fbpx
Desenvolvimento

NIST SP 1800-27: o que é o sistema de gerenciamento de propriedade?

A tecnologia é um componente indispensável de praticamente todos os setores. Na hotelaria, por exemplo, há uma série de sistemas que são usados diariamente, como o registro de reservas, site de divulgação, meios de pagamento eletrônicos, entre muitos outros. Como resultado, também há um grande número de portas de entrada para criminosos, além de várias informações pessoais de alto valor.

Diante desses riscos, foi criado o NIST SP 1800-27, um sistema de gerenciamento de propriedade voltado para o ramo de hotelaria e hospitalidade. Para todas as empresas no setor, esse é um recurso indispensável para manter a segurança das informações dos clientes e evitar crimes virtuais.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar melhor o que é esse sistema, como ele foi criado, como funciona e quais benefícios ele oferece. Acompanhe.

O que é o NIST SP 1800-27?

Em 2019, o setor de hotelaria foi um dos principais alvos de ataques virtuais, ocupando o 13º lugar de todos os vazamentos de dados em todo mundo. Um número alarmante considerando que hotéis e outros serviços de hospedagem precisam coletar uma grande quantidade de informação sobre seus clientes. Do ponto de vista dos criminosos, os benefícios são exponenciais com todos os dados que podem ser obtidos, desde identificações até endereços e informações bancárias.

Diante disso, em março de 2021, o The National Cybersecurity Center of Excellence (NCCoE) criou o SP 1800-27, um framework para promover a segurança em Sistemas de Gerenciamento de Propriedade. A ideia é criar um guia com soluções já existentes no mercado de forma mais eficiente, de modo que possam ser implementadas de forma direta e rápida, com flexibilidade o suficiente para implementar variações quando necessário. Isso permite obter o máximo de segurança nos pontos mais vulneráveis do sistema sem comprometer seu desempenho.

Quais são suas principais características?

As soluções incluídas no NISP SP 1800-27 são pensadas para serem flexíveis e de fácil implementação. Dessa forma, qualquer negócio pode adotá-las ou buscar ferramentas similares para alcançar o mesmo resultado. Porém, há alguns pontos que são considerados centrais para promover a segurança digital. Vejamos a seguir.

Criptografia de dados

A criptografia é um dos recursos mais comuns para proteção de dados. Ele consiste em converter uma mensagem legível em uma ilegível usando uma chave criptográfica. Depois de convertida, ela só pode ser lida novamente depois que for decodificada. Como resultado, mesmo que a informação seja interceptada, o criminoso não poderá obter o conteúdo real.

É possível criar chaves criptográficas aleatórias com facilidade, o que torna praticamente impossível obter as informações sem a chave correta. Essa solução é acompanhada também de uma limitação na transmissão de dados, para reduzir as chances de vazamento.

Autenticação de sistema

O uso de múltiplos estágios de autenticação de usuários, além da granularização do processo de acesso, reduzem consideravelmente o número de aberturas para hackers e outras ameaças. Se um criminoso tentar entrar em sua rede se passando por um usuário ou criando uma conta própria e se dando permissões, ele será barrado por uma segunda camada de autenticação.

Registro de atividades

Por fim, o NIST SP 1800-27 também fala sobre implementar um log de atividades dentro do sistema, registrando os logins realizados e monitorando qualquer acesso em tempo real. Dessa forma, será possível detectar qualquer anormalidade nos comandos e promover uma resposta automática, bloqueando um potencial invasor ou impedindo que seja cometido algum erro grave na operação do sistema.

Quais são os benefícios do NIST SP 1800-27?

Como já mencionamos, o objetivo desse framework é promover a segurança de dados do cliente, especificamente voltado para o setor de hotelaria. Vamos apontar alguns dos principais exemplos das vantagens deste guia.

Prevenir ataques diretos à rede

Uma das maiores preocupações para grandes negócios de forma geral é a possibilidade de um ataque direto aos seus servidores, onde está o banco de dados com informações pessoais dos clientes armazenadas. Ameaças passivas, como vírus e outros malwares, dificilmente quebram os protocolos de segurança. Já um hacker pode encontrar vulnerabilidades e explorá-las ativamente. Por exemplo, o criminoso pode se transformar em um usuário e elevar a própria posição na hierarquia do sistema, até ter acesso irrestrito.

Com os protocolos certos, é possível barrar acessos indevidos ao sistema antes que eles ocorram, prevenindo o vazamento de informações. Algo indispensável para promover a longevidade da empresa.

Evitar a violação de dados pessoais dos clientes

Além dos vazamentos, também existe o risco de que dados dos clientes sejam modificados de forma indevida, seja por erro humano ou por ação deliberada. Quando isso ocorre, pode ser bem difícil obter as informações corretas novamente, o que compromete a qualidade do trabalho realizado. Quanto mais clientes e mais informações estão acumuladas no servidor, maior é a importância do rigor de segurança.

Implementar auditoria obrigatória de dados

A auditoria de dados, como o nome diz, é o processo de verificar a autenticidade e integridade de toda a informação na empresa, conferindo se houve alguma mudança incorreta ou outro problema do tipo. Da mesma forma, também há o monitoramento em tempo real de logins e movimentações realizadas dentro do sistema.

A ideia aqui é garantir que as ameaças que conseguirem ultrapassar as primeiras camadas de defesa da rede possam ser detectadas e eliminadas de forma rápida e eficiente. Tudo antes que possam causar algum dano real ao negócio.

Manter a confiança do público em sua marca

Por fim, mas não menos importante, há a questão da opinião pública. Já que o setor de hotelaria tende a ser alvo de invasões virtuais, há boas chances de que o público descubra esses vazamentos e resolva evitar o risco de se registrar, o que custa vários clientes. Implementar medidas de segurança mais robustas e amplas é uma forma de transmitir mais confiança aos seus clientes. Algo indispensável se você pretende crescer nesse setor.

Agora que você conhece o NIST SP 1800-27, é hora de estudá-lo mais a fundo e implementá-lo em sua rede. Considerando o número de ameaças digitais existentes, a importância dessas medidas aumenta a cada dia.

Se você quer entender mais sobre segurança digital e suas obrigações, veja também nosso artigo sobre a lei geral de proteção de dados agora mesmo.