fbpx

Se você criou um site para seu negócio ganhar visualização na internet e elevar os resultados de vendas, o próximo passo deve ser garantir uma navegação privativa aos usuários. A principal maneira de fazer isso é gerando e instalando um certificado de segurança digital ao domínio. Nesse quesito, o Let’s Encrypt deve ser considerado.

Ainda não conhece a alternativa? Descubra agora o que é Let’s Encrypt, como essa ferramenta funciona, por que ter um certificado SSL na URL e como instalar!

O que é Let’s Encrypt e como ele funciona?

Trata-se de uma Autoridade Certificadora liberada a gerar certificados de segurança digital, como SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security), de forma gratuita aos proprietários de domínios. O processo é realizado pelo ISRG (Internet Security Research Group) e tudo acontece automaticamente.

Com a geração e instalação do certificado, o domínio do site passa a ser exibido com um cadeado na cor verde, logo no início da URL. Isso significa que a conexão entre o usuário e o site está segura. Para garantir isso, chaves de criptografia são enviadas e recebidas entre as partes por meio do protocolo SSL/TLS.

Sendo assim, se alguém tentar interceptar as informações trocadas, enxergará apenas um arquivo com símbolos misturados e sem sentido. Hoje, o Let’s Encrypt é o meio mais utilizado no mundo para a geração de certificados de segurança digital.

Por que usar o Let’s Encrypt no negócio?

Além de ser gratuito e muito popular, ele entrega outras vantagens que merecem destaque, tais como:

  • o Google premia sites com esse certificado, melhorando o ranqueamento nas páginas de busca;
  • as informações dos certificados emitidos são públicas e ficam disponíveis para o usuário consultar;
  • as chances de roubo e/ou vazamento de dados pessoais dos clientes são diminuídas;
  • o incentivo às melhores práticas de segurança aos usuários;
  • a geração de mais vendas devido à confiança passada ao consumidor;
  • a não exigência de um IP dedicado para ser validado no domínio, entre outras.

Como gerar e instalar certificado SSL Let’s Encrypt?

A forma mais fácil de fazer isso é utilizando o próprio serviço de hospedagem. Dependendo do pacote que você assinou, esse recurso está à disposição. Muita gente não sabe disso e recorre a meios mais complicados.

Então, o primeiro passo é acessar seu dashboard (painel de controle) para verificar se há a disponibilidade. Nesse tutorial, vamos mostrar um passo a passo via cPanel e DirectAdmin — os dois painéis de controle mais utilizados por provedores de hospedagem de sites. Acompanhe!

Usando o cPanel

Entre com o login e senha e acesse a aba “Segurança”. Depois, clique em “Let’s Encrypt” e em “Issue a New Certificate” (Emitir um Novo Certificado). Na sequência, clique em “Issue Multiple”. Uma lista de certificações será exibida. Escolha o modelo desejado e ative-o. Agora é só clicar em “Issue” (Emitir).

Pronto! O certificado de segurança digital Let’s Encrypt está instalado em seu domínio. Atualize a página do site e confirme a exibição do cadeado verde no início da URL.

Usando o DirectAdmin

Após logar no seu painel de controle, clique na aba “Gerenciamento de Conta” e depois em “Certificados SSL”. Agora, acesse “Certificados Grátis e Automáticos do Let’s Encrypt”. Nesse momento, alguns dados serão solicitados. Preencha os campos obrigatórios e clique em “Save” (Salvar).

Esses passos devem gerar e instalar certificado SSL Let’s Encrypt em seu domínio. Então, após concluir todos eles, carregue a página para atualizar as informações e confirmar se o cadeado verde aparece na URL.

Quais os erros mais comuns na instalação e como solucioná-los?

Seja por meio do painel de controle do provedor de hospedagem ou por outro caminho, alguns erros podem impedir a instalação dos certificados de segurança digital. Conheça os principais abaixo e como resolver!

Erro de emissão por conta do arquivo “.htaccess”

Algumas vezes, esse arquivo conflita com o diretório que contém as informações para validação e autenticidade do domínio, impedindo a emissão e instalação dos certificados Let’s Ecrypt. Quando isso acontecer, o primeiro passo é eliminar todos os certificados que gerou e não funcionou.

Utilizando o painel de controle de seu provedor de hospedagem, clique em “Gerenciador de Arquivos”, acesse a pasta “Domain Root” (raiz do domínio) e localize o arquivo “.htaccess”. Se não o encontrar, clique em “Configurações” no menu superior e habilite a opção “Visualizar DotFiles” para que seja exibido na pasta.

Em seguida, dê um clique com o botão direito nele e abra a aba “Renomear”. Escolha uma palavra qualquer e salve o documento clicando em “Rename File”. Agora, siga o passo a passo para gerar e instalar o certificado SSL Let’s Encrypt de acordo com o painel de controle que usa.

Quando terminar e confirmar o funcionamento dele, siga esta orientação novamente para desfazer a alteração do arquivo, deixando-o com o nome original “.htaccess”. Problema resolvido.

Erro “Impossible Install SSL in this Domain”

Quando a instalação não dá certo, é comum repetirmos o processo para gerar os certificados de segurança digital da Let’s Encrypt várias vezes. Porém, após diversas tentativas, você pode visualizar a seguinte mensagem: “Impossible Install SSL in this Domain” (impossível instalar o certificado neste domínio).

Isso acontece porque há um limite de tentativas estabelecido pela certificadora. Errar 5 vezes seguidas bloqueia a emissão para seu domínio. Mas não se preocupe, pois não é definitivo. Depois de 7 dias, você pode tentar de novo.

Erro “Site Not Found in this Server”

Se você se deparar com a mensagem “Site Not Found in this Server” no processo de instalação ou renovação do certificado, significa que o DNS (Domain Name System — Sistema de Nomes de Domínios) precisa ser trocado.

Esse processo envolve alterações nas configurações do servidor e, sendo dedicado ou compartilhado, é importante que solicite suporte ao provedor de hospedagem do site, já que cada um tem um sistema diferente e você precisará das permissões necessárias. Caso o provedor não realize a função, dará as instruções.

Como e por que gerenciar essa certificação?

Os certificados gratuitos do Let’s Encrypt têm prazo de validade inferior aos pagos, chegando a um período máximo de 3 meses. Depois disso, você terá que renová-los para não perder as funcionalidades.

Então, para gerenciar e renovar os certificados, você deve acessar o painel de controle de sua hospedagem e seguir os passos de instalação até chegar à aba de visualização de detalhes. Dependendo do dashboard utilizado, ela pode ser nomeada como “View”, “Details”, “View Details”, “Resume” ou “Valid Before”.

Uma das informações exibidas nela será a data em que o certificado vai expirar. Agora, é só marcar em sua agenda para não esquecer. A renovação é feita seguindo o passo a passo para gerar e instalar um novo.

Agora que você já sabe como gerar e instalar certificado SSL Let’s Encrypt em seus domínios, siga nossas dicas para agregar maior segurança ao negócio e tranquilidade aos usuários.

Quer saber mais? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba mais informações via e-mail!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.