fbpx
Hospedagem

Qual a importância e como escolher hospedagem e infraestrutura de site?

Em um mundo bastante conectado e que a tecnologia ganha cada vez mais espaço, saber escolher hospedagem e infraestrutura de site é fundamental. Isso pelo fato de que, nos negócios, é importante contar com uma comunicação eficiente.

O serviço de hospedagem precisa cumprir alguns requisitos a fim de garantir maior performance e disponibilidade da página em tempo real. Afinal, há várias questões no desenvolvimento de um site que influenciam na segurança, velocidade e SEO do projeto geral do cliente.

Sendo assim, preparamos este texto para que você entenda a importância de escolher bem a hospedagem e infraestrutura de site. Continue lendo e confira!

O que é hospedagem e infraestrutura de site?

Um site nada mais é do que uma reunião de arquivos que pode ser lido ou baixado por determinados tipos de programas. Eles são conhecidos como browsers ou navegadores.

Contudo, para isso, esses arquivos devem ser disponibilizados ou armazenados em um servidor.

Aí entra o processo de hospedagem e infraestrutura de site. Qualquer computador pode se tornar um servidor, no entanto essa solução pode acarretar uma série de inconvenientes, prejudicando, dessa forma, o negócio.

Por essa razão, há empresas especializadas em hospedagem de sites na internet. Elas têm a disponibilidade de vários servidores e data centers, que são ambientes próprios para manter milhares de servidores em funcionamento constante.

Isso quer dizer que quanto uma pessoa contrata um serviço de hospedagem e infraestrutura de site, na realidade está alugando um espaço em um servidor.

Nesse computador físico, que fica sempre em funcionamento, armazenam-se todas as informações, que são disponibilizadas para você. Ou seja, tudo que é essencial para o bom funcionamento de um site ou loja virtual.

Dessa maneira, o provedor de hospedagem e infraestrutura de site é o responsável por manter os dados disponíveis, sempre com boa performance e estabilidade.

Porque hospedagem e infraestrutura de site são importantes?

A hospedagem e infraestrutura de site são importantes pelo fato de que essa solução visa manter o site com bom desempenho em atividade. Por conta disso, é preciso ter algumas características que otimizam todo o processo, como:

suporte: fundamental, uma vez que muitos empreendedores online não têm conhecimento suficiente sobre tecnologia;

  • uptime: relaciona-se ao tempo de trabalho do site no ar. Existem negócios com 99% de uptime, o que é interessante para não permitir que o usuário fique insatisfeito.
  • segurança: é isso que as pessoas buscam no mundo virtual e no físico. É interessante escolher um serviço seguro, que conte com certificado SSL.

Como a hospedagem e infraestrutura de site influenciam em resultados?

Você já entendeu como vários fatores influenciam diretamente em seu negócio, não é mesmo? Pois bem, com a hospedagem e infraestrutura de site isso não é diferente.

Qualquer mudança que realizar na infraestrutura do seu site, pode comprometer totalmente a sua estratégia, seja de vendas ou de marketing. Pode acontecer, inclusive de você resolver criar seu site por conta própria.

Assim você utilizaria a ferramenta WordPress, por exemplo. No entanto, instalar plugins desnecessários pode acabar causando prejuízos e, consequentemente, problemas para toda a sua empresa.

Posto isso, todos os processos precisam ser bem alinhados de modo que um não prejudique o desenvolvimento do outro. Um site com desempenho ineficaz vai fazer com que seu público saia da página, o que afetará diretamente suas campanhas de marketing.

Sendo assim, uma infraestrutura coerente ao seu projeto vai disponibilizar uma boa performance ao seu site. Com isso, você certamente terá um maior aumento de vendas, além de conseguir maior posicionamento no Google.

Quais os motivos de escolher bem esse serviço?

Como você percebeu, a escolha da hospedagem e infraestrutura de site depende, basicamente, do porte do seu negócio. No entanto, para optar por uma empresa que disponibilize esse tipo de serviço, é preciso se atentar a algumas razões básicas.

Armazenamento

O espaço para armazenamento necessário vai depender exatamente das reais necessidades e metas que a companhia precisa em relação ao site.

Assim, é interessante se certificar de que o serviço de hospedagem e infraestrutura de site escolhido forneça o suficiente. Aliás, é preciso saber se outros serviços vinculados à Hospedagem não compartilham dos mesmos recursos.

Nesse caso, seriam, por exemplo, e-mail. Isso é essencial para evitar possíveis problemas como espaço insuficiente em disco.

Disponibilidade

Aquele momento que você precisa acessar o site e mesmo assim não consegue significa que existe um problema de disponibilidade — ou uptime. Essa questão pode ser mensurada por números.

Ou seja, quanto mais próximo de 100%, melhor será a possibilidade de haver disponibilidade do serviço.

Velocidade

Em uma procura na internet, o Google acaba priorizando aquelas páginas que carregam com maior velocidade. Isso serve para garantir a melhor experiência para o usuário.

Com base nisso, a velocidade de carregamento é muito importante para que seu site esteja presente entre os primeiros resultados de busca.

Isso sem mencionar que o visitante normalmente se irrita e sai da página quando fica muito tempo esperando que o servidor baixe as informações.

Sendo assim, escolha um serviço de hospedagem e infraestrutura de site que possibilita menor latência possível e uma velocidade considerável de carregamento.

Tráfego

Determinados serviços de hospedagem e infraestrutura de site contam com um limite de tráfego mensal. Na realidade, isso quer dizer que, após certo volume de acessos ao site, o servidor passa a cobrar um valor extra por visitante. Em situações de não pagamento, o site acaba deixando de ser exibido na web.

Então, fique atento às informações repassadas pelo serviço a fim de que sua empresa não corra o risco de ficar indisponível.

Segurança dos dados

Um provedor deve proteger as informações de seu cliente. Além de toda a infraestrutura de data center, é interessante ter um sistema eficiente e com backups constantes. Isso vai garantir que o seu site continue online e operante, protegido contra qualquer possibilidade de imprevisto.

Suporte ao cliente

Além de disponibilizar todos os meios para que o site funcione de forma correta, um serviço de hospedagem deve ser eficaz no suporte ao cliente. Este auxílio é essencial e pode evitar que uma página fique offline por muito tempo. Se isso acontecer, consequentemente sua empresa vai perder dinheiro.

Enfim, a presença online é muito importante para o sucesso de uma empresa. Assim, é interessante que sua página esteja funcionando perfeitamente e contar com um serviço de hospedagem e infraestrutura de site faz toda diferença.

E aí, gostou do nosso texto? Então, que tal nos seguir nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin) e ficar por dentro de outros assuntos como este?