Como funciona o DNS?

Pense no DNS como uma lista telefônica, mas em vez de mapear os nomes das pessoas para seus endereços, a lista telefônica mapeia nomes de computador para endereços IP. Cada mapeamento é chamado de “registro DNS”.

Os clientes DNS em dispositivos conectados entram em contato com os servidores DNS para recuperar esses registros, sendo que são utilizados diferentes tipos de registro ​​para diferentes propósitos.

Os navegadores da Web contam com um registro do tipo “A”, enquanto o registro “MX” aponta a direção de um servidor de e-mail. É assim que é possível hospedar um site em um provedor de serviços e um serviço de e-mail em outro.

Qual é a diferença entre nameserver e DNS?

Agora que já entendemos o que são NS e DNS, vamos desmistificar uma grande confusão. Sim, existe uma grande confusão entre esses dois termos — apesar de muita gente acreditar que se trata da mesma coisa. Os registros DNS e os servidores de nomes funcionam em conjunto, mas são duas coisas diferentes.

Como vimos, são os registros DNS que contém as informações sobre quais endereços IP correspondem a quais domínios, ou seja, o servidor de nomes é uma biblioteca e os registros DNS são o catálogo.

O processo de atualização de seus registros DNS é diferente para cada host da web. Dito isso, a maioria dos principais registradores de domínio e provedores de hospedagem na Web têm recursos para orientá-lo durante o processo — que são tão simples como copiar e colar o endereço do servidor de nomes no campo correto.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a diferença entre nameserver e DNS e que isso pode ajudar na hora de gerenciar o seu site. Para que haja a melhor fluidez em todos os processos em seu site, é de suma importância que você escolha um bom provedor de hospedagem, que pareça os melhores recursos e um suporte em tempo integral. Para que a escolha realmente reflita o que você necessita, opte por provedores que oferecem um período gratuito para que você se certifique de sua escolha.

Gostou do post? Quer saber como contar com os melhores servidores de hospedagem. Entre em contato conosco e conheça as nossas diferenças.