fbpx

Entenda porque o inventário de TI é essencial para o seu negócio

Entenda porque o inventário de TI é essencial para o seu negócio

Powered by Rock Convert

Sabemos que um ativo de TI é classificado como qualquer informação, software ou hardware de propriedade da empresa usado no curso das atividades de negócios.

O processo de gerenciamento desses bens normalmente envolve reunir um inventário de TI detalhado de hardware, software e rede de uma organização e, em seguida, usar essas informações para tomar decisões de negócios informadas sobre compras e redistribuição relacionadas à tecnologia da informação.

Neste artigo falaremos sobre a importância do inventário de TI para o negócio. Boa leitura!

O que é um inventário de TI?

Para que uma empresa se mantenha em funcionamento, sobretudo em tempos de transformação digital, é fundamental que ela conte com uma série de instrumentos tecnológicos, sejam eles hardwares, softwares ou qualquer outra tecnologia palpável. Como dissemos, esses bens são chamados de ativos de TI.

Nesse caso, um inventário de TI é nada mais que um índice com todos esses ativos relacionados.

Gerenciamento de inventário de TI

O gerenciamento de inventário de TI consiste em capturar e gerenciar os ativos de TI que residem em sua rede. Isso significa saber o que são, onde estão e quem os está usando.

Trata-se de manter um banco de dados preciso e atualizado dos bens de hardware e software que sua organização tem. Quando você gerencia seu inventário de ativos de TI corretamente, você deve poder ver o estado atual de qualquer hardware ou software em sua infraestrutura de rede.

Por que preciso catalogar meus recursos de TI?

O gerenciamento de inventário de TI é essencial para o controle eficiente da infraestrutura da sua empresa e do inventário de ativos de software. Nesse sentido, um inventário automatizado é uma excelente maneira de estar realmente atualizado — os sistemas de TI mudam continuamente durante seu ciclo de vida. Componentes de hardware podem ser adicionados ou removidos, software instalado ou desinstalado.

Mesmo em pequenas redes de TI, sempre haverá crescimento e mudança, e gerenciar o estoque de TI manualmente pode ser uma tarefa bastante complexa.

O objetivo desse gerenciamento é ter uma visão completa, atualizada e precisa de todos os componentes de tecnologia da empresa, incluindo PCs, servidores, impressoras, hubs, roteadores, switches e software etc. No mínimo, a gerência do inventário de TI deve informar você a classe de dispositivo e o que está instalado nele.

Para qualquer período de tempo determinado, o gerenciamento de estoque fornece o “real” estado de todos os componentes da infraestrutura. Isso significa que você sabe o que tem e onde está localizado — em toda a rede da empresa.

Como o gerenciamento de ativos de TI está relacionado ao meu inventário?

O Gerenciamento de Ativos de TI é construído com base no seu inventário. Esse processo abrange o ciclo de vida bens de tecnologia, desde a aquisição real até a implantação, atualizações, patches etc.

Ao implantar esse tipo de gerenciamento, você pode fazer mais do que administrar seu inventário de rede e desktop. Você pode gerenciar os aspectos físicos, contratuais e até financeiros desses ativos de TI. Implementado de maneira inteligente, o inventário ajudará sua organização a reduzir custos, aprimorar serviços e reduzir riscos.

Quais os benefícios do gerenciamento de ativos de TI?

Todas as empresas têm uma coleção de ativos que precisam manter e, com estratégia certa, é possível obter um controle mais detalhado sobre seus bens e um maior retorno do investimento com os benefícios a seguir.

Melhor controle de inventário de TI

Realizar uma prática eficaz de gerenciamento de ativos significa que você pode se beneficiar de uma visibilidade mais profunda de seus bens e estoques. Dessa forma, a rastreabilidade de ferramentas em toda a organização oferece melhor administração e responsabilidade.

Você também pode identificar se um funcionário possui algum dispositivo de TI não autorizado em sua estação de trabalho ou que tem um ativo não compatível.

Colaboração organizada entre os funcionários

Por meio do gerenciamento de ativos de TI é possível gerenciar check-in/outs, atribuições de funcionários, reservas de bens e muito mais. A colaboração torna-se fácil entre funcionários de diferentes departamentos, permitindo que uma empresa reduza compras desnecessárias.

Tempo de inatividade reduzido do equipamento

O que afeta significativamente a produtividade é o tempo de inatividade não planejada do equipamento. A coleta de dados sobre o histórico de reparos e as tendências de rastreamento podem ajudar seus gerentes a identificar os ativos mais importantes.

Dessa forma, você pode eliminar custos desnecessários de manutenção e suporte e otimizar o uso de ativos existentes. Isso maximiza o ROI em seus dispositivos de TI.

Redução de tempo e custo

Com uma ferramenta de gerenciamento de ativos de TI eficiente, é possível automatizar seus processos manuais demorados para operações de negócios em grande escala, como atribuições e solicitações de ativos, aprovações de reservas, distribuição e manutenção.

Eventualmente, reduz os custos, como os de manutenção. Além disso, você pode receber atualizações em tempo real sobre os equipamentos.

Menos instâncias de roubo ou má colocação de ativos

Uma solução de rastreamento de ativos permite o registro regular de atribuições. Dessa forma, você poderá localizar qualquer propriedade ausente que não tenha sido informada ou verificada novamente pelo usuário. Você pode, então, coletar detalhes sobre quais bens foram perdidos, danificados ou são um passivo comercial.

Evite multas dispendiosas de licenças e não conformidades

As ferramentas eficientes de gerenciamento de ativos permitem que uma organização evite multas onerosas, processos judiciais caros ou qualquer dano à sua reputação e balanço patrimonial.

Redução do suporte de TI

Uma solução completa de gerenciamento de ativos de TI traz mais eficiência e maior produtividade para suas iniciativas de gerenciamento de serviços. Implemente o pessoal-chave e delegue recursos adequadamente para permitir maior produtividade da central de serviços em toda a sua organização.

Como um inventário de TI bem gerenciado pode facilitar a mensuração do ROI dos seus projetos?

Quando você tem acesso a um catálogo com todos os ativos de TI da sua empresa fica fácil gerenciar os softwares e hardwares. Dessa forma, conhecendo a estrutura de TI por inteiro, é possível visualizar a relevância das suas decisões, diminuindo compras dispensáveis e aumentando o seu orçamento.

Em outras palavras, ter um gerenciamento eficaz do inventário de TI facilita a mensuração do ROI dos seus projetos, o que resulta em uma bússola confiável para investimentos inteligentes e baseados em informações seguras.

Já que terminamos este artigo falando sobre a relação entre inventário de TI e execução de projetos, que tal continuar no blog e aprender a mensurar o ROI dos seus projetos de Cloud Computing?

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of