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Dicas

Entenda o que é maturidade digital, como medir e implementar

No mercado empresarial, atingir a maturidade digital é uma maneira segura de obter diferencial competitivo. Afinal, com tantas ferramentas tecnológicas à disposição, não existem motivos para deixar de utilizá-las a fim de elevar a inovação dos negócios.

Contudo, essa não é uma prática tão simples. A caminhada é demorada e exige cuidados e investimentos constantes em tecnologias e em serviços de TI relacionados a servidores, hospedagens e consultorias.

Mesmo assim, todos os empenhos compensam e geram condições ideais para sua marca adquirir presença e conquistar cada vez mais pessoas (consumidores, profissionais talentoso, parceiros e fornecedores). Tal conduta demonstra cuidado com as inovações e transmite uma postura alinhada com a transformação digital.

Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre maturidade digital. Entenda como medir e implementar essa estratégia valorosa no seu empreendimento.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital corresponde ao nível de inovação tecnológica que uma empresa atinge no fluxo operacional e na jornada do cliente. Em uma circunstância ideal, a automação atua para prestar suporte às atividades organizacionais — apoio que gera eficiência nas equipes, nos processos e nas tecnologias que já existiam na companhia.

Em um empreendimento digitalmente maduro fica difícil enxergar a tecnologia, pois ela está devidamente integrada no negócio, tornando os procedimentos de rotina mais naturais, intuitivos e ágeis.

Entretanto, é importante dizer que a maturidade digital é uma condição variável. Isso significa que as companhias podem estar mais ou menos maduras, podem evoluir ou retroceder se pararem de investir em inovações tecnológicas e deixarem a concorrência superá-las. É por isso que é importante avaliar o nível de maturidade constantemente para garantir uma evolução contínua.

Maturidade digital no Brasil

Conforme a pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC), apresentada pela revista Exame, 18% das empresas brasileiras estão no início da transformação digital, 45% estão no caminho e 36% já atingiram um certo nível de maturidade.

Além disso, é importante reforçar que quem faz a digitalização de processos, produtos e serviços são as pessoas e não apenas as tecnologias. Por isso capacitação profissional é indispensável. Logo, vemos que o Brasil precisa investir pesado na qualificação técnica dos colaboradores para atingir um bom nível de maturidade digital.

No que se refere aos micro e pequenos empreendimentos (MPEs), um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que estão nos primeiros níveis de maturidade digital, sendo que a média corresponde à 40,77 pontos — em uma escala de 0 a 100.

Quais são os estágios da maturidade digital?

A maturidade digital contém quatro estágios distintos e gradativos. São eles:

  • nascente: é o nível básico e corresponde aos empreendimentos que não estão muito ligados aos dados que corresponde aos resultados de suas operações, e utilizam informações de terceiros (Googles Ads, Facebook Ads etc.) para formular suas estratégias;
  • emergente: ainda utilizam dados de marcas terceiras, mas também fazem a captação de referências por conta própria. Tem melhor capacidade técnica e equipe qualificada para lidar com essa demanda. Gera insights com mais facilidade;
  • conectado: refere-se a negócios que integram informações de diversas fontes (canais), sendo capazes de levantar resultados e avaliar métricas específicas, sempre buscando melhorias e inovações;
  • multimomento: é quando as companhias utilizam tecnologias para potencializar operações internas e entregar experiências únicas e personalizadas, conforme as características individuais de seus consumidores, independentemente dos canais utilizados.

Como a maturidade digital beneficia seu negócio?

Quanto mais elevada a maturidade digital de uma empresa, melhores serão as suas atividades e resultados. Afinal, as ferramentas tecnológicas são portadoras da inovação e permitem que as instituições de todos os segmentos tenham condições de competir entre si de forma igualitária.

As vantagens mais expressivas dessa condição corresponde à:

  • aprimoramento da automação;
  • crescimento da segurança da da informação;
  • digitalização em prol da eficiência operacional;
  • desburocratização de atividades e obrigações;
  • diminuição de falhas e retrabalhos;
  • incorporação da inteligência de dados;
  • qualificação da experiência do cliente.

Como medir o nível de maturidade digital da empresa?

Se a empresa souber onde está, fica mais fácil quanto tempo levará para atingir seus objetivos. Para isso, é preciso fazer os seguintes questionamentos específicos para medir a maturidade digital do seu negócio:

  • Temos uma gestão estratégica e missões organizacionais claras?
  • Em que situação estamos no nosso ciclo de transformação digital?
  • Temos adesão em toda a empresa?
  • Quais motivadores disruptivos impulsionam a digitalização em nossa instituição (concorrência, demandas operacionais, necessidades de clientes)?
  • Que tendências tecnológicas emergentes podem impactar nossa corporação?
  • Qual é o nosso nível de domínio tecnológico em comparação com o mercado?
  • Quão eficiente é nossa atividade operacional e experiência digital em diferentes canais?
  • Como inovamos tecnologicamente?
  • Como acompanhamos os resultados de nossas iniciativas digitais?

Ao levantar as respostas para tais perguntas, você saberá exatamente em que estágio de maturidade sua empresa está.

Como implementar essa estratégia?

A tecnologia é somente uma parte da estratégia, afinal maturidade digital é sobre como sua companhia utiliza a tecnologia. É uma atividade constante de aprimoramento que leva para o sucesso — se for executada com precisão. Veja as recomendações a seguir para tornar sua empresa digitalmente madura.

Não hesite em arriscar

A implementação da maturidade digital funciona por tentativas e erros. E isso gera recompensas pela experimentação e iteração, fazendo todas as equipes e departamentos adquirirem domínio tecnológico a respeito dos recursos e ferramentas utilizados. Se você tiver receio de arriscar e de inovar dessa forma, sua empresa terá dificuldades com esse tipo de amadurecimento.

Cuide da estrutura organizacional

É preciso ter uma estrutura organizacional adequada para suportar a inovação e a maturidade digital. Isso significa que todos os níveis da empresa devem estar envolvidos. A adesão precisa fazer parte de todas as equipes e departamentos para evitar que o fluxo de implementação e experimentação tecnológica não seja contido.

Depois, é necessário aprimorar todos os setores — não somente marketing, vendas e TI — para acatar a transformação digital. Se você implementar a inovação de forma igualitária e gradual, sua empresa adquirirá maturidade com mais facilidade.

Estimule a cultura digital de aprendizado contínuo

O aprendizado digital contínuo deve fazer parte da rotina dos times para que adquiram experiência e domínio sobre as ferramentas e sistemas disponíveis na empresa. Para isso, é preciso instruí-los constantemente para que sejam capazes de utilizar tais tecnologias e sugerir melhorias em pontos operacionais estratégicos. Essa proatividade precisa ser estimulada para que todos os profissionais desenvolvam novas habilidades e competências.

Invista em omnicanalidade

Instituições digitalmente maduras podem monitorar todas as etapas da jornada do cliente, principalmente nos canais de contato disponibilizados a fim de gerar insights estratégicos.

Nesse sentido, a omnicanalidade (integração entre diversos canais) é indispensável para o processo de amadurecimento tecnológico contínuo da empresa. Assim, é possível aprimorar a experiência dos consumidores e obter dados valiosos para melhorar os resultados da sua marca.

E então, compreendeu o que é maturidade digital? Após medir e implementar essa estratégia, sua empresa estará pronta para realizar otimizações contínuas em processos internos e jornadas comerciais. O segredo está em avaliar as tendências tecnológicas para compreender se são compatíveis com as demandas operacionais e mercadológicas do seu negócio.

Sabia que a computação em nuvem (cloud computing) tem tudo a ver com maturidade digital? Entenda.