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Curiosidades

Marketing de conteúdo e TI: como essa estratégia pode ajudar?

Não existe outro segmento com tamanha capacidade para adesão do Marketing de Conteúdo como o de tecnologia da informação.

Isso porque o setor alia dois pilares imprescindíveis para a operacionalização de estratégias bem-sucedidas: ferramentas inovadoras e o uso de dados.

A presença online é um grande diferencial competitivo, que ajuda a aumentar a visibilidade e a relevância da marca em mercados disputados e com players já consolidados.

No entanto, para ganhar espaço e conquistar a preferência dos consumidores com estratégias de Marketing de Conteúdo consistentes é preciso prezar pela veiculação de informações relevantes, mais adequadas ao perfil e ao anseio do público.

Neste artigo, ressaltamos a importância dessa estratégia para o segmento de TI e como aplicar boas práticas para reafirmar a autoridade e o crescimento da sua empresa no mercado. Vamos lá?

Qual a importância do Marketing de Conteúdo para o setor de TI?

Os conteúdos que chegam aos consumidores — sejam por meio de estratégias orgânicas de marketing, seja pela publicidade paga —, devem criar uma conexão emocional entre a empresa e seus clientes.

A mudança de comportamento dos consumidores, caracterizada principalmente pela digitalização das atividades e o uso irrestrito de dispositivos móveis, potencializaram a presença do público em âmbito digital — somos mais de 3.48 bilhões de usuários da Internet.

Usamos plataformas online para a comunicação, mobilidade e outras inúmeras atividades diárias, mas também tomamos decisões de consumo baseadas nas informações que encontramos sobre marcas e empresas.

Com isso, sites, blogs e as redes sociais corporativas são pontos de contato indispensáveis para estabelecer uma estratégia de marketing eficiente e aumentar as vendas.

Com o SEO (Search Engine Optimization) as empresas podem alcançar as melhores posições em motores de pesquisa. Isso possibilita maior relevância nas SERPs e altas taxas de visualização e reconhecimento de marca.

Entretanto, é com o Marketing de Conteúdo que as empresas garantem tempo de permanência no site, engajamento e as conversões, tão almejadas para a lucratividade do negócio.

Por esse motivo, é preciso aliar estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo e CRO (Conversion Rate Optimization) em qualquer segmento do mercado, inclusive o setor de tecnologia. Quem não gostaria de ver a sua empresa e a sua marca serem consideradas referência no segmento em que atua?

Como as empresas de tecnologia podem potencializar os resultados dos seus esforços de marketing?

A autoridade edifica a presença de uma marca e atesta a qualidade e a capacidade de atendimento da empresa. Por isso, a seguir, destacamos as melhores práticas para alcançar esses resultados.

Conheça o seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo é conhecer a sua buyer persona. Os anseios do seu público devem basear a produção de artigos e formatos de conteúdo, pois você deve compartilhar informações que verdadeiramente agreguem valor para a experiência das pessoas que acompanham o seu negócio.

Empresas de tecnologia precisam ter um tom de voz baseado na inovação e, principalmente, ter uma visão de futuro baseada no acompanhamento dos avanços técnicos e científicos do seu segmento.

Por isso, mantenha o foco nessa característica sem negligenciar a importância de estar próximo dos anseios do seu público. Assim é possível conversar com os usuários que acompanham a sua marca de perto, falar o que eles querem ouvir e se tornar referência sempre que uma dor ou necessidade surgir.

Elimine as barreiras entre a tecnologia que você produz e as pessoas que deseja alcançar

Conforme falamos, muitas empresas de tecnologia focam em inovações e em aspectos técnicos, mas negligenciam os motivos pelos quais atuam no mercado: as pessoas.

O avanço da tecnologia tem um objetivo principal, que é facilitar processos para melhorar a vida dos usuários. Então, o seu negócio também não deve ignorá-los ou considerá-los uma “linha de chegada” nessa corrida.

As pessoas devem integrar todas as fases de desenvolvimento do produto e aplicação de estratégias. Para isso, o conteúdo compartilhado em seus canais de contato devem discutir o impacto que as inovações que a sua empresa produz terão na vida dos usuários.

Se as pessoas são o centro da sua estratégia, você não pode colocar barreiras entre a marca e o público. Portanto, certifique-se de consolidar sua presença em todos os canais que mantém o contato com a sua audiência.

Para isso, participe de discussões com a comunidade e responda a perguntas sobre assuntos de domínio da empresa. Faça perguntas e convide as pessoas para eventos. Crie webinars, vídeos e conteúdos informacionais sobre seus produtos e serviços.

Compartilhe conhecimento e edifique a sua autoridade ao tratar de assuntos que você realmente entende — e que importam para o seu público.

Produza conteúdo conforme cada etapa do funil de vendas

O conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas pode transformar uma lead em um cliente em potencial e, finalmente, o consumidor de seus produtos e serviços em um promotor da sua marca.

No topo do funil, em que o seu público-alvo inicia a descoberta da sua marca, as pessoas buscam soluções para problemas já identificados. Logo, a audiência ainda não sabe que a sua empresa pode suprir essa demanda, mas ela espera que por meio da sua autoridade essa capacidade não seja limitada.

Nessa etapa, o compartilhamento de conteúdo mais abrangente é a ação mais comum para conquistar a confiança do público. Forneça conteúdos informacionais, como blog posts, vídeos, guias, podcasts, infográficos, white papers, lookbooks e questionários, por exemplo — isso pode gerar mais leads e aumentar a taxa de visitação de usuários em seus canais de comunicação.

O foco na fase intermediária do funil deve ser a manutenção do contato com o público, por meio de um diálogo mais próximo, com insights qualificados que despertam o desejo do comprador pelas soluções da sua empresa.

Para isso, produza ebooks, webinars e white papers, que incluem informações relevantes sobre seu produto ou serviço, disponibilize formatos visualmente mais atraentes, como conteúdos interativos.

No fundo do funil, o último estágio da jornada do comprador, a decisão de consumo está mais próxima. Nesse estágio é importante ressaltar a superioridade da sua marca, por meio de estudos de caso, comparações, análises e demos.

Faça entrevistas com especialistas e escreva artigos mais técnicos e especializados. Também participe ou crie fóruns, hackathons e eventos do seu segmento.

Como mensurar a efetividade das estratégias de Marketing de Conteúdo aplicadas?

Os ganhos do marketing de conteúdo são calculados a longo prazo. As métricas devem ser avaliadas continuamente e o ROI do marketing de conteúdo deve ser monitorado a partir de KPIs como:

  • tráfego nos pontos de contato da empresa com o público e nas redes sociais;
  • canal de origem dos visitantes;
  • engajamento do público nas publicações;
  • taxas de clique;
  • tempo de permanência no site;
  • taxas de conversão em landing pages;
  • taxas de conversão de leads;
  • inscrições em boletins informativos;
  • taxa de visitantes únicos;
  • pesquisas de palavras-chave associadas ao seu negócio.

O marketing de conteúdo permite que você crie e mantenha autoridade em seu segmento de atuação. No setor de tecnologia isso é imprescindível para obter melhores resultados e diferenciais competitivos.

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